Religião Católica

Entenda o verdadeiro significado da Páscoa : “Cristo vive!”.

o verdadeiro significado da pascoa

O verdadeiro significado da Páscoa é o que dá sentido à caminhada do cristão católico. A festividade marca a ressurreição de Jesus Cristo após sua morte na Cruz, e é um dos momentos mais importantes para a igreja e para a história de sua formação.

A Páscoa é o período onde celebramos esse renascimento, e também quando devemos aproveitar desse sentimento para inspirarmos a renovação em nossas vidas. É uma oportunidade de vida nova, de cura e de plena transformação da fé.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que é a Páscoa?

Antes de entendermos melhor o verdadeiro significado da Páscoa, precisamos pontuar alguns detalhes sobre a história desta festividade cristã, e de que maneira ela foi instituída.

A palavra Páscoa deriva-se da palavra hebraica pesah, que tem como significado ‘passagem’. É o momento onde Jesus transcende da morte e retorna para a vida. E é também quando, além de sua ressureição, ele volta para nos oferecer a Salvação, vida nova para todos aqueles que acreditam no poder de Deus e na misericórdia divina.

Celebrada no encerramento da Quaresma, a Páscoa abre as portas para um novo período litúrgico na igreja católica. A igreja encara a morte de Cristo, logo após isso os quarenta dias de Quaresma, onde o autoconhecimento é a peça-chave, e em seguida, é chegada a Páscoa para comemorar a ressurreição de Jesus.

Ele morreu para nos livrar de nossos pecados, e retornou à vida para nos entregar a salvação e o sentido de renovação.

Leia tudo sobre a Páscoa.

Mas, a festa judaica tem algo a ver?

Os judeus já celebravam a festa de mesmo nome, mas com outro contexto bem diferente do celebrado no verdadeiro significado da páscoa católica.

Também no intuito celebrar uma passagem, eles celebram na verdade uma libertação que ocorreu, onde por intervenção divina, cada família matou um cordeiro e espalhou seu sangue na porta de suas casas. O sacrifício do animal representava um bloqueio do anjo da morte, e seu afastamento de qualquer membro daquela família.

Tempos depois, a crucificação de Jesus Cristo calhou de acontecer em um período próximo a Páscoa dos judeus, sendo assim, esse rito de passagem tem outro significado na realidade judaica.

Quando celebramos a Páscoa

Esta resposta é bem mais simples do que parece. A Páscoa não possui uma data fixa, como o Natal, por exemplo, até porque ela depende da data do Carnaval, a quarta-feira de cinzas que dá início a Quaresma e que se estende até a celebração da ressurreição de Cristo.

Ou seja, a Páscoa é celebrada em meados de final de janeiro até o início de abril, tudo vai depender do calendário do ano. É importante ficar atento!

Símbolos da Páscoa: conheça a origem e o que cada um representa.

A mensagem da Páscoa em nossas vidas

Que a Páscoa traz consigo uma mensagem sobre renovação e também reavivamento para os nossos corações, isso não é novidade, falamos desde o início deste artigo e todo cristão fiel já sabe.

Mas, o verdadeiro significado da Páscoa deve estar presente no nosso dia-a-dia. E é neste momento que você se pergunta: como? É simples!

Com toda a inspiração trazida pela ressurreição de Cristo, e a reflexão da passagem entre sua morte e nova vida, podemos trazer para a realidade, como filhos de Deus, o sentimento de renúncia do que já fomos e fizemos.

Veja bem, não é sobre apagar o passado, mas, respeitar a passagem do tempo e da vida, aproveitando para vivenciar tudo o que Deus colocar de novo em nossos caminhos. E, o melhor: interpretar isso como uma nova chance para sermos ainda mais completos e felizes.

O verdadeiro significado da Páscoa deve atribuir uma renovação de espírito e vida por completo, tocando em todos os aspectos de nossas vidas. É uma nova chama de esperança que Deus acende em nossos corações. Que tal fazermos esta oportunidade valer a pena?

A Páscoa deve ser vivida o ano todo, acesa em nossos lares e vidas!

Você sabia que há muitos doces religiosos ligado com a Páscoa? Entenda a história deles e a ligação com a data religiosa.

Mais próximos de Deus

A ressurreição de Cristo simboliza uma nova chama acesa na igreja católica. Deus enviou seu filho, que morreu para termos nossos pecados perdoados, e que ressuscita para nos mostrar que Deu está disposto a nos dar nova vida.

Apresenta-se aí o verdadeiro significado da Páscoa, uma vez que podemos usar o exemplo desta passagem de Cristo, como algo também humano, e próximo de cada um de nós.

Como cristãos, pecamos e pedimos perdão por nossos erros, mas de nada adianta a oração e o pedido, se o coração também não entrar neste espírito de reflexão e arrependimento verdadeiro.

A Páscoa como um símbolo de renovação de fé!

Aproveite o período pascal para renovar sua fé na palavra de Deus, lembrar-se do quanto a nossa caminhada se torna mais leve e cheia de esperança quando acreditamos que ele caminha ao nosso lado.

Encare a Páscoa como um carregamento de energia em sua vida, ela simboliza o amor de Jesus Cristo por todos nós, e nos convida a celebrarmos as transformações que só a vida ao lado de Deus por nos proporcionar.

Este é o verdadeiro significado da Páscoa!

COMPARTILHE