Orações

Oração de São Filipe: conheça duas versões e encha o coração de paz

oração de São Filipeoração de São Filipe

As preces da oração de São Filipe invocam o desejo de servir como o sentimento mais puro e importante no coração de cada cristão. E para marcar o início ou encerramento de qualquer ciclo em nossas vidas, nada melhor do que uma bela oração, não é mesmo?

Vamos conhecer um pouquinho da história de São Filipe, e compreender também sua alegria em servir aos caminhos de Deus. A trajetória de Filipe é uma grande inspiração para quem ainda está conhecendo a palavra do Evangelho, ou até mesmo para quem já trilha este caminho, e agora busca luz para continuar essa jornada.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Quem foi São Filipe

Conhecido também como o Santo da Alegria, o italiano São Filipe entregou-se aos desígnios divinos, optando ainda muito jovem por proclamar a palavra do Evangelho. Seu foco principal de evangelização eram os jovens.

Com sua alegria cativante e boa comunicação, São Filipe dedicava-se a compartilhar com eles a sua alegria em servir a Deus, a propagar sua palavra e vivenciar uma vida baseada em seus princípios.

Intercedendo sempre pelos pobres, e vivendo da Divina Providência, onde arrecadava entre os ricos as doações para realizar tantas outras benfeitorias.

São Filipe foi também um homem de muita oração e entrega, morrendo aos 80 anos, mas deixando um exemplo de fé como poucos deixaram: o altruísmo ao renunciar seu próprio bem-estar, em prol de ajudar quem tinha ainda menos e passava por grandes necessidades.

Mensagem de São Filipe

O principal exemplo dado por São Filipe foi sempre o de mostrar o quanto ele era feliz e se sentia completo ao tomar a cruz de Deus para si. Foi perseverante em sua fé, abdicou de fortunas familiares e resolveu dedicar-se ao exemplo de Jesus Cristo.

A mensagem de vida e oração de São Filipe é de que até na dificuldade, devemos então enxergar o lado positivo, agradecer pelas barreiras e limites que, de imediato, nos impedem, mas que no fim nos mostram como crescemos como seres humanos ao encarar tal desafio de vida.

Oração de São Filipe 

Abaixo, separamos duas diferentes orações de São Filipe.

A primeira (oração pela intercessão) traz o seu lado fervoroso, que invoca intercessão do Santo para sermos tão fiéis e dignos como ele, que abdicou de muito para ter tempo hábil de dedicar-se aos mais necessitados. A entrega desta oração é praticamente um clamor por socorro, feito por um fiel que busca trilhar os caminhos de Deus, mas que encontra vários desafios em busca deste trajeto.

Já a segunda oração, clama para que o fiel tenha uma vida tão bem-aventurada quanto a de São Filipe, que não tenha a fé abalada, e que encontre luz nos momentos mais difíceis de ser cristão, quando surgirem as provações e tudo parecer desmoronar.

I – Oração de São Filipe pela Intercessão

Meu Jesus Cristo, quero a Vós servir e não encontro o caminho.
Quero fazer o bem e não encontro o caminho.
Quero a Vós encontrar e não encontro o caminho.
Quero a Vós amar e não encontro o caminho.
Ainda não Vos conheço, meu Jesus, porque não Vos procuro.
Procuro-Vos e não Vos encontro.
Vinde até mim, meu Jesus.
Nunca Vos amarei, se não me ajudardes, meu Jesus.
Cortai as minhas amarras se quiserdes que eu seja Vosso.
Jesus, sede para mim Jesus.
Amém!

II – Oração de São Filipe

Ó glorioso S. Filipe,  vós que fostes tão favorecido de Deus em ajudar e consolar os vossos filhos espirituais na hora da sua morte,  sede-me advogado e pai,  quando me achar naquele tremendo passo.

Impetrai-me a graça, para que naquela hora o Demônio não me vença, que a tentação não me oprima e que o temor não me desanime. Fortalecido de viva fé, firme esperança e ardente caridade.

Sustentai-me com perseverança naquele último combate, de modo que, cheio de confiança na misericórdia de Deus, nos merecimentos de Jesus Cristo e na proteção de Maria Santíssima, seja feito digno de morrer a morte dos justos e de alcançar a bem-aventurada pátria do paraíso.

Tudo isso para ver e louvar a Deus convosco e com todos os santos do céu. Assim seja!

 

Como rezar a oração de São Filipe?

A maneira correta de orar é sempre a forma como mais lhe agrada, na situação de mais conforto, quietude e paz que você puder proporcionar a si mesmo.

Seguindo as palavras que podemos encontrar na oração de São Filipe, para reza-la é preciso estar ciente de que livrar-se das amarras e dos pensamentos mundanos já é um grande passo e atestado de entrega total.

Façamos como o Santo que tanto pregou a alegria em servir ao Evangelho, principalmente aos jovens, e deixemos que esta alegria tome conta de nossas vidas.

O momento de oração é também um grande encontro com nós mesmos, e da nossa intimidade com Deus. Aproveite para entregar-se de todo coração e tê-lo preenchido com esta alegria também.

 

COMPARTILHE