Orações

Oração da Noite: termine o dia bem e agradecendo à Deus

Oração da Noite

O poder de uma oração não está em seu tamanho, ou simplesmente sobre quem a criou, mas sim, na intenção e na verdade aplicada no momento em que rezamos. A Oração da noite  é um grande exemplo de que a simplicidade e a fé são grandes companheiras na caminhada que leva o Evangelho como inspiração.

Todos os momentos de nossa vida podem e, na verdade, devem ser seguidos de um sentimento de gratidão. Seja por estar vivo, seja por realizar sonhos, ou simplesmente por ter a preciosa possibilidade de respirar e estar presente no momento.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Agradecer!

Pedimos tanto pela intercessão divina e de todos os santos da igreja católica, em diferentes momentos do dia, que podemos então aproveitar o período da noite para agradecer.

O que Deus nos pede e ensina, é que devemos ser gratos até mesmo pelas dificuldades. Elas surgem em nosso caminho para nos ensinar lições de vida, de caminhada. Chegam para nos tornar mais perseverantes na fé e no amor ao próximo, consequentemente mais fiéis aos princípios de Deus.

Você já agradeceu hoje?

A Oração

Existem centenas de orações indicadas como Oração da Noite. Na internet e nos livros podemos encontrar muitas delas. A importância de rezarmos na hora de dormir e de acordar é de uma dimensão sem igual.

Quando acordamos, agradecemos pelo dom da vida, pela noite de sono que tivemos, e por tudo o que virá dali em diante.

Já quando vamos nos deitar, a Oração da Noite serve como um momento de plena gratidão. Somos gratos pela possibilidade de termos vivido mais um dia, de termos realizado diferentes coisas e proporcionado não só para nós mesmos, mas principalmente para quem amamos e que nos rodeia, momentos de fé e união.

Oração da Noite

Querido Deus, aqui estou, o dia terminou, quero orar, agradecer.

O meu amor eu Te ofereço.

Te agradeço, meu Deus, por tudo o que Tu, meu Senhor, me deste.

Proteja a mim, ao meu irmão e irmã, ao meu pai e à minha mãe e a toda minha família.

Muito obrigado, meu Deus, por tudo quanto me deste, dás e darás.

Em teu Nome, Senhor, descansarei tranquilo.

Amém, Assim seja!

 
 

Exemplo de Oração da Noite

Entre as diversas orações encontradas, optamos pela Oração da Noite realizada pelo Papa Francisco. Em comunicado oficial, ele divulgou a oração que realiza todos os dias antes de dormir.

A Oração da Noite feita pelo Papa Francisco é o grande exemplo de que a simplicidade caminha junto da fé. As atitudes revolucionárias deste servo de Deus espelham também essa ideologia de amor e humildade.

Oração da Noite do Papa Francisco

Oração da noite do Papa Francisco

Senhor, se queres, podes purificar-me!’.

São estas as palavras de reflexão que constituem a oração de Francisco, o Papa vigente. Apesar de curta e singela, ela carrega grande valor e significado.

Após entoar a frase, Papa Francisco reza cinco vezes o Pai Nosso, representando assim cada chaga de Jesus Cristo. Uma vez que suas chagas representam a purificação de todos nós, seus filhos.

Significados da Oração da Noite

Em comunicado, Francisco compartilhou que a oração tem inspiração no que é contado durante o Evangelho, onde o leproso dirige-se a Jesus, e pede não só pela cura, mas também pela purificação. Dando a entender que buscava não somente pela cura física, mas também pela cura espiritual. Uma busca pela purificação total do ser!

Ainda de acordo com o Papa, ele explica que não é necessária uma grande oração para dialogarmos diretamente com alguém tão sublime, mas de tanta humildade no coração como Jesus.

Estando nossas palavras preenchidas de fé e convicção, isso basta para alcançarmos uma purificação cada vez maior diante dos olhos de Deus.

Como rezar de noite?

Pode até parecer que rezar no período da noite é complicado. Porém, é justamente neste momento em que devemos nos libertar das amarras e dilemas vividos durante as horas do dia, e focarmos na gratidão por simplesmente estarmos vivos.

Aproveite o momento noturno para silenciar a mente e o coração, permitindo que a purificação divina se torne algo rotineiro, onde Jesus encontra seu coração sempre livre para entrar e fazer morada.

Salmos para orar a noite

No Livro dos Salmos é possível encontrar orações para diferentes momentos e situações da vida, assim como em toda a Bíblia.
O Salmo 4 pode funcionar como uma espécie de oração da noite. Ele é indicado para aliviar as tensões e medos do dia-a-dia, livrar-nos das angústias e trazer confiança.

Salmo 4

  1. Ouve-me quando eu clamo, ó Deus da minha justiça, na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.
  2. Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira? (Selá.)
  3. Sabei, pois, que o Senhor separou para si aquele que é piedoso; o Senhor ouvirá quando eu clamar a ele.
  4. Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.)
  5. Oferecei sacrifícios de justiça, e confiai no Senhor.
  6. Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto.
  7. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.
  8. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Dica: Toda as vezes que as palavras “Selá” aparecer, faça uma pausa e reflita sobre o que foi lido.

Oração da manhã

Da mesma forma que agradecemos pelo dia que vivemos, o período da manhã também pode ser um momento de oração. Uma vez que assim, já iniciamos o novo dia que está nascendo, da melhor forma possível, com o pé direito.

Abaixo, seguem algumas orações simples para entoarmos no período da manhã:

Ao Romper a Luz do Dia

‘Bendita seja a luz do dia
Bendito seja Quem tudo cria
Bendito seja o fruto sagrado da sempre puríssima Virgem Maria.
Amém!’

Oração da Manhã (Para rezar com as crianças)

Esta oração é indicada para rezar junto das crianças, logo pela manhã, justamente por ser mais curta e trazer facilidade na hora de realiza-la.

Bom dia, Pai de bondade, obrigado porque vigiaste o meu sono e me ofereces mais um acordar.
Ajuda-me a viver este dia como instrumento da tua graça, do teu amor e da tua paz, como portador da tua própria vida, dedicando-te pelas mãos imaculadas de Maria
todos os meus gestos e ações, para louvor e glória do teu nome.
Amém!.

Leia mais sobre e conheça outra versão da Oração da Manhã.

COMPARTILHE