Orações

Oração Ave Maria e seu significado: nossa súplica a Maria

Oração Ave MariaOração Ave Maria

Uma das principais orações católicas é simples, porém, cheia de ensinamentos. É difícil encontrar, até mesmo alguém que não segue os preceitos da religião católica, que não conheça ou já tenha, em algum momento, não tenha rezado a oração Ave Maria.

Porém, são poucas as pessoas que realmente conhecem os significados e os ensinamentos cristãos por trás de suas palavras. Então, vamos juntos, aqui, desvendar os significados das palavras que proferimos nesta importantíssima oração.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A mulher simples que deu a vida ao nosso salvador

Maria era uma típica jovem judia na Palestina – naquela época eram prometidas em casamentos arranjados e tinham a função primordial de cuidar da casa e gerar filhos. E com Ela não foi diferente, estava noiva de José, carpinteiro e filho de Davi.

Mas, Deus tinha planos maiores para a jovem. Seu comportamento e sua fidelidade foram, segundo as escrituras, os principais motivos de Sua escolha para trazer ao mundo aquele que morreria por nós. Por isso, no momento em que o anjo Gabriel veio ao seu encontro e se apresentou, ele disse:

“Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! “.

“Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Maria, quando recebeu a notícia que seria a responsável por gerar e dar à luz a Jesus, a princípio, claro, ficou confusa, já que era virgem e nunca havia se relacionado sexualmente com ninguém. Como aquilo poderia acontecer?

Gabriel então, explica a ela que tudo se daria de forma sobrenatural, como cumprimento da profecia feita por Isaías: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”. (Mateus 1:23)

Apesar de sua surpresa, a atitude de Maria após o relato do anjo foi a de mais profunda fé e entrega ao chamado de Deus. Mesmo consciente de que a mulher que engravidasse fora do casamento poderia ser apedrejada e morta, Maria aceitou seu destino sem questionar: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”. Então o anjo a deixou”. (Lucas 1.38).

Assim, Maria tornou-se a tão adorada Virgem Maria, mãe e advogada nossa perante Jesus.

Conheça outras das principais personalidades da bíblia.

O que é Ave Maria?

A Ave Maria, ou ave-maria, é conhecida também como Saudação Angélica, já que a oração se inicia com a saudação feita à Santa pelo anjo Gabriel. Apesar de ser pequena e simples, é ao mesmo tempo muito profunda e especial, pois apesar dos poucos elementos, todos são retirados das escrituras.

Esta é a oração na qual louvamos e pedimos a proteção da nossa Mãe Divina, grande exemplo de fé, humildade e santidade que cumpriu sua missão na Terra e ascendeu aos céus para viver ao lado de Deus pai e Jesus Cristo, seu filho tão amado.

Uma das orações mais conhecidas do mundo!

Assim como a oração ao Pai Nosso e a Oração do Credo, a Ave Maria é, sem dúvida, uma das mais belas e mais conhecidas orações do mundo. Ela é rezada diariamente por milhões de católicos e por ter um texto curto, é facilmente memorizada e rapidamente falada, e é a principal oração da devoção do Rosário, que pode ser considerado, a devoção mais poderosa do mundo.

Esta é a mais antiga oração que conhecemos dirigida a Nossa Senhora, Mães de todos nós, Mãe de Jesus e da Igreja. Muitos chegam a recitá-la até duzentas vezes, quando rezam o Rosário ao longo do dia, ou até mil vezes.

Era costume na Europa nos momentos de grandes perigos praticar a devoção das 1000 Ave Marias, especialmente, na Itália, esta oração era muito popular. Sendo Santa Catarina de Bologna conhecida como a principal propagadora desta devoção. Conta-se que na noite de 25 de dezembro de 1445, encontrava-se entretida na meditação do mistério do nascimento de Jesus, rezando as 1000 Ave-Marias, quando a Virgem Santíssima apareceu e colocou o menino Jesus em seus braços, como ela mesmo disse, ‘pelo espaço de 15 minutos’.

Como forma de relembrar este milagre, as irmãs Clarissas do Mosteiro de Corpus Domini, a cada ano, na noite santa do Natal dão continuidade continuaram a prática das mil Ave Marias.

Descubra o que são orações e conheça as mais famosas!

Origem da Ave Maria

A forma atual da Ave Maria, como conhecemos, foi divulgada no breviário publicado em 1568, por ordem do Papa Pio V, já que, a princípio, esta união entre as duas saudações (a de louvor e súplica, explicadas a cima) era encontrada somente na liturgia, e só mais tarde tornou-se uma oração popular.

