Religião Católica

Quaresma: o que é o como fazer

Quaresma o que é

A Quaresma é um convite para a mudança de vida, é deixar de lado tudo o que não nos serve mais, e que também não cabe ao outro. Ela traz como objetivo principal, a abertura de caminhos para a conversão, para o perdão e para o autoconhecimento.

A vivência do catolicismo é uma constante reflexão em torno de quem somos, como podemos ser pessoas melhores e em quem devemos nos inspirar para construir nossa história de vida junto a Deus.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Na igreja católica, existem diferentes momentos voltados essencialmente e especificamente para esses períodos de maior retidão e reflexão sobre si mesmo. A Quaresma é um dos mais populares deles. E é sobre ela que vamos falar!

O que é a Quaresma?

Entre os tempos litúrgicos reconhecidos pela igreja católica, a Quaresma se encaixa no período que se refere à um momento de total conversão. É o ato de observar a própria consciência e se livrar de vez de velhos hábitos, costumes, ou simplesmente refletir em cima das mudanças que desejamos para nossa vida.

A Quaresma nos prepara para a tão celebrada festa da Páscoa. Usufruímos dos quarenta dias para trabalharmos internamente todas as questões que nos assolam, o que nos leva ao pecado, e principalmente: quais mudanças eu quero ver no mundo, mas que começam com uma atitude que cabe somente a mim mesmo, a partir destes quarenta dias em diante.

É uma dedicação pontual que tem como intuito uma aproximação ainda maior do que é viver em Deus.

Significados de quaresma

Tendo início na quarta-feira de cinzas, e sendo finalizada no Domingo de Ramos, o tempo de Quaresma nos propõe reavaliarmos nossa vida como seguidores da fé de Jesus Cristo. Podemos pensar a Quaresma como um período de reconexão divina.

Sabia que os tempos litúrgicos possuem cores, e que elas muitas vezes são espelhadas nas decorações das igrejas e traduzem o sentimento do tempo em questão? A Quaresma é representada pela cor roxa, que remete justamente ao luto e reclusão, sinal de penitência e preparação espiritual para o momento da Páscoa.

O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no Monte Sinai, das tentações de Jesus.

Como viver o período de Quaresma
Como viver o período de quaresma

O objetivo da Quaresma é justamente instigar o nosso melhor acima de tudo. Devemos aproveitar este momento para nos desfazermos de tudo o que não nos acrescenta de forma positiva na vida, e que acaba nos afastando do caminho de Deus.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Vivemos cada dia para sermos alguém melhor, não é mesmo? Que tal aproveitar este período da igreja para aflorar tudo isso, ainda mais, dentro de nós. A oração é uma grande aliada para nos manter firmes e focados nos nossos objetivos de fé e vida.

Alguns aplicam também o jejum de algo que gostam muito ou que lhes faz bem, seja um alimento ou ação, no intuito de refletirem durante os quarenta dias sobre como viver sem esse alimento/ação em questão. E o quanto isso pode fazer diferença em sua vida.

O Jejum é obrigatório?

Muitos dizem que sim. O Jejum de algo que você gosta muito e que seja como penitência não comer (ou fazer, se for uma outra ação), é obrigatório aos católicos entre 18 e 60 anos de idade. Para quem não se encontre nessa faixa etária, o Jejum é opção.

Oração e Ação

Os princípios da Quaresma podem até parecer solitários ou reclusos demais. Acontece que, a intenção de Jesus Cristo é justamente o oposto disso. É claro que a retidão e os momentos de oração são indispensáveis. Orar alimenta nossa fé, espírito e nos leva para mais próximo de Deus.

A questão é que a oração precisa ser seguida de ação. Ou seja, além de dedicarmos tempo para refletir, orar e colocar nossas intenções, precisamos agir para que elas aconteçam, e não simplesmente caiam do céu. Mais do que isso, é necessário aproveitar este momento para doar-se ao próximo.

A Quaresma desperta também esse sentimento altruísta de se entregar ao próximo, doando-se, partilhando e fazendo o possível para que ele encontre caminhos e possibilidades em sua vida, quando muitas vezes tudo parece difícil ou tortuoso demais.

Trabalho voluntário, auxílio em pastorais que assistem ao próximo, doações do que é seu, mas que não lhe serve (literalmente) mais. Tudo isso, e muito mais, se encaixa no que significa agir. É fazer pelo próximo. Aproveite a Quaresma para despertar sentimento de gratidão, e inspirar-se na doação ao próximo.

É colocar a palavra do Evangelho em prática. Fazendo bem a si mesmo, e ao próximo também.

A Cruz

Entre todos os seus significados e estímulos, a Quaresma traz também consciência em relação a Cruz de Cristo, no sentido de compreender o sofrimento que ele mesmo viveu, para que hoje possamos viver nossas vidas em plenitude.

Trazendo para nossa realidade, é o momento onde reconhecemos qual é a nossa própria Cruz, e tomarmos posse dela para que qualquer dor ou sofrimento sejam amenizados cada vez mais. É trazer a mensagem de Deus para a nossa vivência.
Tudo com o objetivo de vivenciarmos a ressurreição de Cristo na maior alegria e pureza possível.

Santa Curiosidade

Além de ser um período de profunda auto-observação e ação na espera da glória pascal, a Quaresma também é realizada de outras formas, tendo o período em si como ponto principal.

A quaresma de São Miguel Arcanjo, por exemplo, é onde reza-se pela própria vida, refletindo sobre os detalhes da história do santo e toda sua jornada até a santificação.

Realiza-se entre os períodos de 15 de agosto a 29 de setembro, dia em que se celebra São Miguel Arcanjo. Mas, ela também pode ser rezada em outras épocas do ano. O importante é seguir o período estipulado de dias, e caprichar nas intenções.

Oração da Quaresma

Existem diferentes versões de orações para o período da Quaresma. Separamos uma delas, entre tantas, para você se dedicar e aplicar no seu dia-a-dia.
O importante é rezar com fé!

Pai nosso, que estais no céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai o nosso egoísmo em generosidade.
Abri nossos corações à vossa palavra, curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

COMPARTILHE