Religião Católica

Países mais católicos do mundo: Conheça o TOP 10

paises mais catolicos do mundo

O catolicismo é de fato uma das religiões mais difundidas em todo o mundo. Com uma história de mais de dois mil anos, a religião possui fiéis espalhados por quase todos os países do mapa-múndi. E você sabe quais são os países mais católicos no mundo? Confira com a gente um pouco mais sobre essa difusão da religião católica por diferentes cantos do globo.

Nascimento e difusão do catolicismo

Com a fundação do Cristianismo, tempos após o advento de Jesus Cristo, os denominados cristãos e seguidores se espalharam por diferentes localidades, dando forma à diferentes religiões e vertentes, tendo o catolicismo como a mais forte e predominante entre elas.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Inicialmente, eles levavam a boa nova sobre o nascimento de Jesus, e depois todos os demais ensinamentos que viriam a ser compartilhados na Bíblia Sagrada.

A expansão do catolicismo deve-se aos fiéis que foram tocados pelo nascimento do filho de Deus, e por toda a peregrinação realizada em seu nome.

Mas, como se deu essa história de expansão?

Muitas instituições detentoras do poder na época (século IV), assim como o Império Romano, travaram batalhes contra o crescimento da igreja católica. Mas, os povos que até então conheciam apenas o judaísmo, tomaram conhecimento também desta nova vertente religioso.

Tanto tomaram conhecimento que o próprio Império Romano cedeu aos populares, e afirmou o catolicismo como religião oficial, o que permitiu uma expansão gigantesca da religião em todos os cantos da Europa, partindo após isso para novos continentes.

Isso tudo marcou o período final da antiguidade. A igreja católica veio então se renovando diante das mudanças da sociedade, atravessando o século XX com novas características e práticas, visando o acolhimento de cada vez mais fiéis.

Essa é uma forma bem resumida de retratar a evolução da religião católica no mundo. Naquela época, ninguém imaginava a dimensão que tudo viria a tomar no futuro.

Os países mais católicos do mundo

Pesquisas apontam mais que cerca de 1 bilhão de pessoas se declaram católicas ao redor do mundo. Países como Brasil e México são terras consideradas as mais católicas do mundo, em número de fiéis principalmente.

Quais são os países mais católicos do mundo?

10. Congo

Localizada no continente africano, a República do Congo possui mais de 30 milhões de católicos, o que corresponde a mais de 47% de sua população. Praticamente a metade, né?
A quantidade de fiéis no país acaba representando 2,9% do número total de católicos em todo o mundo. E muito dessa predominância deve-se à colonização do próprio país, que vive influências francesas até os dias de hoje.

9. Espanha

Situado na Península Ibérica, no continente europeu, a Espanha é o quarto maior país do continente, e tem um número estimado de 34,6 milhões de católicos fervorosos. Estes números representam 75,2% de sua população, e 3,2% dos católicos em todo o mundo.

Esse alto índice de fiéis deve-se à sua localização e proximidade de países que funcionaram como berço da expansão da igreja católica. Motivo este que é uma das grandes explicações para a Espanha ser um dos países mais católicos do mundo.

8. Polônia

Saindo disparado nesta “corrida” de números, os católicos poloneses somam mais de 35 milhões de fiéis, o que é praticamente 92% da população do país. Eles representam 3,3% dos católicos ao redor do mundo.

7. França

Localizada na Europa Ocidental, a França abriga um número estimado de quase 38 milhões de católicos em suas terras. Esta quantia representa 60,4% da população do país, sendo então 3,5% dos católicos ao redor do globo.

É relevante lembrar que: a França teria uma comunidade ainda maior, caso não fosse também terra de forte imigração islâmica, tendo o Islamismo como crença principal entre estes.

Confira dicas para fazer turismo religioso na França.

6. Colômbia

Habitado inicialmente por nações indígenas, o país pertencente à América do Sul, além de importantes crenças locais, possui mais de 38 milhões de católicos. Número este que representa 82% de sua população, e 3,5% dos católicos no mundo.

Colonizado posteriormente por espanhóis, o país deve esta tradição da religião católica aos seus próprios colonizadores.

5. Brasil

As terras brasileiras abrigam um dos maiores percentuais de fiéis católicos em todo o mundo. A religião católica está presente desde a colonização do país, com a chegada dos europeus.

Os católicos apostólicos romanos somam mais de 126 milhões no Brasil, de acordo com o IBGE, correspondendo a 65% da população brasileira e, consequentemente, 11,7% do número de católicos em todo o mundo.

É possível ver que a igreja católica está enraizada no Brasil, ao observar a quantidade de templos (capelas, igrejas e grandes santuários) espalhados por todo território brasileiro, e que fazem parte da história do povo brasileiro.

Além disso, o Brasil é um dos destinos religiosos mais procurados do Mundo.

Aproveite para conhecer motivos para fazer turismo religioso no Brasil.

4. Itália

Pode até parecer óbvio citarmos este país como um dos mais católicos, afinal, o Vaticano é situado justamente nestas terras, mas, os católicos italianos somam mais de 49 milhões de fiéis, sendo 81% de sua população, e ficando com a parcela de 4,6% dos católicos em todo o mundo.

As igrejas, tradições e a cultura religiosa que é enraizada no país, acaba fortalecendo estes números e fazendo a Itália ser facilmente lembrada como uma terra de católicos.

3. Estados Unidos

Você pode até estranhar ao ver este país na lista, mas, os Estados Unidos da América possuem, aproximadamente, 75.3 milhões de católicos em seu território, número este que representa quase 25% de sua população total.

Lembrando que o Protestantismo também tem grande força no país. Mas, nada bate a quantidade de fiéis católicos. Eles representam 7% dos católicos em todo o mundo.

2. Filipinas

O arquipélago que constitui o país nomeado de Filipinas tem, aproximadamente, 103 milhões de habitantes, e deste número, a impressionante marca de 75,5 milhões é constituída por católicos.

Esta quantia de fiéis corresponde à 81% da população, e 7% dos católicos ao redor do mundo.
A predominância católica é real por lá!

1. México

Por último, e não menos importante, afinal, o México jamais poderia estar fora da lista de países mais católicos do mundo. os mexicanos marcam presença nesta lista de maneira vigorosa. O país que tem, em média, 123 milhões de habitantes, possui um número de fiéis católicos estimado em 96,4 milhões, o que representa 85% da população do país.

No total, em uma escala mundial, os católicos do México representam 8,9% dos fiéis em todo o mundo. Os números são impressionantes.

Fiéis em todos os cantos do mundo!

Agora que você já conhece alguns dos países que mais possuem fiéis da igreja católica, que tal programar uma viagem para um destes destinos?

Visitar os países mais católicos do mundo pode ser uma experiência e tanto, seja numa perspectiva cultural, pessoal e até de evolução de fé.

COMPARTILHE