Orações

Oração do Credo: confira a oração completa e seu significado

Oração do CredoOração do Credo

Que tal aprender a Oração do Credo completa e também seu significado?! Leia mais sobre essa oração tão poderosa.

Oração poderosa

Sabemos que todas as orações são dignas de valor e respeito. Cada uma delas traz diferentes inspirações e palavras que, juntas, constroem um conjunto de preces elevadas à Deus.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A Oração do Credo não é diferente. Conhecida por seu poder e demonstração clara de fé, quem invoca as palavras do Credo reafirma sua lealdade perante a Deus, e estreita ainda mais os laços com os ensinamentos de Jesus. É sobre crer em toda palavra do Evangelho, e fazer dela uma verdade viva!

Origens da Oração do Credo

Elaborada pelo Papa Paulo VI, a oração do Credo que conhecemos foi criada em celebração ao Ano da Fé, entre o 29 de junho de 1967 e 29 de junho de 1968, que na época celebrava o martírio de São Pedro e São Paulo em Roma.

O nome Credo é o equivalente a palavra ‘creio’, em latim.

Oração do Credo completa

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos;
Deus de Deus, Luz da Luz,
Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.
Por ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.
Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado.
Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.
E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.
Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas.
Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica.
Professo um só batismo para a remissão dos pecados.
E espero a ressurreição dos mortos e vida do mundo que há de vir.
Amém.

Você sabia que existem 2 versões da Oração do Credo?

A Oração do Credo conta com duas versões. A única diferença entre elas, é que a segunda versão é adaptada para os fiéis rezarem com mais facilidade, com algumas frases a menos, mas sem perder o seu valor e poder. Ela é usualmente rezada durante a Santa Missa.

Você sabe quais as orações mais famosas? Confira o artigo orações, o que são e descubra quais as orações mais oradas.

Oração do Credo Versão 2

Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna.
Amém.

Oração do Credo em latim

Trazemos aqui também a oração do Credo original, em latim, para quem é curioso, e gosta de saber cada vez mais sobre as origens da sua própria fé.

Credimus in unum Deum Patrem omnipotentem. Factorem caeli et terrae, Visibilium omniumet invisibilum Conditorem. Et in unum Dominum Iesum Christum, Filium Dei unigenitum. Et ex Patre natum ante omnia seacula. Deum ex Deo. Lumem de lumine. Deum verum ex Deo vero. Natum non factum. Omousion Patri: Hoc est, eiusdem cum Patre substantie. Per quem omnia facta sunt, quae in caelo et quae in terra. Qui propter nos homines et propter nostram salutem descendit de caelis. Et incarnatus est Spiritu Sancto Natus ex Maria Virgine. Et homo factus est. Passus sub Pontio Pilatus. Sepultus, tertia dia resurrexit. Ascendit ad caelos, sedet at dexteram Dei Patris omnipotentis. Inde venturus est iudicare vivos et mortuos. Cuius regni non erit finis. Et in Sipritum Santcum Dominum vivificatorem et ex Patre et Filio procedentem. Cum Patre et Filio adorandum et conglorificandum. Qui locutus est per prophetas. Et unam Sanctam Catholicam et apostolicam Ecclesiam. Expectamus resurrectionem mortuorum et vitam venturi seaculi.
Amen.

Entregue suas preces durante esta oração, fortalecendo sua conexão com Deus e tudo o mais que será acrescentado em sua vida!

Oração do Credo versão original

A importância e a força da Oração do Credo

Baseada nas palavras da Bíblia, a Oração do Credo é uma das mais populares orações da igreja católica, e também é conhecida por, de certa forma, sintetizar a fé do cristão, reunindo as atitudes e afirmações de quem crê na palavra de Deus e deseja caminhar ao seu lado.

Significado da Oração do Credo

Composta por dizeres distintos, e não literalmente pertencentes à Bíblia, a oração do Credo agrupa intenções e mensagens que resumem passagens do livro sagrado, de uma maneira mais sucinta e direta, consequentemente também mais fáceis de serem ditas, proclamadas e decoradas.
As frases que compõem a Oração do Credo, em sua maioria, sintetizam momentos bíblicos, traduzindo-as de maneira mais objetiva, como por exemplo:

– Deus Pai, Todo Poderoso, Criador dos céus e da terra

Frase extraída de (No princípio, Deus criou os céus e a Terra) Gênesis 1:1

– (…) concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria (…)

Frase extraída de: ‘Perguntou Maria ao anjo: “Como acontecerá isso se sou virgem?”35O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus’. Lucas 1: 34-35.

E, até mesmo construídas com a junção diferentes versículos.

– Donde há de vir a julgar os vivos e os mortos

Frase extraída da junção dos versículos de Hebreus 9:28 e Timóteo 4:1.

Leia também a Oração da Manhã.

Como rezar a oração do Credo

Assim como as demais orações, o Credo clama sobre a confiança depositada por quem o reza, na intercessão por sua vida, questões pessoais e espirituais.

Aconselha-se então, além do momento de oração na Santa Missa, a rezar o Credo de maneira íntima, em silêncio e retidão. É um momento de busca e conexão com Deus, hora de estreitar os laços e reafirmar a fé no pai.

Aprenda a oração da Noite.

Oração do Credo no Youtube

Gostou de conhecer mais sobre a Oração do Credo? Compartilhe com os entes queridos a oração e reafirme sua fé.

COMPARTILHE