Salmos

Salmo 23: conheça o livro bíblico completo

Salmo 23Salmo 23

Para entender um pouco melhor o Salmo 23, vamos falar brevemente sobre o livro dos Salmos, composto por 150 canções e orações, denominados assim por sua estrutura em versos e ter sido escrito por levitas, que buscavam a Deus com músicas de adoração.

O 23º livro da bíblia católica tem muito a nos ensinar. Confira o samo 23 completo e sua mensagem,

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Salmo 23 completo

  1. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
  2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
  3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
  4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
  5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
  6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos.”

O que são Salmos

Já explicamos melhor sobre salmos. sobre os salmos.

Os cânticos de Davi são amplamente utilizados por igrejas de todas as épocas em orações, missas e louvores. Mais de 10 autores escreveram o livro de Salmos, em um período de mil anos aproximadamente, sendo 73 deles da autoria de Davi.

Confira mais sobre o que são Salmos.

O Salmo 23 e sua mensagem

O Salmo 23 (pela numeração da Septuaginta a versão católica, o Salmo 22) é um dos mais populares do mundo.
Os registros históricos contam que a inspiração divina entregou o Salmo 23 a Davi quando ele estava cercado por tropas de um rei inimigo em um oásis.

Em um momento que corria risco de vida, entoou o salmo como louvor para afastar o medo e conseguir pensar claramente, não se esquecendo nem em seu pior momento, que a sua fé lhe traria uma providência divina e o Santíssimo não o abandonaria.

Entenda a inspiração do Autor do Salmo 23

Davi, filho mais novo de Jessé, dentre de seus 8 irmãos, foi escolhido pelo patriarca como o pastor do rebanho de ovelhas por sua coragem, responsabilidade e comunhão com Deus que faziam dele um grande pastor, que não media esforços para proteger e cuidar de seus animais.

O próprio versículo traz muitas referências do trabalho praticado na época e as ferramentas de trabalho que eram utilizadas e que veremos a seguir para entender o significado do Salmo 23.

Leia outros salmos na íntegra.

O Significado do Salmo 23

Os versos que compõem o versículo podem ser analisados um a um para a melhor compreensão.

1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Já no primeiro verso Davi declara uma das mais belas mensagens de fé da Bíblia. Davi aprendeu a pastorear seu rebanho de acordo com o amor que Deus sentia por Ele. Ele era amado de Deus, e da mesma forma amava seu rebanho. Assim como faria de tudo por suas ovelhas, cria que Deus como seu Pai também olharia por ele.

2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.

Em grande dificuldade, correndo até risco de morte, a paz de Deus inundou o coração de Davi de forma abundante, onde ele apenas descansou como se paz que brotasse em seu coração lhe desse a sensação de estar deitado em um pasto sozinho e sendo guiado como se nada pudesse o desassossegar.

3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

O consolo que vem de Deus acalma todos os males com a certeza do livramento, tamanha é a justiça e o amor de Deus Todo Poderoso.

4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Neste verso fica explícita a paz que Davi sente, comparando o momento em que foi cercado por inimigos, como um vale que representava sua morte, porém mesmo assim não conseguia sentir medo já que estava acompanhado do Rei dos reis.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Já no quinto verso, sua paz transbordava com a presença de Deus, que profetizava que já estava livre dos inimigos e diante de um banquete recompensador, sendo consagrado pelo próprio Deus vivo com óleo santo.

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Davi finaliza o seu cântico de pedido por paz espiritual declarando que ele poderia passar por outras inúmeras situações como aquela e mesmo assim Deus seria fiel, e o perseguia com bondade e misericórdia.

Conheça as passagens bíblicas mais famosas.

Como encontrar o Salmo 23 na Bíblia

O livro de Salmos fica no antigo testamento da Bíblia, ou seja, para orientação, sempre estará na primeira parte se dividida ao meio, é especificamente o 23º livro. Para facilitar, uma das opções é consultar o índice da bíblia em questão e buscar pela página. Como referência fica entre os livros de Jó e Provérbios e sua abreviatura na bíblia é conhecida por Sl.

Como rezar o Salmo 23

O Salmo 23 em si é uma oração, uma súplica de simplicidade muito poderosa. A beleza da confiança em Deus expressada por rei Davi não deixa dúvidas do consolo, da misericórdia e do amor do Pai que certamente viriam no momento necessário.

Basta ler o salmo com fé, acreditando no socorro e tomando as palavras como verdade para sua vida. O santíssimo sempre ouve toda oração feita com entrega. Finalize a poderosa oração com Amém, para confirmar que “Assim Seja Feito”.

 

COMPARTILHE