Salmos

Salmo 10: um clamor pela justiça aos menos favorecidos

Salmo 10

O Salmo 10 traz uma mensagem clara sobre os desejos de justiça entre os homens, diante das barbaridades e acontecimentos muitas vezes gerados por nós mesmos.

As preces deste salmo falam sobre a ânsia pelo que é justo frente a impunidade de quem pratica e exerce o mal ao outro, em especial aos menos favorecidos socialmente e economicamente.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

As injustiças citadas neste salmo tocam especialmente no que se refere aos acontecimentos voltados aos pobres e fiéis.
As preces do Salmo 10 soam como a fala de alguém em desespero, clamando por Deus, para que ele escute e atenda o pedido de proteção aos menos favorecidos. Punindo então os mal-intencionados.

O Livro dos Salmos é repleto de lições e ensinamentos trazidos pelos escritos que, de forma diferente dos versículos do Evangelho, constroem narrativas mais específicas como esta.

Salmo 10 completo

O Salmo 10 é uma mistura de pedido de socorro, com uma mensagem de amor e esperança, de alguém que acredita na transformação vinda diretamente de Deus. É uma declaração de fé e esperança!

Confira a abaixo as palavras deste Salmo, e encontre o melhor momento para invoca-lo, buscando a atenção e direcionamentos de Deus.

  1. Por que estás ao longe, senhor? Por que te escondes nos tempos de angustia?
  2. Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.
  3. Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.
  4. Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
  5. Os seus caminhos atormentam sempre; os teus juízos estão longe da vista dele, em grande altura, e despreza aos seus inimigos.
  6. Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade.
  7. A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia; debaixo da sua língua há malícia e maldade.
  8. Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre.
  9. Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede.
  10. Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras.
  11. Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
  12. Levanta-te, Senhor. Ó Deus, levanta a tua mão; não te esqueças dos humildes.
  13. Por que blasfema o ímpio de Deus? dizendo no seu coração: Tu não o esquadrinharás?
  14. Tu o viste, porque atentas para o trabalho e enfado, para o retribuir com tuas mãos; a ti o pobre se encomenda; tu és o auxílio do órfão.
  15. Quebra o braço do ímpio e malvado; busca a sua impiedade, até que nenhuma encontres.
  16. O Senhor é Rei eterno; da sua terra perecerão os gentios.
  17. Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor.
  18. Para fazer justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem da terra não prossiga mais em usar da violência.

Como surgiram os Salmos?

A autoria do Livro dos Salmos é creditada, ao menos em sua maioria, ao rei Davi, que seria o autor de mais de setenta escritos, entre os 150 Salmos presentes neste livro. O que o torna assim, o maior livro de toda Bíblia.

O Livro dos Salmos é constituído por citações, cânticos e até poemas considerados proféticos, criando assim o coração do Antigo Testamento. É a síntese deste momento na Bíblia.

Encontre qui os outros salmos completos.

A Mensagem do Salmo 10

O Salmo 10 aborda o pedido pelo olhar divino sob os menos favorecidos, para que todo os que desejem ou exerçam algo para o seu mal, se afastem e sofram as devidas consequências.

A justiça é clamada entre as preces, principalmente os casos envolvendo os mais pobres, detentores de menos possibilidades e consequentemente os últimos a serem ouvidos em determinados cenários.

O mesmo Salmo ainda pede para que toda injustiça, maldade e violência siga longe de quem o reze e também dos que seguem em intenção durante a oração.

Como reza-lo?

De acordo com o que sempre falamos por aqui, a oração é um momento particular e pessoal. Tornar o Salmo 10 uma oração em sua rotina é o mesmo que aderir as reflexões pregadas em suas preces: uma sede de justiça aos que mal podem gritar por socorro, sendo você quem o procura ou alguém próximo.

Os salmos existem para refletirmos de maneira mais objetiva sobre os desejos de Deus para nossas vidas. Consuma esta leitura com o coração aberto e tire lições para diferentes âmbitos da sua vida.

O Livro dos Salmos é repleto de ensinamentos, dizeres e passagens que podem ser rezadas e até mesmo cantadas, tudo vai do que o seu coração desejar e sentir a necessidade. O importante aqui é levar o amor e entrega em primeiro lugar!

Salmo 10 para compartilhar

 
 

COMPARTILHE