Orações

Oração de Santa Efigênia: oração para proteção à santa

Oração de Santa Efigênia

A Oração de Santa Efigênia tem um foco. Para os fiéis católicos, ela é considerada a protetora daqueles que sofrem com as chamas do fogo. Em sua vida, foi salva de dois incêndios pela fé, ao negar desistir de sua crença.

Hoje, a oração de Santa Efigênia ajuda a proteger as casas. Ela é usada, também, por aqueles que desejam adquirir a moradia própria.
Conheça um pouco da história da santa e aprenda a prece.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Pregadora junto de São Mateus

Santa Efigênia era da nobreza do pequeno reino de Noba, antiga Etiópia. Seus pais, rei Égipo e rainha Eufenisa, assim como ela e toda a sua família, não seguiam a fé cristã.

Oito anos após a morte de Cristo, São Mateus saiu em pregação pelo continente africano, chegando ao reino de Efigênia. A princesa de Noba ouviu as histórias do apóstolo e decidiu se converter, admirada pelas bênçãos de Jesus.

A santa passou a pregar junto de São Mateus, mesmo que isso fosse mal visto pelo povo de seu reino. Alguns sacerdotes da antiga religião começaram a se incomodar e foram conversar com o rei.

Sacrifício

Como naquela época Noba tinha sido atingida por uma forte peste, eles convenceram o pai de Efigênia a sacrificá-la em uma fogueira, para agradar os seus deuses. Um trono de madeira foi construído, a mando do rei, onde a vida da princesa seria tirada.

Santa Efigênia, com toda a sua fé, passou a pedir a Salvação de Deus enquanto o fogo era acesa. De forma milagrosa, ela sumiu do trono de fogo e apareceu à sua mãe no palácio real.

Naquele mesmo dia, o irmão de Efigênia, o príncipe Efrônio, adoeceu gravemente e faleceu. Os esforços dos sacerdotes magos não surtiu o efeito que o casal real esperava.

Diante disso, São Mateus foi chamado, por influência de Santa Efigênia. Ele impôs suas mãos diante do corpo de Efrônio e com suas preces fez com que voltasse à vida.

Rei e rainha ficaram maravilhados com o acontecido, então decidiram se converter ao cristianismo pregado por São Mateus. Ele permitiu que o Evangelho fosse pregado na Etiópia.

A consagração da santidade

Santa Efigênia consagrou a sua virgindade a Deus e foi morar com outras jovens que seguiam a mesma fé, numa casa construída por seu pai.
Salva de outro incêndio

Depois da morte do rei Égipo, Efrônio assumiria o trono. Porém, o tio de Ifigênia, Hirtaco, usurpou o trono ao prender Efrônio, e passou a perseguir os cristãos. Ele exigia que a princesa dissolvesse as comunidades que havia fundado e se casasse com ele.

Ela se negou, já que não iria desistir de sua fé. São Mateus chegou a defendê-la, porém foi morto a mando do tirano. Diante da negação da sobrinha, Hirtaco mandou queimar a casa onde ela vivia. Quando as chamas tomavam a moradia, a santa e suas companheiras invocaram o nome de Jesus.

O fogo se apagou e se destinou, então, ao palácio real, o destruindo completamente. Hirtaco, diante desse sinal da Providência Divina e da revolta do povo, fugiu.

Efrônio voltou ao poder e tomou sua irmã como conselheira. Santa Efigênia morreu bastante idosa, vendo o Evangelho de Cristo se espalhar pelos reinos vizinhos.

Conheça mais sobre a história de Santa Efigênia.

Dia de celebração de Santa Efigênia

A festa de Santa Efigênia é celebrada no dia 22 de setembro. Ela é protetora dos incêndios e da casa própria.

Existe uma grande basílica em homenagem à santa na cidade de São Paulo. Localizada no largo de mesmo nome, na área central, a igreja foi construída há mais de 100 anos seguindo o estilo neorromânico.

Há ainda outra Igreja de Santa Efigênia, na cidade história mineira de Ouro Preto. A santa, por ser negra e africana, possui uma grande devoção do povo negro.

Segundo as tradições locais, o dinheiro para a construção teria vindo das minas de Chico Rei, negro alforriado. Está situada no alto da Ladeira de Santa Efigênia.

Oração de Santa Efigênia

Oração para adquirir a casa própria:

A Vós, Pai bondoso, com fervor Vos suplicamos por esta casa, pelos que nela vivem e por tudo o que ela contém. Abençoai e enriquecei-a com vossos bens.
Concedei-lhe prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, os bens espirituais e as coisas necessárias para a vida.
Que vossa bênção permaneça sobre ela e que o vosso Espírito Santo penetre o coração e a vida de seus moradores, fazendo-os arder em amor (Ágape) por vós e pelo próximo.
Que todas as pessoas que nela entrarem tenham o acolhimento da bondade, do amor e da paz.
Pela intercessão de Santa Efigênia, cuja causa de encontrar um teto Vós protegestes, atendei nossas preces e fazei de nós o vosso lar. (FAÇA AQUI O SEU PEDIDO).
Por Cristo Nosso Senhor, Amém.

Termine esta oração rezando um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai.

Oração de Santa Efigênia para compartilhar

 
 

COMPARTILHE