Orações

Oração do Escapulário: a prece dos devotos de Nossa Senhora do Carmo

Oração do Escapulário

O escapulário está na lista de presentes mais ofertados entre os religiosos. Seguindo a intenção de sua criação, quem o oferta a alguém, deseja proteção, amor e luz para os caminhos desta pessoa. Um presente que a norteia aos desígnios de Deus.  E que tal conhecer a oração do Escapulário para oferecer de presente ao entes queridos? Confira!

O que é um escapulário?

Antes de aprender a oração do escapulário, vamos entender o que é um escapulário. Em sua maneira mais clássica e mais parecida com a tradição inicial em que foi criado, o escapulário é constituído de dois pequenos quadrados de tecido marrom, unidos por cordões, que ostentam a imagem de Nossa Senhora do Carmo de um lado, e a do Coração de Jesus do outro.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Sendo assim, ele é uma miniatura do hábito carmelita. Quem o utiliza no dia-a-dia, remete ao uso das vestes dos seguidores da Ordem Carmelita, consagrando-se então a Nossa Senhora. É um sinal explícito de aliança e amor com Maria, a virgem mãe de Jesus.

O Escapulário e seus significados

Como já dito, em um dos seus significados, o escapulário consiste em um sinal externo de devoção à Santíssima Virgem Maria, de acordo com a ordem do Carmelo.

Conhecido antigamente apenas como um avental usado por monges, durante seus ofícios, a peça era colocada sobre as escápulas, ou seja, sobre os ombros. Utilizado até hoje como peça que completa o hábito dos carmelitas. Com o decorrer dos tempos, o objeto ganhou novos formatos.

O escapulário tornou-se algo menor, com o intuito de ser distribuído entre os fiéis menos conhecedores e iniciantes na palavra de Deus. Utilizando-o, eles poderiam então participar também da espiritualidade realizada no Carmelo. Assim como, nos dias de hoje, são ofertados a quem temos muito carinho, torcemos pela vitória na vida e invocamos proteção a Deus.

Conheça outros símbolos da Igreja Católica.

Compromissos de quem o utiliza o escapulário

Sendo um sinal de devoção a Virgem Maria, algumas dicas são preciosas para quem decide utilizar um escapulário. Elas não precisam ser encaradas como regras, mas são sugestões para quem deseja caminhar do lado de Deus.

  • Sempre lembrar da importância da oração e do seu poder de cura e libertação,
  • Praticar e vivenciar as palavras e ensinamentos da Bíblia, afinal, isso nos faz cristãos cada vez melhores e mais fiéis;
  • Ser presente na igreja e nas vivências em sua comunidade oferece, fazendo valer seu papel de cristão.

Essas dicas são também lembretes para quem busca encontrar a luz divina, caminhando sempre ao lado dos ensinamentos e vivenciando tudo o que a palavra de Deus prega, como o amor, o respeito e a solidariedade com o próximo.

Oração do escapulário

Confira abaixo a oração do escapulário completa:

Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho(a) dedicado(a), para que possa louvá-La por toda a eternidade.
Amém!

Fique atento!

De nada importa o objeto se o coração de quem o utiliza não estiver aberto para a palavra de Deus, e não o utiliza com a consciência de que o ostenta em função da proteção e guia que oferece para a vida.

É preciso usar o escapulário com sentimento de compreensão puro no coração. Quando rezamos, depositamos confiança no objeto, tendo-o como representação e ferramenta de conexão com o que é divino e vindo de Deus.

É um símbolo de fé, de proteção e reconhecimento, mas, precisa ser levado a sério para ter seu real sentido preservado e passado para a frente.

COMPARTILHE