Orações

Oração aos finados: orar e relembrar pessoas que já se foram

Oração aos finados

O Dia de Finados também poderia se chamar dia da saudade. É neste feriado que lembramos dos entes queridos com mais carinho e respeito. A história relembra que desde o século XII a tradição de orar pelos mortos já era realizada pelos católicos que escolheu o dia 2 de novembro para ser instituída. Conheça a oração aos finados e conheça um pouco mais sobre essa data que traz tantas lembranças de pessoas queridas que já partiram.

História do Dia de Finados

O Dia de Finados foi instituído pela Igreja Católica em meados do século XII, mas existem indícios de que as pessoas já rezavam e se recordavam dos mortos durante o século II.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Esse costume, que começou na França, foi expandido por toda a Europa. Mas, foi no século XI que os papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX pediam aos cristãos que dedicassem um dia por ano para irem aos túmulos e rezar pelos que já haviam morrido. A tradição também prestava homenagem para aquelas pessoas que não tinham ninguém e, com isso, não cairiam no esquecimento.

Apesar de a Igreja Católica já ter como hábito essas práticas, foi somente no século XIII que a data de 2 de novembro foi estabelecida e instituída. Um dia após ser comemorado o Dia de Todos os Santos.

Dia de Finados no Brasil

O dia de Finados no Brasil é dia 2 de novembro. Mas os católicos são acostumados a manter um ritual que começa bem antes da data.

Existe o costume de cuidar dos túmulos, fazendo uma limpeza alguns dias antes da visita e até mesmo alguns reparos ou pinturas se necessário, além de fazer a oração aos finados. É como se existisse uma preparação, onde as pessoas já passam a cuidar do local com respeito em memória dos falecidos.

Depois de tantos detalhes, finalmente, os túmulos dos parentes e as pessoas queridas são visitados durante o Dia de Finados. Na ocasião, muitos acabam levando flores, ascendem velas e todos fazem uma oração aos finados, pelas almas dos que já partiram. Normalmente, é um dia calmo, de reflexão e porque não dizer que também carrega um pouco de melancolia

Por que as pessoas rezam pelos mortos?

Para os católicos, a data é lembrada com carinho e faz parte de um ritual de respeito. Para reforçar isso, existem trechos da bíblia que relembram a importância de orar por aqueles que morreram.

Inclusive, acredita-se que, quando os fiéis rezavam pelas muitas almas – que se encontram aflitas – era uma benevolência com aqueles que esperam pelo momento de ir para o céu ou para o purgatório.

Por que as pessoas rezam pelos mortos?

Já outras histórias contam que a tradição do Dia de Finados pode ter surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear os mortos.

Oração aos finados

Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:

Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.

Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.

Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz.

Amém.

Conheça outras orações para quem já partiu.

Flores no Dia de Finados

Os brasileiros são acostumados a levarem flores para os túmulos. Sendo que as mais usadas são o crisântemo, as rosas brancas, o kalanchoe, os lírios, as gérberas amarelas, o copo-de-leite e as orquídeas. Mais um detalhe, além de visitarem os túmulos, são celebradas missas à memória dos falecidos e diversas homenagens são feitas em vários cemitérios que costumam ficar lotados de milhares de pessoas.

Curiosidade

Na cidade do México, o dia dos Mortos tomou grandes proporções e se tornou uma festa tomada de animação e alegria. Ao contrário do que acontece no Brasil, onde as pessoas costumam ficar mais melancólicas e até reflexivas.

No México, a tradição pede que as pessoas saiam às ruas com os rostos pintados de caveiras e, também, decoraram as casas com esqueletos. A festa é conhecida como “El Día de los Muertos”.

A data que tem ligação com os mortos é relembrada em praticamente todas as religiões. Desde a pré-história, muitos religiosos contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos.

Oração aos finados para compartilhar

 
 

COMPARTILHE