Turismo religioso

Porque fazer turismo religioso no Brasil: confira os motivos

Porque fazer turismo religioso no BrasilPorque fazer turismo religioso no Brasil

O verão oficialmente chegou e junto com ele chegam também as férias de fim de ano! E que tal aproveitar esse momento para viajar pelo nosso país. Neste artigo você saberá porque fazer turismo religioso no Brasil e quais lugares deve conhecer. Confira!

Porque fazer turismo religioso no Brasil

De acordo com o bispo auxiliar de Belém (PA) e referencial da pastoral do Pastoral do Turismo da CNBB, dom Irineu Roman:

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

A escolha por roteiros religiosos nas férias é uma realidade que une a fé, a contemplação do patrimônio cultural e religioso e o encontro com outras culturas além de ajudar a fazer do tempo de descanso uma oportunidade de encontro com Deus que se manifesta, de forma especial, nos santuários e locais de grande devoção.

Dessa maneira, realizar um passeio, nem que seja de poucos dias em alguns dos locais sagrados e de cultos é um grande porque fazer turismo religioso no Brasil. Com certeza te ajudarão a renovar a sua fé.

E também contribuirá para perpetuar a religião católica no Brasil, estimulando, inclusive, a economia local. Ou seja, todos só tem a ganhar.

Ele ainda destaca que:

A Pastoral do Turismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com sua espiritualidade, formação e serviços se empenha na organização e desenvolvimento das atividades evangelizadoras nas suas mais variadas dimensões e desafios.

Estimativas do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo estima a realização de 75,5 milhões de viagens entre dezembro deste ano até fevereiro de 2019. O resultado é cerca de 2% maior em relação aos números do verão passado.

De acordo com o levantamento do ministério, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais estão entre os estados que serão mais visitados no período das festas de fim de ano (Natal e Réveillon) e das férias escolares em todo o país.

Além disso, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pernambuco e Goiás são destinos que também receberão um volume expressivo de turistas neste período.

Opções de passeios de turismo religioso

O Brasil tem dimensão continental, e por isso mesmo existem várias opções de cidades onde você encontra roteiros do turismo religioso.

Esses passeios passam por locais que são referências de oração e de fé. Assim, o turismo religioso no Brasil tem um potencial enorme.

São inúmeras igrejas, santuários e até mosteiros que recebem anualmente milhares de turistas. Veja algumas opções:

  • Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em São Paulo (SP), o maior santuário mariano do mundo;
  • Santuário de São Francisco das Chagas, em Canidé (CE);
  • Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA);
  • Santuário Basílica do Divino Pai Eterno – Trindade (GO);
  • A Catedral Basílica de Salvador, que é a Igreja Mãe das paróquias da Arquidiocese de Salvador (BA), que após 3 anos e 8 meses em processo de restauração, está de portas abertas.

Se você adora viajar, vai gostar de conhecer os destinos religiosos mais procurados no Brasil e no Mundo!

 

Brasil: país onde há muitos católicos

Você sabia que o Brasil faz parte da lista dos 10 países mais católicos do mundo?

De acordo com o IBGE há cerca de 126 milhões de fiéis católicos no país.  Com isso, vemos o turismo religioso no Brasil crescer cada vez mais.

COMPARTILHE