Orações

Oração de São Tomé: confira 4 versões diferentes!

Oração de São Tomé

A Oração de São Tomé tem quatro focos. Existe uma para esclarecer dúvidas, outra para renovar a fé, uma terceira para pedir perdão e uma específica para arquitetos, construtores e geógrafos.

Para a Igreja Católica, a Oração de São Tomé é uma das mais populares entre os fiéis. O santo, um dos 12 apóstolos de Jesus, está ligado à expressão “ver para crer”. Segundo a Bíblia, ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus Cristo.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Confira abaixo a Oração de São Tomé. Conheça também a história desse santo e como ele foi retratado por renomados artistas.

Quem é São Tomé?

São Tomé integrou a seleta lista dos 12 apóstolos de Jesus. Ele nasceu na Galileia, era pescador e teve o primeiro encontro com o filho de Deus às margens do mar de Tiberíades, segundo o Evangelho de São João.

Quando Jesus veio à Terra, em sua primeira aparição, São Tomé não estava presente com os demais discípulos. Ao ser avisado, o apóstolo respondeu: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.”

Sete dias depois, Jesus reapareceu. Desta vez, o Senhor aproveitou a presença de Tomé e disse: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé”. Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditam sem ter visto.” (João 20, 25-29). Esse ato deu lugar à expressão segundo São Tomé: “Ver para crer.”

Confira a história de São Tomé completa.

São Tomé retratado nas artes

São Tomé, em “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, é retratado ao lado de Jesus Cristo. Para quem observa o quadro, ele está logo à direita do filho de Deus. Nessa célebre obra, Da Vinci separou os 12 apóstolos em quatro grupos. Tomé está junto com Tiago e Filipe.

O apóstolo de Jesus também é o destaque da obra “A incredulidade de São Tomé”, do pintor italiano Caravaggio, feita em 1599. Nesse óleo sobre tela medindo 107×146 centímetros, que está exposto no Novo Palácio de Potsdam, em Berlim, na Alemanha, o personagem toca as feridas de Cristo para ver se elas são reais.

Caravaggio deixou as cabeças de Jesus e dos três apóstolos no foco do quadro. O grupo observa por cima de São Tomé, que, com a testa franzida, mergulha o dedo no corte presente no corpo de Jesus.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Oração de São Tomé

Existem quatro orações destinadas ao apóstolo de Jesus, São Tomé. Confira quais são os objetivos de cada uma delas e reze-as com muita fé.

Oração de São Tomé para pedir perdão

Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”
São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.
Amém.

Oração de São Tomé para esclarecer uma dúvida

Essa oração é indicada àqueles que precisam de um esclarecimento sobre algum negócio difícil ou duvidoso. Ore com muita fé e peça que São Tomé ajude você a ter maior compreensão e afastar a dúvida:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que então vos disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.
Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.

Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas).
Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim seja.

Oração de São Tomé para renovar a fé

Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele. Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo. Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o título de abençoado seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem tê-lo visto.
Amém.

Oração de São Tomé a arquitetos, construtores e geógrafos

Caro São Tomé, você que uma vez não acreditou que nosso do Senhor tenha tido uma gloriosa ascensão, mas mais tarde O viu e O tocou e exclamou Jesus Meu Senhor e Meu Deus.

De acordo do com uma antiga história você rendeu a Ele a maior assistência em construir em Sua honra uma igreja no lugar de um templo pagão.

Por favor abençoe os arquitetos, os construtores e os carpinteiros que através de você honraram a Jesus nosso Senhor.
Amém.

COMPARTILHE