Orações

Orações de ano novo: Comece o ano agradecendo a Deus!

Orações de Ano NovoOrações de Ano Novo

Quando o mês de dezembro se aproxima, é chegada também a hora de celebrar a virada do ano, e nada melhor que as orações de ano novo, não é mesmo?

São mais 365 dias para ser uma versão ainda melhor de si mesmo, fazer o bem ao próximo e organizar sua vida de acordo com os desígnios de Deus. É preciso orar para conquistar tudo isso!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

São 365 novas chances para realizar aquilo que sonhamos, no mais profundo dos nossos corações, e são também novas chances para aplicarmos os ensinamentos do evangelho no dia-a-dia.

O ano novo é sinal de transformação, de vida nova, de novos caminhos. Que tal aprender algumas orações para inspirar a chegada do novo ano?

O surgimento do Ano Novo

Conta-se que o movimento de celebração com a chegada dos novos meses do ano teve início bem antes do surgimento do cristianismo.

A tradição de celebrar este encerramento de ciclo e o início de outro surgiu, provavelmente, no início do ano 2000 antes de Cristo, tendo a sua criação creditada aos mesopotâmicos.

Mas, os demais povos também comemoravam essa mudança de período à sua maneira e preferência. A data de ano novo, ao representar um novo momento e ciclo a ser vivido, sempre esteve atrelada ao encantamento proporcionado pelas festividades.

Por festividades podemos entender várias movimentações, como: rituais, celebrações, encontros e manifestações em nome das oportunidades que surgirão à frente.

Com a instituição do cristianismo cada vez mais firmada ao longo dos anos, a data passou a ser mais uma festividade no mês de dezembro, já que o nascimento de Jesus Cristo é celebrado simbolicamente alguns dias antes da virada do ano.

Confira o significado do Ano Novo.

Como celebrar o ano novo?

Os diferentes povos ao redor do mundo e as religiões distintas entre si celebram a chegada do novo ano cada um do seu jeitinho, seguindo suas tradições e crenças. O mais importante é que todos elevam o mesmo intuito: comemorar as novas oportunidades de sermos felizes e contribuirmos para a felicidade do próximo.

Além das novas oportunidades à vista, o ano novo é também um momento de muita festa e celebração, afinal, um ciclo está sendo fechado, para abrirmos outro novinho em folha. Fazer orações de ano novo pode ser o começo dessas celebrações.

Participar de uma missa ou celebração pode ser um momento especial no dia que antecede o ano novo, uma vez que você aproveita para já dividir com Deus os seus anseios para o ano que está por vir, agradece por tudo que conquistou e ainda pede forças para enfrentar todos os desafios que virão. Sempre com fé em Deus!

Aproveite para reunir a família, os amigos e, além de uma bela ceia com fartura de alimento e amor, tenha também o alimento da fé: a oração!

A importância das orações de Ano Novo

A oração nos transporta para perto de Deus, e é uma forma de contato direta do nosso coração com o coração de Deus. Orar é o mesmo que depositar sua vida nãos mãos do Senhor.

Sendo, portanto, na véspera ou, até mesmo, no dia de novo ano, tire um momento para refletir sobre tudo o que você viveu no ano que se encerra, rever seus conceitos, suas atitudes e limpar-se de toda energia não favorável que esteja te rodeando. Para isso, conte com a força da oração, seja qual for a de sua predileção.

E levando em conta que você estará junto de seus familiares e amigos, porque não propor uma oração conjunta? Quer melhor do que isso?

As palavras vindas do coração estão cheias de força e sentimento, Deus as escuta esteja onde você estiver. E se forem ditas e apreciadas de maneira coletiva então, a paz de corpo e espírito se instaura ainda mais rapidamente, visto que todos buscam pelo mesmo intuito: estarem mais perto e serem fiéis a Deus!

Orações de Ano Novo

Já falamos sobre a importância da oração no período de ano novo, e agora seguem abaixo algumas sugestões de orações encontradas na internet.

Você pode rezar a de sua predileção, criar suas preces, adicionando reflexões mais próximas da sua realidade, ou até mesmo mesclar com orações já existentes.

A maneira como irá comunicar-se com Deus fica a seu critério! Confira as orações de Ano Novo abaixo:

Consagração ao Anjo da Guarda neste ano ovo

Esta é uma oração de ano novo para pedir proteção e intercessão do seu anjo da guarda diante de todos os desafios que virão em sua jornada.

