Notícias

Papa doa estátua “Cristo Sem-Teto” para o Rio de Janeiro

Papa doa cristo sem teto

Papa doa Cristo Sem-Teto para a Igreja do Brasil. A estátua chamada Cristo Sem-Teto tem um forte significado e já foi doada, inclusive, para vários outros países. Confira do que se trata a estátua, a doação de Papa Francisco e qual o seu significado.

Papa doa Cristo Sem-Teto

O Papa Francisco presenteará a Arquidiocese do Rio de Janeiro, no domingo, dia 18 de novembro, com uma escultura chamada “Jesus Sem-Teto” em celebração ao Dia Mundial dos Pobres.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Não é a primeira vez que O Papa doa Cristo Sem-Teto. Além do Rio de Janeiro, outras cidades ganharam um exemplar da escultura de nome Jesus Sem-Teto. Há versões da estátua na Carolina do Norte, em Indianápolis e em Detroit nos Estados Unidos. É também possível encontrar nas cidades de Toronto, Washington D.C., Dublin, Chicago e Madri.

Criada inicialmente em 2013 pelo escultor canadense Timothy Schmalz, a figura de Jesus foi inspirada de uma cena muito comum nos grandes centros. Ao ver um sem-teto coberto em uma das ruas de Toronto, Timothy com o coração cheio de misericórdia, pensou: “Só vejo Jesus”. E, assim, criou sua primeira estátua que nos passa a mensagem de que toda a vida é sagrada.

A intenção de Papa Francisco

Papa doa estátua “Cristo Sem-Teto” com a intenção de presentar a Arquidiocese do Rio de Janeiro e sensibilizar a população católica que segue os ensinamentos de Jesus.

E não podemos nos esquecer que o nome papal do pontífice não foi escolhido em vão. “Não nos esqueçamos dos pobres”. E dessa maneira nosso atual e querido papa se inspira nas palavras e dedicação de São Francisco de Assis pelos mais humildes.

Além disso, o Papa doa a estátua “Cristo Sem-Teto” com a intenção de impactar as pessoas. Com essa figura de Jesus exposto nas ruas das grandes cidades do mundo, nosso Papa quer passar para os cristãos a mensagem de que até Jesus poderia estar naquela situação. E quem somos nós para julgar e deixar de prestar assistência?

Programação do dia do Pobre

A programação na Catedral será voltada aos moradores de rua que receberão apoio e alimentação durante todo o dia.

A Arquidiocese oferecerá diversos serviços para a população carente. Alguns dos serviços serão: café da manhã, audiência pública, ação social na Cracolândia, além de banho, corte de cabelo, ações para renovar e fazer documentações, missas e almoço.

Papa doa Cristo Sem-Teto para que fique exposto em frente à Catedral do Rio de Janeiro, na rua Benjamin Constant, no bairro da Glória estará acessível ao público a partir do dia 18 de novembro.
Cristo Sem-teto

Situação dos moradores de rua no Brasil

Uma pesquisa publicada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)  e com base em dados de 2015 projetou que o Brasil tem mais de 100 mil pessoas vivendo nas ruas.

O estudo intitulado de Discussão Estimativa da População em Situação de Rua no Brasil mostra quão grave é a situação atual do país.  Dessas 101.854 pessoas (dados de 2015), 77% estejam concentradas nas grandes cidades do Brasil, principalmente em cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo.

O documento considera que a “atividade de vigilância socioassistencial deveria vir acompanhada de um maior esforço de incorporação deste grupo no Cadastro Único para Programas Sociais, de forma que amplie o acesso da população em situação de rua às políticas públicas, tais como transferência de renda, inclusão produtiva. ”

Igreja Católica ajuda diariamente

A Igreja Católica tem o dever de ajudar a população, principalmente os mais necessitados. E essa é a essência da Igreja. Como disse Jesus: “Os pobres, sempre os tendes convosco.” 

Nas tarefas da igrejas para com a sociedade está: trabalhos com dependentes de álcool e drogas, reintegração social, distribuição de alimentação, roupas e bens aos mais carentes, centros de alfabetização e muito mais.

Fazer o bem sem olhar a quem

Aquela velha máxima “fazer o bem sem olhar a quem” é exatamente o que Jesus Cristo prega. Seus ensinamentos nos mostram que  “devemos ser luz nesse mundo de trevas“, ou seja, dessa maneira sempre ajudar o próximo, espelhar o bem e os ensinamentos de Deus em todas as nossas ações.

Como ajudar alguém em situação de rua

Se você conseguir ou encontrar alguém em situação de rua e não souber o que fazer para ajudar essa pessoa, fica aqui a dica para que você possa fazer a diferença na vida de alguém.

Ofereça alimentação, dedique atenção e indique o trabalho social mais próximo para que a pessoa possa ser atendida por um órgão prestador de serviços para a comunidade carente, que ofereça banho, cama e todo o suporte necessário.

Serviços sociais

Outra forma de fazer o bem é prestando serviços para a sociedade como um todo. Seja consciente em relação à sua comunidade e às dificuldades enfrentadas pelas pessoas em seu entorno.

Foi exatamente o que Francisco de Assis nos ensinou, não é mesmo? Amar ao próximo, ajudar os humildes e necessitados.

Um dos  ensinamentos de São Francisco de Assis diz:

Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado… Resignação para aceitar o que não pode ser mudado… E sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Se você quer realmente fazer o bem, procure alguma instituição próxima de você e ofereça trabalho voluntário para ajudar sua comunidade e, assim, fazer o bem sem olhar a quem.

 
Leia mais notícias do mundo católico no Rumo da Fé.

COMPARTILHE