Religião Católica

Conheça os personagens bíblicos com o mesmo nome

personagens biblicos com o mesmo nome

Quantas pessoas de nome João, Pedro ou Lázaro você conhece? Muitas, não é verdade?! Mas, você sabia que antigamente, nos tempos da Bíblia, esse problema já existia. Nessa época era comum ter muitos personagens bíblicos com o mesmo nome.

Contudo, a situação era mais complicada, já que os sobrenomes não existiam e as pessoas eram conhecidas apenas pelo primeiro nome. Por isso, para ajudar você a entender o papel de cada pessoa no livro sagrado, separamos uma lista com personagens bíblicos com o mesmo nome. Confira:

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Personagens bíblicos com o mesmo nome

João Batista e João Evangelista

Entre os principais personagens bíblicos com o mesmo nome está João. Esse era um nome popular no tempo de Jesus. João Batista era um parente do Salvador, filho da prima de Maria.
Ainda no ventre de sua mãe, ele já carregava o Espírito Santo e desde que nasceu, João preparou o caminho para o ministério de Jesus. Esse João ficou conhecido como João Batista, pois, ele batizava as pessoas que se arrependiam no rio Jordão.

Já João Evangelista ficou mais conhecido por ser um dos 12 apóstolos de Jesus e por escrever vários livros do Novo Testamento, incluindo o evangelho, as três cartas de João e o Apocalipse.
Existe ainda outro personagem bíblico de mesmo nome, também conhecido por Marcos ou João Marcos. Ele foi o autor do livro de Marcos, no Novo Testamento, e trabalhou com os discípulos Paulo, Barnabé e Pedro.
Havia outro personagem bíblico de mesmo nome João?

João era um nome muito comum, mas como as pessoas não tinham sobrenome e precisavam ser diferenciadas umas das outras, muitas vezes acrescentavam um título, por isso ao ler a Bíblia, é normal você encontrar o nome seguido da profissão ou de uma caraterística física.

São Tiago Maior e São Tiago Menor

Outro personagem bíblico de mesmo nome e que confunde os fiéis é São Tiago Maior e São Tiago Menor. Entretanto, eles são fiéis bem diferentes, já que São Tiago Maior é irmão de João e se tornou conhecido como Tiago, o Justo.

Tiago Menor, é mais conhecido como Santiago Menor ou São Tiago Menor. Ele é filho de Alfeu e Maria, irmão de Judas Iscariotes e primo do Senhor Jesus Cristo. Por decidir seguir Cristo, ele foi uma das testemunhas da Ascensão e da Ressurreição, além de governar a Igreja de Jerusalém e ter uma grande importância nos evangelhos.

Quem foi São Tiago Menor?

São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus e só recebeu o “Menor” para o diferenciar de São Tiago Maior. Ele foi identificado como “irmão do Senhor”, mas na verdade, esse Tiago era seu primo.
Em alguns livros da bíblia, São Tiago Menor era tratado como uma das figuras principal da Igreja, além de receber mais atenção e afeição de Jesus. São Tiago Menor ensinava muitas pessoas, pois era um homem de pureza e graça e servia a Deus, desde seu nascimento, vigorosamente.

São Tiago Menor e sua ligação com Jesus

Por ser um parente de Jesus, São Tiago Menor tinha uma relação bem próxima com Jesus e era conhecido por ser “irmão de Deus”, quando na verdade era primo, e trabalhavam para divulgar o evangelho juntos.

São Tiago Maior, o grande amigo do Mestre

Já o São Tiago Maior foi o primeiro apóstolo a derramar o sangue pelo Evangelho. Ele nasceu em Betsaída, era filho de Zebedeu e de Salomé e irmão de João, o Evangelista. Junto com João, ele era pescador e foi chamado por Jesus para ser discípulo d’Ele.

Dentre os doze apóstolos, São Tiago Maior foi um grande amigo de Jesus e fez parte do grupo mais íntimo (formado por Pedro, Tiago e João). Ele procurou viver com fidelidade, mas foi somente após a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, que São Tiago Maior correspondeu melhor aos desígnios de Deus, como pode ser lido no livro dos Atos dos Apóstolos.

Quantos personagens bíblicos de mesmo nome Maria são mencionados na Bíblia?

Você já deve ter reparado que existem muitas Marias citadas na Bíblia e a primeira que vamos tratar aqui é a mais conhecida, a mãe do Senhor Jesus.

Essa Maria foi a serva do Senhor escolhida para engravidar e dar à luz ao nosso Salvador. Não há muitas dúvidas sobre ela, pois todos a conhecem e sabem que ela estava presente na morte de Jesus e tinha uma fé inabalável.

Maria, irmã de Marta e de Lázaro

Outro personagem bíblico de mesmo nome é Maria, irmã de Marta e de Lázaro. Na Bíblia, é possível ver algumas menções dela, como em Lucas 10:38-39, que diz que Jesus se hospedou em sua casa e ela sentou aos pés do Salvador.

Maria, Maria Madalena

Maria Madalena foi testemunha da morte e sepultamento de Jesus, como afirma o Mateus 27:55-56. Não existem muitos detalhes sobre ela, mas alguns dizem que ela é a mulher mencionada em Lucas 7:37-50, onde narra que havia uma mulher possuída por sete demônios.

Maria, esposa de Cleopas

Essa Maria, personagem bíblico de mesmo nome das outras é a esposa de Cleopas, citada no evangelho de João 19:25, também é citada como sendo a mãe de Tiago e José e que testemunhou a morte e o sepultamento de Jesus, conforme Mateus 27:56,61 e o viu ressuscitado, como diz Mateus 28.1-9.

Maria, Mãe de João Marcos

Esse personagem bíblico de mesmo nome é mencionada na Bíblia por ser mãe de João Marcos, parente de Barnabé e por colaborar com a igreja primitiva cedendo sua casa para reuniões, conforme Colossenses 4:10.

Judas Tadeu e Judas Iscariotes

Esses personagens de mesmo nome foram dois apóstolos de Cristo, mas vale lembrar que Jesus chamou ambos com o mesmo amor.

Judas Tadeu, filho de Alfeu e de Maria de Cléofas e irmão do apóstolo Tiago, chamado o menor, vai aparecer no livro de João 14:22 questionando Jesus. Além disso, esse Judas tem uma pequena carta no Novo Testamento, que ocupa duas páginas, e está antes do livro do Apocalipse.

Judas Iscariotes, durante a última ceia, assume ser o traidor de Cristo, mas depois se arrepende e é uns dos nomes mais famosos da Bíblia, por ter sido o responsável pela morte de Jesus.

Lázaro, o Mendigo e Lázaro, Irmão de Maria e Marta

Outro personagem bíblico de mesmo nome que parece ser a mesma pessoa é Lázaro, o Mendigo e Lázaro, Irmão de Maria e Marta

Lázaro, o mendigo de Lucas 16:20-31 não tem família e é indigente. Ele é citado em uma das parábolas de Jesus em forma de comparação com o rico insensível e Lázaro que estava à sua porta, sem recebeu alimento para sobreviver.

Já Lázaro, irmão de Marta e Maria, que é apresentado por João, tem família e não há relatos de ele ser uma pessoa com necessidades financeiras, pois oferece uma ceia a Jesus e seus amigos.
O que achou dessas explicações? Tem mais alguma dúvida sobre os nomes bíblicos? Deixe o seu comentário e participe desse artigo.

COMPARTILHE