A tradução do grego para o português da saudação do anjo Gabriel para Maria em Lucas 1: 28-33 é: Χαίρε = Salve. Contudo, o cristianismo do império romano substituiu a saudação “salve”, “alegra-te”, original do anjo, pela saudação “ave”, conferida ao imperador de Roma, ficando então “ave Maria”.

O seu uso como oração começou nos mosteiros, em torno do ano 1000, e foi aos poucos se difundindo, tornando-se universal após o século XIII. O texto, porém, incluía somente a primeira parte sem o nome de Jesus.

Foi somente no século XV que se acrescentou a segunda parte da oração como conhecemos hoje: “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte. Amém”. Foi nesta época também que se acrescentou o nome Jesus ao final da primeira parte.

A segunda parte do texto da Ave Maria é de origem popular-eclesial e também foi se popularizando aos poucos entre os católicos. Em um sermão, São Bernardino de Sena (+ 1444) afirmou que ao final da oração poderia ser acrescentada a súplica: “Santa Maria, rogai por nós pecadores”. A frase tem início com o adjetivo santa, porque Maria é a primeira entre todos os santos venerados pela Igreja, pois somente Ela é “cheia de graça” ou seja, sem pecado.

Origem da Ave Maria

Qual o significado da Ave Maria?

Depois de entender um pouco da história desta oração, vamos compreender a Ave Maria e seu significado parte por parte. Vamos lá?

Conheça a história de Maria, mãe de Jesus.

“Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco”
A oração começa com a saudação do Anjo Gabriel a Maria, quando ele foi anunciar que a Virgem Santíssima seria a Mãe de Jesus (Lucas 1: 28-33).
Essa passagem mostra o poder da Virgem Maria, que foi agraciada por Deus. O anjo Gabriel refere-se a Maria, usando a expressão “cheia de graça” – ou seja, sem pecado porque Deus a escolheu desde sempre como mãe de Jesus e a preservou do pecado original.

“Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”
Essa segunda parte da oração aparece na Bíblia Sagrada nas palavras da prima de Maria, Isabel. (Lucas 1: 40-45).

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é fruto do vosso ventre.
“Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!’”
Essa passagem comprova a missão de Maria na Terra: escolhida e abençoada entre todas as mulheres, Ela foi essencial para que Jesus Cristo viesse ao mundo e cumprisse sua profecia.

Aprenda também a oração Maria passa na frente.

“Santa Maria, Mãe de Deus”
Aqui, reforçamos a devoção que devemos ter à Virgem Santíssima quando pedimos algo, pois além de ser a Mãe de Deus, Ela tem um lugar especial ao lado do Pai. Afinal, quem tem mais proximidade com Deus senão Maria?

Desta forma, quando entregamos um pedido, uma intenção em Suas mãos, podemos ter certeza do seu grande poder de intercessão por nós já que Jesus não pode e nem deseja negar um pedido feito por sua Mãe. Em João 2: 1-12, quando Maria intercede pelos noivos em Caná, podemos observar que o primeiro milagre de Jesus foi por Seu intermédio – aquela que também intercede por nós.

“Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte”
Nessa parte final da oração, nós reconhecemos a nossa vida terrena cheia de pecados e suplicamos para que Maria, como Mãe bondosa, rogue por nós. E, cumprindo seu papel de Mãe, Ela sempre estará ao nosso lado em todos os momentos, seja na vida ou na hora da morte, da mesma forma em que Ela esteve presente na vida e morte de Jesus.

“Amém”
Este é um termo hebraico utilizado como afirmação de fé e significa “assim seja”. Então, quando dizemos “amém”, nós estamos estregando nossas dores, aflições e pedidos ao coração de Maria, aceitando e acreditando no seu poder e divindade. E assim, confiamos a nossa vida, concordando com tudo aquilo que Deus pode nos conceder.

Leia mais sobre a palavra amém e seu significado.

Agora que conhece mais a fundo a Ave Maria e seu significado, vamos rezar?

Oração Ave Maria completa

Além da oração oficial, existem inúmeras variações do texto que foram criadas por músicos, autores, poetas e religiosos por séculos. Aqui veremos a versão original e completa, então aproveite este momento para se concentrar e rezar, pedindo que a Virgem interceda por você e a proteja.

Ave Maria, cheia de graça,
o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre as mulheres
e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
rogai por nós pecadores,
agora e na hora da nossa morte.
Amém.

Ave Maria em Latim

Ave Maria, gracia plena,
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus frutus ventris tuus, Iesus
Santa Maria Mater Dei
Ora pro nobis pecatoribus
Nunc et in hora mortis nostrae
Amem.

Você já alcançou milagres ao rezar a Ave Maria? Conte-nos a sua história.

COMPARTILHE