Salmos

Salmo 13 completo : leia a passagem bíblica e entenda seu significado

Salmo 13Salmo 13

O Salmo 13 é um Salmo de lamentação atribuído a Davi. Suas palavras sagradas, trazem um pedido emocionado e até desesperado por ajuda divina. É um Salmo curto, porém traz um grande ensinamento para todos nós.

O Salmo 13 completo

  1. Até quando, ó Senhor, te esquecerás de mim? Para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
  2. Até quando encherei de cuidados a minha alma, tendo tristeza no meu coração cada dia? Até quando o meu inimigo se exaltará sobre mim?
  3. Considera e responde-me, ó Senhor, Deus meu; alumia os meus olhos para que eu não durma o sono da morte;
  4. para que o meu inimigo não diga: Prevaleci contra ele; e os meus adversários não se alegrem, em sendo eu abalado.
  5. Mas eu confio na tua benignidade; o meu coração se regozija na tua salvação.
  6. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

Qual o significado do Salmo 13?

Esse salmo é, claramente, uma oração a Deus em um momento de grande angústia. Mais do que isso. É assim que a maioria de nós reage em momentos de desespero, quando parece que nossas súplicas não estão sendo ouvidas e o socorro demora muito a chegar. Nos vemos em meio a um redemoinho de emoções e reações que nos levam a rezar e pedir com ainda mais força.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

Nessa jornada deste salmo, podemos observar três fases.

Fase 1

A primeira delas é a angústia, sentimento de abandono e desespero que podemos ver logo nos primeiros versículos do Salmo 13. Nesse trecho, Davi pergunta “até quando?” ou “por quanto tempo?”, se dirigindo ao Senhor. Esta é claramente a pergunta feita por alguém que já chegou ao limite de suas forças, alguém que já suportou todo tipo de provas e quer saber quanto mais terá de suportar, sem saber se conseguirá se manter em pé diante da aflição. Quantos de nós já não se viu em uma situação em que recorre a Deus e pergunta: “Por quanto mais tempo o Senhor me deixará nessa situação?”.

Fase 2

Muita gente se perde nessa fase se desesperando e se entregando ao medo e a frustração. Porém, Davi, não crê, de fato, que o Senhor o tenha abandonado, mas que ele está apenas adiando em enviar-lhe uma solução. É como se Deus estivesse desprezando-o, tivesse lhe virado o rosto, zangado.

Davi não parece questionar se o Senhor não o ama mais, mas quanto tempo mais irá demorar para enviar-lhe o socorro. Então, diante de Deus, Davi, no versículo 2, pergunta até quando ele lutará contra o “lamento diário no meu coração” e termina perguntando por quanto tempo seus inimigos “se levantarão” ou “serão exaltados” sobre ele. Perguntas que expõem sentimentos de angústia pela situação difícil.

Fase 3

Mas Davi, o nosso exemplo de servo que passa por problemas que não se resolvem, nos ensina uma atitude exemplar: a oração. Nos versículos 3 e 4 ele apresenta ao Senhor três pedidos: “olhe, por favor, e responda a mim”, desejando ser alvo da atenção especial do Senhor e ter sua oração atendida e ele também pede “traga luz sobre mim, por favor”. Esses são os pedidos que revelam um servo que leva a Deus seus problemas por meio da oração sabendo que somente ele pode atender aos nossos pedidos e dar fim às nossas mais profundas angústias.

A grande mensagem desse salmo

Por isso, o Salmo 13 atua como um bálsamo para nossa alma, extingue nossas mágoas e o desânimo, purifica nossos pensamentos e nos ajuda a evitar a frustração. Este salmo nos mostra a passagem do desespero à confiança, relembrando nosso compromisso com Deus e descrevendo o amor fiel a Ele. Esta é a grande mensagem que devemos guardar: apesar de tudo, devemos cantar, sem dúvidas e com fé porque Deus, certamente, nos libertará.

O que são os salmos

Salmos são orações ritmadas que devem ser cantados ou recitados partindo do princípio de que as palavras têm poder. O livro dos salmos é um trecho bíblico dividido em 150 salmos, que são considerados verdadeiras poesias religiosas. É o maior livro da bíblia e também o mais diverso e seu nome em hebraico, pode ser traduzido como música ou musical, o que justifica sua estrutura em versos.

Os Salmos são uma excelente fonte de instrução para oração e louvor, isso, porque, é a parte da bíblia com a qual a maioria de nós mais se identifica pois é onde o povo se dirige mais a Deus, entregando em suas mãos suas angústias, alegrias e pedidos. Esta forma de comunicação antiga expressa na forma de prosa e poesia (louvor), nos ajuda a encontrar as palavras que mais tocam nosso coração na hora de rezar e cantar para Deus. Não é por acaso que milhões de pessoas, judeus, cristãos e religiosos de outras tradições, recitam e cantam diariamente os salmos.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Por isso, os Salmos são recursos de cura para o corpo e para a alma já que cada um trás objetivos e benefícios específicos para solução de todos e quaisquer males e você pode utilizá-los de acordo com as suas necessidades.

Leia mais sobre Salmos e o que são.

Como achar o Salmo 13 na bíblia?

Para encontrar o Salmo 13 na sua bíblia, antes de mais nada, é preciso saber que este se encontra no Antigo Testamento, logo após o livro de Jó e antes do livro de Provérbios. Um outra forma de facilitar a sua orientação é consultar o índice da bíblia e buscar pela página específica onde ele se encontra.

Para facilitar a sua devoção, logo a baixo trazemos o Salmo 13 para que você possa ler e reler quando sentir necessidade.

Como rezar o Salmo 13?

O momento de oração é sempre muito particular e pessoal, por isso, não existem regras para a leitura de um salmo. Você pode tornar a leitura de salmos uma rotina diária, ler o mesmo salmo várias vezes seguidas ou verbaliza-lo durante 3, 7 ou 21 dias seguidos, com muita fé, refletindo sobre suas palavras e ensinamentos. O mais importante é que você use estes momentos de oração, meditação e louvor para apaziguar a sua mente e seu coração.

Sendo assim, coloque-se em um ambiente calmo onde não será incomodada e entregue-se às palavras deste salmo. Leia-o quantas vezes sentir necessário e principalmente, permita que ele fale ao seu coração.

Encontre todos os salmos completos e seus significados.

Quem é o autor?

Mais de 10 autores escreveram o livro de Salmos, em um período de, aproximadamente, mil anos, porém, a autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 poemas, incluindo o Salmo 13 que vimos aqui.

Descrito como “o doce salmista de Israel”, o rei Davi tem várias referências a sua habilidade na arte da adoração musical no Antigo Testamento, e até o próprio Jesus atribui a autoria de pelo menos um salmo a ele.

COMPARTILHE