Notícias

Paróquias de Manaus se mobilizam para ajudar vítimas do incêndio

Paróquias de Manaus se mobilizam para ajudar vítimas do incêndioParóquias de Manaus se mobilizam para ajudar vítimas do incêndio

Todas as paróquias de Manaus se mobilizaram e estão de portas abertas para recolher doações para os desabrigados, vítimas do segundo maior incêndio já ocorrido na capital amazonense.

Pelo menos três mil pessoas ficaram desabrigadas, 17 foram levadas para hospitais e duas continuam internadas. Um incêndio consumiu cerca de 600 casas, no bairro Educandos, na madrugada do dia 18 de dezembro de 2018. A Prefeitura de Manaus decretou estado de emergência.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Convocação à solidariedade

E, devido a esse cenário devastador, a Igreja de Manaus rapidamente se mobilizou e convocou à solidariedade. Assim, os pontos de coleta dentro das igrejas já estão recebendo doações como alimentos, roupas, colchões, lençóis e travesseiros. E voluntários estão cozinhando para doar refeições prontas em algumas paróquias.

A Caritas Arquidiocesana é uma das principais articuladoras da rede de solidariedade. Logo após o incêndio, ela se dirigiu à Arquidiocese de Manaus com uma mensagem:

A Caritas existe para que, nestas situações, a Igreja possa dar uma resposta organizada e efetiva. Nós sabemos como fazer. Tenha certeza que responderemos com generosidade.

No entanto, mesmo com o esforço de retirar os bens das casas antes que o fogo se alastrasse, muitos dos objetos foram roubados em meio ao tumulto. Uma lástima.

Mensagem do Padre Alcimar Araújo

De acordo com o vice-presidente da Caritas Arquidiocesana de Manaus, Padre Alcimar Araújo, os desabrigados vivem um momento de muito sofrimento por terem perdido tudo o que tinham. Por outro lado, surge uma dinâmica muito interessante, que é uma onda de solidariedade, se alegrou o vice-presidente.

O Padre ainda explicou:

Nesse primeiro momento todo mundo ajuda, recebemos muita comida, mas com o tempo a solidariedade diminui e é necessário ter planejamento e ação continuada para responder às necessidades desse povo.

A Caritas começou a fazer um levantamento social das famílias atingidas para traçar metas de ações.

 

Em uma Nota de Solidariedade, a Arquidiocese de Manaus publicou:

A arquidiocese de Manaus, diante da situação que a comunidade de Educandos está vivendo por causa do incêndio ocorrido na noite dessa segunda-feira, 17/12/2018, orienta que todas as suas paróquias e áreas missionárias abram suas portas e passam a servir de base para coleta de doações para as famílias desabrigadas, atingidas pelo incêndio.

Roupas, calçados, alimentos, água, colchões, material de higiene, entre outros, estão sendo recebidos em todas as paróquias e áreas missionárias e serão destinada às famílias.

Leia mais notícias do mundo católico no Rumo da Fé.

COMPARTILHE