Orações

Oração de São Tomé: confira 4 versões diferentes!

Oração de São Tomé

A Oração de São Tomé tem quatro focos. Existe uma para esclarecer dúvidas, outra para renovar a fé, uma terceira para pedir perdão e uma específica para arquitetos, construtores e geógrafos.

Para a Igreja Católica, a Oração de São Tomé é uma das mais populares entre os fiéis. O santo, um dos 12 apóstolos de Jesus, está ligado à expressão “ver para crer”. Segundo a Bíblia, ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus Cristo.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Confira abaixo a Oração de São Tomé. Conheça também a história desse santo e como ele foi retratado por renomados artistas.

Quem é São Tomé?

São Tomé integrou a seleta lista dos 12 apóstolos de Jesus. Ele nasceu na Galileia, era pescador e teve o primeiro encontro com o filho de Deus às margens do mar de Tiberíades, segundo o Evangelho de São João.

Quando Jesus veio à Terra, em sua primeira aparição, São Tomé não estava presente com os demais discípulos. Ao ser avisado, o apóstolo respondeu: “Se eu não vir a marca dos pregos nas mãos de Jesus, se eu não colocar o meu dedo na marca dos pregos, e se eu não colocar a minha mão no lado dele, eu não acreditarei.”

Sete dias depois, Jesus reapareceu. Desta vez, o Senhor aproveitou a presença de Tomé e disse: “Estenda aqui o seu dedo e veja as minhas mãos. Estenda a sua mão e toque o meu lado. Não seja incrédulo, mas tenha fé”. Tomé respondeu a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus disse: “Você acreditou porque viu? Felizes os que acreditam sem ter visto.” (João 20, 25-29). Esse ato deu lugar à expressão segundo São Tomé: “Ver para crer.”

Confira a história de São Tomé completa.

São Tomé retratado nas artes

São Tomé, em “A Última Ceia” de Leonardo Da Vinci, é retratado ao lado de Jesus Cristo. Para quem observa o quadro, ele está logo à direita do filho de Deus. Nessa célebre obra, Da Vinci separou os 12 apóstolos em quatro grupos. Tomé está junto com Tiago e Filipe.

O apóstolo de Jesus também é o destaque da obra “A incredulidade de São Tomé”, do pintor italiano Caravaggio, feita em 1599. Nesse óleo sobre tela medindo 107×146 centímetros, que está exposto no Novo Palácio de Potsdam, em Berlim, na Alemanha, o personagem toca as feridas de Cristo para ver se elas são reais.

Caravaggio deixou as cabeças de Jesus e dos três apóstolos no foco do quadro. O grupo observa por cima de São Tomé, que, com a testa franzida, mergulha o dedo no corte presente no corpo de Jesus.

Oração de São Tomé

Existem quatro orações destinadas ao apóstolo de Jesus, São Tomé. Confira quais são os objetivos de cada uma delas e reze-as com muita fé.

Oração de São Tomé para pedir perdão

Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”
São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.
Amém.

Oração de São Tomé para esclarecer uma dúvida

Essa oração é indicada àqueles que precisam de um esclarecimento sobre algum negócio difícil ou duvidoso. Ore com muita fé e peça que São Tomé ajude você a ter maior compreensão e afastar a dúvida:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que então vos disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.
Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.

Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas).
Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim seja.

Oração de São Tomé para renovar a fé

Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele. Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo. Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o título de abençoado seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem tê-lo visto.
Amém.

Oração de São Tomé a arquitetos, construtores e geógrafos

Caro São Tomé, você que uma vez não acreditou que nosso do Senhor tenha tido uma gloriosa ascensão, mas mais tarde O viu e O tocou e exclamou Jesus Meu Senhor e Meu Deus.

De acordo do com uma antiga história você rendeu a Ele a maior assistência em construir em Sua honra uma igreja no lugar de um templo pagão.

Por favor abençoe os arquitetos, os construtores e os carpinteiros que através de você honraram a Jesus nosso Senhor.
Amém.

COMPARTILHE