Orações

Oração para Afastar a Tristeza: traga paz e tranquilidade ao coração

Oração para afastar a tristezaOração para afastar a tristeza

Uma oração para afastar a tristeza é como entregar tudo que não podemos mudar, nossa impotência diante das circunstâncias da vida são entregues a Deus, para que ele nos ajude nos momentos mais difíceis.

A alegria é como uma nascente que flui de Deus. Nos momentos em que não sabemos o que fazer, a melhor coisa é voltar os olhos para Ele, e acalmar o coração. A seguir vamos entender melhor como se libertar da tristeza e falar algumas palavras que podem te trazer a tranquilidade que precisas.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A felicidade na vida do católico

A felicidade é tema frequente nos discursos do Papa Francisco. É muito mais simples do que imaginamos, não exige grandes riquezas ou bens, esse sentimento que nos transforma está muito mais ligada ao nosso interior do que com bens materiais.

Na vida católica, por exemplo, a felicidade verdadeira é encontrada através da caridade, dando o melhor de si aos outros, buscando sempre a calma, respeitando outras crenças, cuidando da natureza, separar ao menos um dia da semana para o descanso e para as pessoas que ama. Essas são apenas algumas manifestações do Papa Francisco a favor da felicidade.

Se aproximar de Deus é a verdadeira fonte de alegria, os que conhecem Seu amor, estão sempre debaixo das asas do Altíssimo.

Qual o peso da tristeza na vida das pessoas?

As emoções nos acompanham em todos os momentos da vida, desde o ventre da nossa mãe até a hora da nossa morte. Somos mais que seres pensantes, somos seres emotivos. A alegria, a tristeza, a raiva, o medo precisam ser equilibrados diariamente em uma balança que tende a dizer muito a respeito do nosso bem-estar, saúde e da forma como vemos as coisas.

A tristeza pesa muito e na maioria das vezes não sabemos lidar com ela, porque quando nos entristecemos ficamos sem ânimo. Essa emoção tão mal vista causa efeitos no nosso corpo físico diminuindo o ritmo de atividade.

A tristeza é como um toque de recolher que soa para fazermos uma pausa e refletir.

Apesar de não ser um sentimento tão desejado, sentir tristeza, nos instiga a procurar ajuda, seja entre irmãos ou mesmo espiritualmente, através de uma oração para afastar a tristeza e nos aproximar do amor de Deus, que lança fora todo medo.

A tristeza é um pedido de ajuda, é o momento que reconhecemos nossa fraqueza e que precisamos de ajuda.

A Oração pode ajudar no alívio da tristeza

A oração sempre é a nossa aliada, e, como um telefone sem fio, é uma ligação direta com Deus. Como uma conversa íntima, onde você fala tudo o que sente e pede ajuda.

Comprovado cientificamente, falar traz a cura, se expressar e colocar para fora, faz com que nossas engrenagens emocionais continuem funcionando bem.

Falar com Deus é uma bênção sem medidas, e Ele está sempre pronto para nos amparar. E garante lá em Salmos 30-5b que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”

Como orar para afastar a tristeza?

Como orar para afastar a tristeza?
Leia alguns versículos, medite e comece a orar, entregando seu coração a Deus. Fale sobre o seu problema e como necessita que ele seja resolvido.

Abaixo algumas sugestões de versículo que podem ser conferidos em sua Bíblia:

Tristeza vale mais do que riso, porque a tristeza do semblante é boa para o coração.

Eclesiastes 7:3.

E por isso não reprimirei minha língua; falarei na angústia do meu espírito, farei queixa na tristeza de minha alma.

Jó 7:11.

Até quando aninharei a angústia na minha alma, e, dia após dia, a tristeza no coração?

Salmos 12:3.

Chora de tristeza a minha alma; reconfortai-me segundo vossa promessa.

Salmo 118:28.

Reconheça sua tristeza, mas medite nas promessas do Senhor:

Mas ela disse-lhe: “O Senhor do céu te encha de alegria pelos males que tens sofrido. Tobias 7, 20

Ditosos todos os que te amam: na tua paz encontrarão sua alegria. Tobias 13, 18

Ele porá de novo o riso em tua boca e em teus lábios, gritos de alegria. Jó 8, 21

Após ler alguns versículos, inicie sua oração para afastar a tristeza.

Oração para Afastar a Tristeza

Conheça abaixo a primeira versão da Oração para afastar a tristeza:

Senhor Jesus,
tu conheces a minha tristeza,
essa tristeza que invade meu coração,
e sabes a origem dela.
Hoje me apresento a ti
e te peço, Senhor, que me ajudes,
pois já não posso continuar assim.

Sei que tu me convidas a viver em paz,
com serenidade e alegria,
inclusive em meio às dificuldades cotidianas.
Por isso, eu te peço que coloques tuas mãos
nas feridas do meu coração,
que me fazem ser tão sensível aos problemas,
e me libertes da tendência à tristeza e à melancolia,
que tomam conta de mim.

Hoje te peço que tua graça restaure a minha história,
para que eu não viva escravizado
pela lembrança amarga
dos acontecimentos dolorosos do passado.
Como eles já passaram,
não existem mais,
eu te entrego tudo aquilo por que passei e sofri.

Quero perdoar-me e perdoar,
a fim de que a tua alegria comece a fluir em mim.

Eu te entrego as tristezas unidas às preocupações
e aos temores do amanhã.
Esse amanhã tampouco chegou e,
por isso, só existe na minha imaginação.
Devo viver somente o hoje,
e aprender a caminhar na tua alegria no momento presente.

