Salmos

Salmo 20: Um exemplo da oração colocada em primeiro lugar

Salmo 20Salmo 20

O livro de Salmos é o maior livro da Bíblia e também um dos mais reverenciados. Sendo o décimo nono livro, composto de 150 capítulos, divididos em 5 livros: Livro I: 1 a 41; livro II: 42 a 72; livro III: 73 a 89; livro IV: 90 a 106; livro V: 107 a 15. Encontre nesse artigo o salmo 20 completo e seu significado.

Salmo 20 completo

  1. SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
  2. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
  3. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
  4. Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
  5. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o Senhor todas as tuas petições.
  6. Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
  7. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.
  8. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
  9. Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos.

Confira todos os salmos.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que são os Salmos?

O livro é uma espécie de síntese que reúne todos os temas e estilos dessa parte da Bíblia, utilizado pelo antigo Israel como hinário no Templo de Jerusalém, e, hoje, como orações ou louvores, tanto no Judaísmo, no Cristianismo e também no Islamismo (o Corão no cap. 17, verso 82, refere os salmos como “um bálsamo”). Os Salmos são conhecidos assim no mundo todo.

Quando surgiram os Salmos?

Poemas de louvor, os salmos foram inicialmente transmitidos através da tradição oral e a fixação por escrito teve lugar, sobretudo através do movimento de recolha das tradições israelitas, iniciado no exílio babilônico pelo profeta Ezequiel (séculos VII-VI a.C.). Como tal, muitos destes textos são muito anteriores. Ainda assim, tendo em conta a comparação com a literatura poética do Egito, da Assíria e da Babilônia, pode-se afirmar que estes poemas de Israel são um dos expoentes da poesia universal.

Quem escreveu os Salmos?

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 73 poemas. Asafe é considerado o autor de 12 salmos. Os filhos de Corá escreveram em torno de nove salmos e o rei Salomão ao menos dois. Hemã, com os filhos de Corá, bem como Etã e Moisés, escreveram no mínimo um cada. Todavia, 51 salmos seriam tidos de autoria desconhecida.

Significado do Salmo 20

O Salmo 20 é considerado por muitos cristão como um ato de priorização da oração em momentos difíceis. Ao que tudo indica, o Rei Davi vivenciava a iminência de uma guerra. A batalha se aproximava e todos os preparativos deviam ser feitos: o deslocamento das tropas, a preparação das armas, a instrução dos comandantes, a organização das provisões, o encorajamento dos soldados e muitas outras tarefas imprescindíveis para enfrentar militarmente um inimigo.

Apesar do momento tão atarefado e tenso, Davi encontra tempo para orar, ou melhor, priorizar a oração antes de qualquer afazer. E não somente para ele, mas para todo o povo. O Salmo 20 é uma composição a fim de os israelitas se dirigirem a Deus em oração pedindo suas bênçãos sobre o exército e clamando por vitória para seu rei. O mesmo Salmo 20 parece servir como veículo para levar o povo da terra e os soldados a atitudes corretas diante de Deus a fim de, com a verdade em mente, cumprir cada um seu papel em consonância com a vontade do Senhor. Pelo menos três atitudes são incentivadas por Davi por meio do salmo que deveria ser repetido, em espírito de oração, pelo povo: a petição, a submissão e a gratidão.

Passagens bíblicas mais famosas: relembre as passagens em ordem cronológica.

Curiosidades sobre os Salmos

Curiosidade 1

O salmo mais antigo é o salmo 90, escrito por Moisés. Os Salmos mais recentes são os Salmos que fazem referências ao exílio na Babilônia, cerca de 1000 anos mais tarde.

Curiosidade 2

Os Salmos tradicionais do catolicismo destacam-se compilados numa série de livros que fazem parte do Antigo Testamento.

Curiosidade 3

Salmo é um conceito que deriva do vocábulo latino psalmus. O termo é usado para designar uma composição que se pronuncia ou entoa para louvar uma divindade.

Do ponto de vista etimológico, a palavra Salmo provém do termo hebreu hizmór que significa cantar ou tocar um instrumento musical. Este significado evoluiu e com o tempo tornou-se uma canção de adoração a Deus. Assim, na tradição religiosa judaica e cristã, o Salmo é uma maneira poética de cantar e louvar a Deus de diferentes maneiras (mostrando devoção, gratidão, expressar a necessidade de cumprir a lei divina, com um sentido histórico, profético, etc.).

Saiba mais sobre o que são Salmos.

Curiosidade 4

Muitos se referem aos Salmos de 120 a 134 como Salmos de degraus. Eles estão dentro de um contexto de peregrinação que o povo judeu fazia nas ocasiões de festa aos lugares de oração como o templo de Jerusalém. Nestes Salmos são destacados também o que os peregrinos faziam no decorrer do caminho. Os Salmos da subida são degraus do caminho espiritual, para levar a um encontro com Deus.

Os Salmos de degraus foram usados no pós- exílio tardio, em peregrinações para as festas anuais de preceito em Jerusalém. Muitas gerações de peregrinos devotos e pessoas simples do povo entoavam estes Salmos ao longo do caminho. Embora não podemos fixar uma data para o início do uso destes Salmos de degraus sabemos que várias gerações fizeram parte da formulação deste grupo de Salmos de degraus.

Curiosidade 5

Já os Salmos Régios são aqueles que eram usados para a entronização do rei e depois com a queda da monarquia em Israel foram usados para identificar o rei, com o rei messiânico esperado. Eles vêm na pessoa do rei, aquele que representando Deus, estaria defendendo o povo, ou salvando o povo, como Deus o fez no Êxodo, libertando o povo do Egito. Alguns deles são: Sl 2; 20; 21; 45; 72; 110 e 132.

Curiosidade 6

Segundo a edição ACF, Almeida Corrigida e Revisada Fiel, do Livro de Salmos em português, o livro dos Salmos do Antigo Testamento, tem 150 capítulos, e 2461 versículos.

 

Gostou de aprender mais sobre o salmo 20? Conte-nos nos comentários!

COMPARTILHE