Religião Católica

Papa Francisco: conheça a vida e a tragetória de Jorge Mario Bergoglio

Papa FranciscoPapa Francisco

Papa Francisco, tendo nascido como Jorge Mario Bergoglio; em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, sucessório do Papa Bento XVI, é o 266º pontífice da igreja católica.

Arcebispo de Buenos Aires até 1998, elevado a cardeal em 2001, foi o primeiro papa nascido no hemisfério sul, latino americano e o primeiro pontífice com o nome de Francisco, em mais de 1.200 anos, o primeiro papa. Francisco foi eleito papa em 13 de março de 2013.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio é argentino, nascido em uma família de imigrantes italianos. O seu pai, Mario Giuseppe Bergoglio Vasallo, era um trabalhador ferroviário e sua mãe, Regina Maria Sivori Gogna, nascida em Buenos Aires, de pais genoveses, era dona de casa. Os dois se casaram em Buenos Aires em dezembro de 1935.

Interesses de Papa Francisco

Mario Giuseppe também tinha outras habilidades e interesses quando criança. Era jogador de basquetebol no San Lorenzo, uma das maiores equipes de futebol argentino e cujas origens haviam sido impulsionadas por um padre. Jorge veio a ser torcedor sanlorencista mais tarde, acompanhando todos os títulos desde os dez anos de idade. Após tornar-se papa recebeu uma visita de todo o time de futebol.

O primogênito

Papa Francisco é o mais velho de cinco filhos, tendo como irmãos: Oscar Adrian Bergoglio , Marta Regina Bergoglio, Alberto Horacio Bergoglio, já falecidos e Maria Elena Bergoglio.

Formado em química

Jorge Bergoglio é graduado e mestre em química, pela Universidade de Buenos Aires. Em sua juventude, precisou retirar um dos pulmões devido a uma doença respiratória.

O quase casamento

Durante a sua adolescência, teve uma namorada, chamada Amália, chegou até pedi-la em casamento durante a época, tendo ele inclusive afirmado que, do contrário, se tornaria padre, segundo ela.

Confira outras curiosidades de Papa Francisco.

Conheça o caminho percorrido pelo Mario, desde o início

Em março de 1958, iniciou no noviciado da Companhia de Jesus. Ingressou o juniorado em Santiago, Chile e se formou em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Lecionou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires de 1964 a 1966.

Diplomou-se em Teologia em 1969. A partir daí seguiram muitas nomeações: recebeu a ordenação presbiteral em 13 de dezembro, por Dom Ramón José Castellano. Em 1973 realizou seus últimos votos na Companhia de Jesus. Foi nomeado Mestre de Noviços em 1973, em San Miguel, ano em que também foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina. Após o período do provincialato, retornou a San Miguel, para ensinar em uma escola dos jesuítas.

Em sua trajetória, sempre esteve ligado ao ensino e de 1980 a 1986 foi reitor na Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba. Além da língua-mãe, espanhol, é fluente em italiano, alemão, francês e inglês, tendo razoáveis conhecimentos de português.

Entenda mais sobre o cargo de Papa na Igreja católica.

Nome Papal

Após ser eleito Papa, o pontífice decidiu usar o nome de Francisco, jamais utilizado por um papa e em honra de São Francisco de Assis, padroeiro da Itália e fundador da família franciscana.

A escolha foi motivado pela frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: “Não esqueça dos pobres”, palavra que fez referência aos ensinamentos de São Francisco de Assis por sua dedicação aos pobres, sua humildade e serviência.

Aprenda mais sobre São Francisco de Assis, o santo que inspira nosso Papa.

Em que país nasceu o Papa Francisco

Papa Francisco, nasceu no bairro Flores, região central de Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

Episcopado

O Papa João Paulo II nomeou Jorge Mario Bergoglio, bispo auxiliar de Buenos Aires, com a Sé titular de Auca (Aucensi).

Sua ordenação episcopal aconteceu em 27 de junho de 1992, pelas mãos do cardeal Quarracino, de Dom Emílio Ogñénovich e de Dom Ubaldo Calabresi. Já em junho de 1997, foi designado arcebispo auxiliar de Buenos Aires. No ano seguinte, em 28 de fevereiro de 1998, foi eleito arcebispo metropolitano de Buenos Aires.

O dia em que Jorge virou Papa Francisco

Em março de 2013, após sua longa caminhada na Igreja Católica, foi eleito papa em 13 de março de 2013, quando o papa Bento XVI se abdicou do papado para se dedicar a oração.

A escolha do Papa

A escolha do Papa deu-se ao segundo dia do conclave, quando optou pelo nome de Francisco. Assim Papa Francisco se tornou o primeiro jesuíta a ser eleito Santo Padre, o primeiro Papa não europeu em mais de 1.200 anos, desde Papa Gregório III, de nacionalidade síria que representou a Igreja Católica de 731 a 741.

Episcopado de Francisco

Após o resultado da eleição na Capela Sistina, foi perguntado a Bergoglio se aceitava a escolha, e ele então declarou: “Eu sou um grande pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito“. O anúncio (Habemus Papam) foi feito por Jean-Louis Tauran.

Entenda porque Francisco é chamado de Papa da tolerância.

Frases Marcantes do Papa Francisco

Abaixo, conheça as frases mais famosas e de mais valor de Papa Francisco em seus anos ocupando o mais alto posto na hierarquia da igreja católica:

O dinheiro tem que servir, não governar.

Deus usa de tanta misericórdia conosco. Aprendamos também nós a usar de misericórdia com os outros, especialmente aqueles que sofrem.

Não se pode viver sem os amigos, eles são importantes!

Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos. Precisamos de pontes, não de muros.

Quer conhecer outras frases? Confira as frases de Papa Francisco.

Gostou de conhecer mais sobre Francisco?

COMPARTILHE