Aumenta minha confiança em ti,
para que minha alma cresça em júbilo.
Tu és Deus e Senhor da história e da vida,
das nossas vidas.
Por isso, toma a minha existência
e a das pessoas a quem amo,
com todos os nossos sofrimentos,
com todas as nossas necessidades,
e que, com a ajuda do teu poderoso amor,
cresça em nós a virtude da alegria.

Amém.

Oração para cura da tristeza profunda

Meu Senhor, minha alma está perturbada; a angústia, o medo e o pânico tomam conta de mim. Sei que isso acontece por causa da minha falta de fé, da falta de abandono nas Tuas mãos santas e de não confiar totalmente no Teu poder infinito.

Perdoa-me, Senhor, e aumenta a minha fé. Não olhes para a minha miséria e para o meu egocentrismo.

Eu sei que estou apavorado, porque teimo e insisto, por minha miséria, em ficar contando apenas com as minhas forças humanas miseráveis, com os meus métodos e meus recursos.

Perdoa-me, Senhor, e salva-me, ó meu Deus. Dá-me a graça da fé, Senhor; dá-me a graça de confiar no Senhor sem medidas, sem olhar para o perigo, mas olhar somente para Ti, Senhor; socorre-me, ó Deus.

Sinto-me só e abandonado, e não há quem possa me ajudar, a não ser o Senhor.

Abandono-me em Tuas mãos, Senhor, nelas eu coloco as rédeas da minha vida, a direção do meu caminhar, e deixo os resultados nas Tuas mãos.

Eu creio em Vós, Senhor, mas aumenta a minha fé. Eu sei que o Senhor ressuscitado caminha ao meu lado, mas assim mesmo eu ainda temo, porque não consigo abandonar-me inteiramente em Tuas mãos.

Socorre a minha fraqueza, Senhor.

Sei, meu Senhor, que para Vós não há ‘beco sem saída’, não há problema sem solução.

Sei que o Senhor pode fazer jorrar água da pedra, e sei que pode transformar água em vinho e pedras em pães.

Sei que o Senhor dá ordens aos ventos e ao mar, sei que nenhum passarinho cai por terra sem a Vossa vontade, e que os fios de meus cabelos estão todos contados (Mt 10,29-30).

Eu sei, Senhor, que cuidas das aves do céu e dos lírios dos campos, que não semeiam nem ceifam, e o Senhor lhes dá o alimento e as vestes, que valem muito menos do que nós. Eu sei de tudo isso, Senhor, mas a minha fé é fraca.

Perdoa-me, cura-me e aumenta a minha fé, Senhor! Eu não desisto de procurar-Te e de alcançar uma fé firme.

Em Teu nome, levanto a minha cabeça, Senhor, e expulso o medo e a angústia de minha alma. Em Teu Nome, Senhor, eu não temerei mal nenhum, porque sei que o Senhor é o meu Pastor e nada me faltará. Eu sei que o Senhor é protetor da minha vida; eu nada temerei.

Eu aceito tudo, Senhor, aceito tudo! Eu sou todo Teu, e tudo o que sou e que tenho Te pertence, meu Deus. Não quero estar apegado a nada, e sei que o Tu estás me libertando de todas essas amarras que me prendem a este mundo. O Senhor me quer

livre, desapegado e despojado de tudo. Agora, entendo um pouco mais o que o Senhor está fazendo em mim, com esse sofrimento que esmaga a minha alma.

Sei que tudo concorre para o bem dos que Te amam, Senhor (Rm 8,28), e eu Te amo. Sou miserável pecador, mas Te amo. Então, sei que tudo que o Senhor permitir que me aconteça será para o meu bem, ainda no fogo desta provação o Senhor está me moldando, está me lapidando, está me salvando e mudando para melhor. Sei que é no cadinho do fogo do sofrimento que o Senhor purifica as almas. Daí-me a graça de suportar tudo Senhor, na fé, com paciência, resignação, dando-Te sempre graças. Sei que amanhã eu colherei os frutos de toda essa provação. Bendito sejas, Senhor!

Sei que o Senhor ressuscitado caminha a meu lado, eu seguro em Tuas mãos, lanço-me nos Teus braços. Sei que o Senhor cuida de mim. Diante de cada problema, quero Te perguntar: “Como vamos resolver isso, Senhor?”. Eu não sei, mas o Senhor sabe. Dá-me Teu Santo Espírito, dá-me Tua sabedoria e força. Vem, Espírito Santo, ocupa a minha mente e o meu coração. Quero ser Teu, ó Divino Espírito Santo, quero ser renovado em Ti, na fé e no amor de Deus.

Não permito, Senhor, que a tristeza tome conta de mim. Quero alegrar-me sempre, porque o Senhor está perto (Fil 4,4s). Em Teu nome, eu lanço fora toda a tristeza de minha alma e toda preocupação. Em Teu nome, não permito que minha alma seja sufocada e minha vida esmagada e estragada pela tristeza.

Não quero mais ficar olhando para a tempestade que me assusta, Senhor, e me enfraquece a fé; quero apenas olhar para o Senhor, com olhar fixo e confiante, no meio da tormenta e da dúvida. Não me deixe ser engolido pelo medo da tempestade. Ainda que eu tenha de atravessar o vale da morte, não temerei, pois o Senhor vai comigo.

Sei que o Senhor estará comigo sempre, para me livrar de todos perigos.

Levanta-se, Deus, pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, São Miguel Arcanjo e todas as milícias celestes. Que sejam dispersos todos os seus inimigos e fujam de Tua face todos os que Vos odeiam. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração para afastar a tristeza para compartilhar

Conhece alguém que está em um momento difícil da vida? Compartilhe a Oração para afastar a tristeza e ajude alguém que você ama.

 

COMPARTILHE