Orações

Conheça a Oração ao Pai Nosso e seu significado

Oração ao Pai Nosso

Toda oração é importante! Seja ela parte de uma grande tradição ou história, ou simplesmente a que vem do coração. O fato é, nenhuma delas é mais popular que a universal e conhecida em todos os cantos do mundo: Oração ao Pai Nosso.

Com palavras que tocam diretamente o coração, principalmente pelo direcionamento estreitamente focado em Deus e sua magnitude, este conjunto de frases e dizeres explanam sobre o amor e proteção que só podem vir do amor concedido pelo pai.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A importância da Oração ao Pai Nosso

Ensinada por Jesus aos discípulos, a relevância da Oração ao Pai Nosso é tão grande, que até mesmo outras vertentes religiosas a utilizam em suas preces, destacando fatores diferentes em cada uma delas. Tudo acordo com as crenças principais.

A Igreja Católica segue as palavras conforme Jesus ensinou, e este modelo é replicada em todos os cantos do mundo.

Significados

Assim como a Oração do Credo, a oração  do Pai Nosso é uma das mais famosas. Alguns elementos como: pedido de perdão, proteção e até mesmo adoração, são encontrados nesta oração, tornando-a ainda mais preciosa. Ela não é uma oração obrigatória da religião católica, mas é tida como a principal entre os seus fiéis.

O livro de Mateus 6 (9-14) conta, em detalhes, sobre o momento em que Jesus ensinou aos seus discípulos a oração que cria conexão direta com o pai, e que, curiosamente, é citada apenas uma única vez em toda a Bíblia Sagrada.

Isso prova o tamanho da importância desta oração, e justifica a relevância da mesma nas tradições e momentos específicos da Igreja Católica.

O Poder do Pai Nosso

O momento de oração é sempre algo sublime! E a importância que damos para as palavras a serem ditas deve ser tão especial quanto os próprios desejos do nosso coração.

Confie nas palavras que invocará, e tome posse desta oração que busca fortalecer nossa conexão com Deus e todas as maravilhas que podemos encontrar em nossas vidas, dizendo nosso verdadeiro sim, e estando ao lado dele.

Oração ao Pai Nosso

Pai Nosso que estais nos Céus
santificado seja o vosso Nome
venha a nós o vosso Reino
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
e não nos deixeis cair em tentação
mas livrai-nos do Mal.
Amém.

Oração Completa e explicada

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome.

Aqui encontramos a entrega e adoração ao nome de Deus.

Venha a nós o Vosso Reino.

Intercede-se aqui pelo reino de Deus ser algo possível de ser vivenciado e alcançado

Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu.

Um breve momento de submissão no que diz respeito a palavra de Deus e suas orientações divinas.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

É explanada aqui a confiança no sustento vindo dos céus, seja do alimento ou do espiritual.

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Da mesma forma como ofendemos e queremos ser perdoados, que o perdão seja divino e chegue ao coração do próximo também. Que saibamos perdoar!

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!

Invoca-se aqui por proteção: protegei-nos de todos os males, e de tudo que não seja da vontade de Deus.

Qual a melhor forma para reza-lo?

Reforçamos sempre a ideia de que uma oração, mesmo que popular e conhecida, é sempre algo muito particular e pontual. A oração ao Pai Nosso é conhecida por todo o mundo, mas também pode ter um significado particularmente atrelado à sua realidade, rotina e vida.

O Pai Nosso como exemplo

Muito se fala sobre não ter o Pai Nosso como uma oração obrigatória, mesmo sendo a mais utilizada e conhecida de todas. Mas, como encaixa-la no dia-a-dia? Simples!

O fato de não ser obrigatória, ou de estar presente nas missas religiosamente, não nos torna obrigados a reza-la diariamente, mas, nos permite um novo caminho de descoberta e oração.

Parece confuso, né? Mas, é bem mais simples! A Oração ao Pai Nosso pode simplesmente servir como um exemplo para a formulação de nossas próprias orações. Usando sua estrutura, dizeres e intenções como inspiração, a oração ao Pai Nosso pode servir como guia para construirmos novas preces, abrirmos o coração para as palavras e formas que quisermos nos expressar com Deus. Tudo sempre com o intuito de solidificar esta conexão com o divino. Tornando essa relação cada vez mais real e próxima!

Confira outras  orações famosas.

Como hino de Louvor

A Oração ao Pai Nosso é tão tradicional que, assim como muitas outras, acabou se tornando canção, em centenas de melodias e formatos musicais. Lembrando que a música é uma segunda forma de oração, uma breve pesquisa na internet já nos fornece uma infinidade de versões diferentes em melodia e canção da oração.

Entre muitas delas, a criada pelo Padre Marcelo Rossi, é uma das mais conhecidas e utilizadas da atualidade. A versão construída pelo padre paulistano é uma das mais populares canções da última década na Igreja Católica. Com uma melodia tocante e abrasadora, a música embala as orações em todos os cantos do Brasil e do mundo. Fazendo assim, do momento de oração na missa, algo ainda mais sublime.

COMPARTILHE