Salmos

Salmo 21: veja o salmo completo e seu significado

Salmo 21Salmo 21

O Salmo 21 é um dos 73 livros bíblicos atribuídos ao rei Davi. Os textos contidos entre o Antigo e o Novo Testamento são voltados para a cura, aquisição de bens, família e proteção.

A forma mais habitual de se entoar o Salmo 21, assim como todos os outros, é quase cantando. O livro dos salmos consiste em um trecho bíblico dividido em 150 capítulos. Ele contém textos considerados poesias religiosas.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O Salmo 21 está contido no Antigo Testamento. Nele é abordado o tema “o homem Jesus Cristo”.

Para um melhor entendimento, o Salmo 21 pode ser dividido em quatro instantes. São eles a declaração de glória a Deus pelo rei (v.1,2), a análise da bênção de Deus sobre o rei (v. 3,7), a expectativa da destruição definitiva de todos os inimigos do rei e o renovado compromisso do povo em louvar a Deus (v.13).

Salmo 21

  1. O rei se alegra em tua força, ó Senhor, e na tua salvação grandemente se regozija!
  2. Cumpriste-lhe o desejo do seu coração, e não negaste as súplicas dos seus lábios.
  3. Pois vais ao seu encontro com bênçãos de bondade; pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino.
  4. Vida te pediu, e lha deste, sim, longos dias para sempre e eternamente.
  5. Grande é a sua glória pela tua salvação; glória e majestade puseste sobre ele.
  6. Pois o abençoaste para sempre; tu o enches de alegria com a tua face.
  7. Porque o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo nunca vacilará.
  8. A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te odeiam.
  9. Tu os farás como uma fornalha de fogo ardente no tempo da tua ira; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.
  10. Seu fruto destruirás da terra, e a sua semente, dentre os filhos dos homens.
  11. Porque intentaram o mal contra ti; maquinaram um ardil, mas não prevalecerão.
  12. Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.

Rei Davi

Davi é o autor do Salmo 21. Ele é conhecido por ter derrotado o gigante Golias, uma história que demonstra a capacidade do ser humano em vencer obstáculos aparentemente impossíveis mantendo a fé em Deus.

Essa luta de Davi ocorreu devido a uma guerra entre Israel e os filisteus. Durante 40 dias, o povo israelita foi insultado por um guerreiro de três metros de altura. O campeão em batalhas era o temido Golias.

A altura de Golias aproximava de 3 metros de comprimento, usava as melhores armaduras e armamento de sua época. Era tanta ousadia que ele desafiou entre o povo de Israel se algum homem tinha coragem de o enfrentar em um duelo.

O “pequeno” Davi derrotou Golias ao arremessar algumas pedras na testa do adversário. A partir daí, foi considerado rei.

Na Bíblia Católica, a história de Davi é descrita de forma um pouco diferenciada. Filho de Jessé, ele vivia no campo e cuidava das ovelhas do pai.

Davi era considerado muito corajoso e teria enfrentado um urso e um leão para defender as ovelhas de seu pai. Um dia, Deus pediu para o profeta Samuel ir à casa de Jessé e ordenou o menino o rei de Israel.

Como achar o Salmo 21 na Bíblia

O Salmo 21 está presente no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. Nele constam a descrição das origens do universo, do homem e das nações.

Os livros que compõem a Bíblia são 73. No Antigo Testamento constam 46 e 27 estão no Novo Testamento.

Enquanto o Salmo 20 é uma prece do rei para que Deus abençoe seu exército, o Salmo 21 garante a bênção de Deus sobre o rei. Ambos, como todos os salmos reais, falam, em última análise, do Rei maior que virá, o Senhor Jesus

Leia outros salmos na íntegra.

Salmo 23

O Salmo 23 também é uma afirmação forte de fé e segurança em Deus. Ele tem um dos versículos mais conhecidos da Bíblia Sagrada: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará“.

O texto do Salmo 23 é reconhecido pela beleza, pela mensagem de conforto e simplicidade. Expressa a confiança dos homens em Deus, cujo propósito por si só dá sentido a extensão da vida.

Confira o conteúdo do Salmo 23:

  1. O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Confira o Salmo 23 completo e seu significado.

COMPARTILHE