Orações

Orações de Carnaval: confira preces para o momento de reflexão

Orações de CarnavalOrações de Carnaval

Que tal tirar um tempinho fazer algumas orações no carnaval?

A festa pode até ser conhecida como um dos maiores eventos realizados em solo brasileiro, e também em alguns lugares do mundo, mas, ao mesmo em que o samba não para, o período deste feriado pode ser usufruído de maneira mais tranquila e religiosa. Há espaço para todos!

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Para ficar por dentro

Antes de falarmos mais especificamente sobre as orações de carnaval, é importante relembrar a história de conexão entre o catolicismo e a própria festividade em si.

O Carnaval é comemorado em um fim de semana que antecede a data de início da Quaresma, tudo dentro do calendário da igreja católica. Data esta que é marcada por período de grande reflexão e um comportamento introspectivo, de oração e observação de si mesmo.

A Quaresma é o caminho que percorremos até a Páscoa, um momento de transformação pessoal, que pode incluir ações pelo próximo, e que agregam na nossa caminhada como cristãos.

E a Páscoa, bom, essa popular festividade você já sabe, a data celebra a ressurreição de Jesus Cristo, um dos momentos mais significativos para a religião católica.

Ainda sobre o carnaval

Conta-se que a festa teria surgido tempos antes do surgimento do Cristianismo, marcada por uma celebração regada a exageros e sem hora para acabar.

Entende-se então que, a igreja católica transformou a motivação da festividade, deixando sua compreensão como uma despedida do período de muita alegria, passando então para os dias de intensa reflexão.

Resumidamente, a ideia é que vivenciemos um período de alegria, mas, que tenhamos depois também um momento de grande reflexão sobre todos os nossos atos.

Como comemorar o carnaval na igreja?

Essa pergunta pode parecer sem resposta, e você pode até ter questionado o título deste artigo, mas, o que acontece é que existem milhares de opções para quem opta por fugir da folia das ruas, e aproveitar o momento para se encontrar consigo mesmo.

Mas, veja bem, não estamos falando apenas sobre retidão ou isolamento, a sugestão aqui é aproveitar justamente o feriado de carnaval, disfrutando das muitas opções que as igrejas oferecem também neste período.

Um belo retiro de carnaval é uma das opções mais seguidas pelos fiéis. Neste momento, você reserva sua atenção, dedicação e concentração às orações, reflexões e demais atividades que, quando bem elaboradas, trazem tanta diversão quanto qualquer outra festa.

Entenda mais sobre o carnaval religioso.

Hora da música

Além das orações, os retiros de carnavais são famosos por envolver muita música de animação e avivamento, trazendo alegria aos corações mais desolados, e reiterando os corações de quem apenas busca paz e tranquilidade nestes dias de tanta folia e barulho.

Paróquias e comunidades, em todo o canto do Brasil, começam a divulgar eventos do tipo, logo no começo do ano. É bom ficar atento para as datas e não perder esta grande oportunidade de louvar a Deus e também se divertir com as pessoas que você mais ama.

Aproveite para levar a família. O retiro é uma excelente opção porque, em sua maioria, não diferencia. A ideia é que todos estejam juntos, independente de idade, confraternizando e celebrando este momento de início da Quaresma.

Celebrando e Orando

Lembrando que quem canta, na verdade, está orando duas vezes. O mais importante, e que vai dar energia para aguentar o ritmo dos retiros de carnaval, é a oração.

As orações de carnaval embalam esses retiros, seja nos momentos de reflexão ou até mesmo nas horas de alegrar, e deixar o sono de lado para curtir a animação que a palavra de Jesus traz.

Não vá pensando que vai encontrar apenas momentos de silêncio, mas eles também são essenciais para deixar este período de inserção à Quaresma completo.

Celebrando e orando, Carnaval religioso

Há muitas outras celebrações e datas comemorativas católicas. Conheça algumas das festas religiosas no Brasil.

Orações de Carnaval

Separamos abaixo duas opções de oração para o período de carnaval. Uma para refletir nos retiros que acontecem durante a festividade, ou até mesmo em casa, e outra para o período pós-carnaval.

Para quem cometeu alguns excessos, Deus está ao nosso lado para nos dar o perdão, sempre que nos arrependemos com verdade no coração. Sendo assim, esta segunda oração vale para quem precisa retomar a quietude, e adentrar o período quaresmal com o coração livre de represálias ou pecado.

Oração para o Carnaval

Meu bondoso Deus, que a festividade que por hora se realiza, seja um período proveitoso para reencontrarmos a pureza que nos destes na criação e em nossa vinda na Terra.
Que tenhamos discernimento para aproveitar o momento antes da Quaresma, para que então possamos nos entregar de corpo e alma no período de reflexão.

Que cantemos os louvores, e que rezemos preces que busquem sempre por sua intercessão e amor.
Que a festa seja feita em nossos corações, e que a alegria permaneça na manhã seguinte, mesmo que com retidão, e em todos os outros dias de nossas vidas.
Amém..

Oração pós-carnaval

Senhor, em momentos de reflexão sobre a minha vida, senti que muitos erros me levaram ao sofrimento, à angústia, à dor.
Senti que me afastei dos Teus ensinamentos, das Tuas lições, dos Teus exemplos.
Perdoe-me, Senhor! Eu preciso, eu quero recomeçar.
Para aprender que não sãos as minhas verdades que me farão conhecer os caminhos da paz interior.
Mas o cultivo da minha fé em Tua presença.
Sempre, sempre, sempre!
Que a luz divina que emana da Tua mais profunda misericórdia ilumine meus dias a partir daqui, para o sempre.
Amém.

 

Seu jeito próprio de refletir…

É fato que colocamos aqui as sugestões de oração encontradas em livros e em sites de grande visibilidade na internet, mas, não se esqueça que a oração existe em você.
As orações de carnaval podem surgir de suas próprias reflexões, basta prezar pela tranquilidade, e buscar em meditação pela paz que só Deus pode conceder.

 

Leia o que são orações e descubra as 7 orações mais famosas.

COMPARTILHE