Religião Católica

O Sagrado Coração de Jesus

Sagrado coração de JesusSagrado coração de Jesus

O Sagrado Coração de Jesus se fez conhecido através da revelação de Cristo a uma serva no Mosteiro de Pary-le-Monial.
Margarida Maria Alacoque, foi a mulher a quem Jesus mostrou o seu coração em sua essência e entregou a mensagem do seu amor infinito por toda humanidade.

Qual o significado de Sagrado Coração de Jesus?

O Sagrado Coração de Jesus foi uma grandiosa revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus se fez presente.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Em suas aparições a Margarida, Jesus se materializou da forma como é visto hoje em dia nas representações do Sagrado Coração e pediu a que ela começasse a divulgar esta devoção. O significado desta imagem de origem divina, são diversos e sua simbologia pode explicar cada detalhe.

O Coração Fora do Peito

O Coração de Jesus fora do Peito é a mensagem de um amor imenso que transborda e não cabe no peito por toda a humanidade.

Coração em chamas

Este mesmo coração que transborda amor ainda foi revelado em chamas, que traz a simbologia do amor vivo, ardente e que incendeia com a presença do Espírito Santo. Capaz de contagiar e aquecer corações vazios e cheios de transgressões.

Um Coração envolto em Espinhos

Este é um símbolo forte do sofrimento em que se encontra o coração de Cristo devido a indiferença da humanidade que passa sem enxergar o seu imensurável amor que o levou a se entregar na cruz e ainda assim não ser reconhecido.

Os Gestos de Cristo

A imagem mostra claramente Jesus Cristo oferecendo seu amor com as mãos em seu coração, como se o entregasse a nós e convidasse nos a experimentar um jugo leve e sem sofrimento.

Os Gestos de Cristo e suas chagas

A imagem mostra claramente Jesus Cristo oferecendo seu amor com uma das mãos em seu coração, como se o entregasse a nós e convidasse nos a experimentar um jugo leve e sem sofrimento. Com a outra mão, Jesus mostra suas chagas, sua mão transpassada e cicatrizada é mais uma prova dos sofrimentos que assumiu em nosso lugar para que pudéssemos ter conhecimento sobre o verdadeiro amor do Filho do Homem.

As vestes de Jesus Cristo

Durante as aparições, Margarida descreveu as vestes Cristo como sendo uma túnica branca símbolo da pureza de todo seu amor que não pede nada em troca e os detalhes dourados como uma reafirmação de sua linhagem celestial. O manto vermelho simboliza mais uma vez dor e sofrimento da morte de Jesus por nós e a presença do Espírito Santo que respalda o este sentimento como verdadeiro.

História do Sagrado Coração de Jesus

Em 1773, Jesus fez sua primeira revelação a Santa Margarida, até então conhecida como Margarida Maria Alacoque. A revelação aconteceu durante uma festa do discípulo João e tratava-se da mensagem que fez o coração de Deus conhecido como Sagrado Coração de Jesus.

Santa Margarida teve acesso e intimidade para conhecer o coração de Deus, ela testemunhou a graça de recostar a cabeça no peito de Jesus e ainda ouvir: “Meu coração está embriagado de amor pela humanidade, que já não se contém as chamas da caridade e vê-se impelido a expandi-la por meio de ti para que alcancem a graça e não se percam em eterna perdição.

Ainda acrescentou a Margarida: “Aqui tens um precioso testemunho do meu afeto. Coloco em teu peito uma centelha das chamas mais vivas do meu amor, para que te sirva e te consuma deste momento até seu último momento na vida terrena. Até agora foste chamada de minha escrava; de hoje em diante, chamar-te-ás a discípula predileta do meu Coração.”

Jesus esteve na presença de Margarida por mais uma vez e em sua segunda aparição, veio para pedir-lhe para que se dispusesse ao cumprimento dos seus propósitos: em primeiro lugar, que comungasse todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, para reparar as injúrias que recebia no Sacramento; e que se levantasse todas as semanas na noite de quinta para sexta-feira, entre as onze e a meia noite e se colocasse durante uma hora com a face em terra, e olhasse todos os pecados dos homens na intenção de consolar o coração de Deus deste sensível abandono, do qual o sono dos Apóstolos no Jardim das Oliveiras, era apenas um ligeiro anúncio e uma pálida imagem.

A última aparição de Jesus

Já em sua terceira e última aparição Jesus pediu que, na primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpus Christi), fosse dedicada uma festa para honrar o seu coração, participando, no mesmo dia, da Santa comunhão, e que fizesse reparação decorosa pelas indignidades que ele recebe. E então prometeu que o seu coração se expandiria com abundância as riquezas do seu amor sobre todos aqueles que lhe prestarem esta honra ou procurarem que por outrem lhe seja prestada.”

Assim surge do próprio querer de Jesus, a Festa ao Seu Sagrado Coração, sendo instituída universalmente pelo Papa Pio IX em 1856.

Saiba a história completa de Jesus Cristo.

As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus

.
As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus

Em seu encontro com a Santa Margarida Jesus fez 12 promessas a todos aqueles que se tornarem devotos de seu Sagrado Coração, participarem da Missa durante nove primeiras sextas feiras de cada mês seguido, fazendo uma confissão reparadora e comungando. Veja a sorte de bençãos que elas trazem:
1ª – “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;
2ª – “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
3ª – “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;
4ª – “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;
5ª – “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;
6ª – “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;
7ª – “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;
8ª – “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;
9ª – “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;
10ª – “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;
11ª – “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;
12ª – “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

Dia do Sagrado Coração de Jesus

O Sagrado Coração Jesus também foi instituído como uma celebração litúrgica pela Igreja. A data é comemorada na segunda sexta-feira após o Corpo de Cristo, sendo uma das três solenidades do Tempo Comum, portanto é uma data móvel que não acontece sempre no mesmo dia em todos os anos.

Neste dia em especial o Sagrado Coração de Cristo é lembrado com louvores ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama, lembrando que Jesus também foi homem, para além de Deus. Para os católicos, foi deste Coração de Jesus que se abriram as portas do céu e que nasceu a Igreja do Senhor.

Oração do Sagrado Coração de Jesus

Divino Salvador que, perseguido pelos inimigos e ferido no Coração, pela tibieza de seus amigos, vos queixastes a Santa Margarida:

‘Tenho procurado consoladores e não os tenho encontrado.’ Aqui estou Senhor para vos consolar. Quero adorar vossa Majestade escondida, quero reparar as ofensas minhas e as dos outros. Quero amar o vosso amor desprezado e abandonado.

Consagro-me inteiramente ao vosso Coração. Sede Vós somente o meu Rei. Ajudai-me Senhor, a difundir nas almas o reino do vosso Coração. Acendei a chama do vosso amor no coração dos vossos sacerdotes, para que se tornem apóstolos infatigáveis e portadores das bênçãos do vosso divino Coração.

Fazei que compreendam finalmente, a honra e a obrigação que tem de Vos amar, para que unidos entre si com os laços de vossa caridade, glorifiquem todos, o vosso Divino Coração, que é para nós, fonte de vida e salvação.

Divino Coração de JESUS, reinai em meu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!

Conheça mais artigos sobre Religião Católica.

COMPARTILHE