Santo Anjo da guarda, que me foste concedido, desde o início da minha vida, como protetor e companheiro, quero eu (coloque seu nome completo), neste novo ano de 2019, pobre pecador, consagrar-me hoje a Vós, diante de meu Senhor e DEUS, de Maria, minha Mãe celestial e de todos os Anjos e Santos.
Quero-Vos dar a minha mão e nunca mais a desprender da Vossa.
Com a minha mão na Vossa, prometo ser sempre fiel e obediente ao meu Senhor e DEUS e à Santa Igreja.
Com a minha mão na Vossa, prometo confessar sempre Maria como minha Rainha e Mãe e fazer da sua vida um modelo da minha.
Com a minha mão na Vossa, prometo confessar a minha Fé em Vós, meu santo protetor, e promover zelosamente a veneração dos santos Anjos, como proteção e auxílio especial, de modo particular, nestes dias de luta espiritual pelo Reino de DEUS.
Suplico-te, santo Anjo do Senhor, toda a força do Amor, para que seja inflamado, todo o vigor da Fé, para que nunca mais vacile.
Suplico-Vos, que a Tua mão me defenda contra os ataques do inimigo.
Suplico-Vos a graça da humildade de Nossa Senhora, para que seja preservado de todos os perigos e, guiado por Vós, chegue à Pátria celestial. Amém!

 

Oração para a renovação pessoal

Padre Marcelo Rossi é um dos grandes sacerdotes brasileiros, conhecido também mundialmente por seu trabalho de evangelização por meio de seus tantos dons. Confira esta oração de ano novo escrita por ele, que interceda pela cura e renovação pessoal diante do novo ano que se inicia:

Senhor, neste dia que o sol veio anunciar a novidade, eu quero bendizer a vida e agradecer. Quero agradecer a oportunidade de recomeçar, de estar aqui, sentindo a vida entrando pela janela, me preparando para vencer neste ano que se inicia.
Sim, eu quero vencer, começando pelo maior desafio, que é vencer-me.
Sair do abatimento que às vezes me pega, sair da comparação em que às vezes me pego.
Sair dos relacionamentos que tanto me fazem mal, buscar soluções para os vícios que me acompanham.
Largar as muletas que uso como desculpa para não crescer.
Deixar de usar a mentira como recurso.
Afastar-me da inveja quando ela chegar.
Ser mais fiel a mim mesmo, para não me ferir e nem trair quem eu tanto amo.
Senhor, rogo-Te ainda, piedade e misericórdia; piedade pelos erros que cometo.
Misericórdia porque sei que alguns eu ainda vou repetir, não por desejo próprio, mas porque ainda sou fraco na fé.
Sou criança nos Teus ensinamentos, que busco seguir, mas ainda não consigo acompanhar, por isso, de todo o Teu Evangelho, eu peço Senhor, ensina-me pelo menos a perdoar, para que um dia, depois de tantas lutas e até mesmo dor, eu possa realmente viver o amor (Ágape), sem portas, nem janelas, sem fronteiras aprendendo na alma a Tua sublime lição, amar ao próximo como a mim mesmo.
Alcançando assim Tuas sandálias, cujos rastros eu tento seguir, neste dia em que abençoas assim.
Peço humildemente a sua bênção, Senhor de toda a Luz, Caminho, verdade e vida.
Jesus, querido Mestre do Amor, mesmo ferido e cheio de dor, ajude-me a recomeçar neste Ano Novo! Amém!

Inspiração para a oração de ano novo

As palavras ditas pelo Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa também servem como grande inspiração para a virada de ano, lembrando-nos da importância de orar, ter fé, mas de também seguir levando em conta o poder de ação do Espírito Santo, e as maravilhas que ele pode realizar em nossas vidas.

Preparar tudo bem é necessário, mas sem jamais cair na tentação de querer encerrar e pilotar a liberdade do Espírito Santo, que é sempre maior, mais generosa do que todo planejamento humano (Cf. Jo 3,8). Cai-se nesta doença porque “é sempre mais fácil e cômodo adaptar-se às suas posições estáticas e imutáveis. Na realidade, a Igreja mostra-se fiel ao Espírito Santo na medida em que não tem a pretensão de regulamentá-lo e de domesticá-lo… – domesticar o Espírito Santo! – … Ele é frescor, fantasia, novidade”. Que preciosidade posta à nossa disposição justamente nesta virada do ano!

 

Luz na missão!

Tenha a oração de ano novo como um instrumento de fé. Incorpore-a em suas festividades, em seu momento de reflexão, e que saibamos balancear e vigiar nossas atitudes, entregas e sempre fortalecer a nossa fé por meio da oração.

Orações de Ano Novo para compartilhar

Compartilhe e ore para que o seu ano comece próspero!

 

COMPARTILHE