Salmos

Salmo 28: confira o salmo completo da Bíblia Católica

Salmo 28Salmo 28

O livro de Salmos é o mais conhecido de toda a Bíblia. A maioria deles foi escrito pelo Rei Davi quando ele estava passando por diversos momentos, por isso, cada um deles é único e possui um significado diferente. Hoje, convidamos você para ler este texto e conhecer mais sobre o Salmo 28.

Salmo 28 completo

  1. A ti eu clamo, Senhor, minha Rocha; não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova.

  2. Ouve as minhas súplicas quando clamo a ti por socorro, quando ergo as mãos para o teu Lugar Santíssimo.

  3. Não me dês o castigo reservado para os ímpios e para os malfeitores, que falam como amigos com o próximo, mas abrigam maldade no coração.

  4. Retribui-lhes conforme os seus atos, conforme as suas más obras; retribui-lhes pelo que as suas mãos têm feito e dá-lhes o que merecem.

  5. Visto que não consideram os feitos do Senhor, nem as obras de suas mãos, ele os arrasará e jamais os deixará reerguer-se.

  6. Bendito seja o Senhor, pois ouviu as minhas súplicas.

  7. O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

  8. O Senhor é a força do seu povo, a fortaleza que salva o seu ungido.

  9. Salva o teu povo e abençoa a tua herança! Cuida deles como o seu pastor e conduze-os para sempre.

 

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O que são salmos?

Os Salmos são um conjunto de poemas composto por diversos autores de acordo com a situação em que cada um estava passando no momento de inspiração. O autor mais conhecido e que escreveu mais textos no Livro de Salmos é o rei Davi.

O livro de Salmos é um hinário que contém as melhores canções para Deus e que foram escritos ao longo de muitos anos pelos israelitas. Vários salmos são de autores desconhecidos, mas provavelmente eram cânticos conhecidos por muitas pessoas daquela época.

Atualmente, temos muitos salmos que viraram músicas famosas e que fazem parte de quase toda Missa Católica.

Autores de Salmos

No começo de alguns textos de salmos, os autores estão identificados, como:

  • Davi – o rei Davi escreveu cerca de 73 Salmos, metade do livro. Alguns salmos têm temas baseados na vida de Davi, como seu adultério com Bate-Seba;
  • Salomão – filho e sucessor de Davi, o rei Salomão redigiu os Salmos 72 e Salmos 127;
  • Moisés – além de liderar os israelitas na saída do Egito, Moisés escreveu alguns salmos e os cinco primeiros livros da Bíblia;
  • Coraítas – eles eram uma família da tribo de Levi, que trabalhava no templo e que em alguns momentos, escreveu alguns salmos também;
  • Hemã e Etã – dois irmãos ezraítas, da tribo de Judá, conhecidos por serem muito sábios. Cada um escreveu um salmo;
  • Família de Asafe – Asafe era um levita escolhido para ser líder de louvor no templo. Sua família liderou o louvor ao longo dos séculos e escreveu vários salmos.

Confira todos os salmos.

Como achar o Salmo 28 na bíblia?

Encontrar uma passagem na Bíblia é como buscar por um endereço: é preciso saber por onde começar para chegar ao local certo e não se perder! Mas, calma, se você precisa de ajuda, nós vamos explicar aqui uma maneira bem clara como encontrar o Salmo 28, para que você possa ler com calma quando terminar este texto.

Salmos é o maior livro da Bíblia, com 119 capítulos. Ele fica no meio da Bíblia, após o livro de Jó e antes de Provérbios. Salmo 28 tem apenas 9 versículos e pode ser encontrado facilmente, em todo o conjunto de textos. Veja abaixo um guia para encontrar esse Salmo:

1º passo

Para que você comece sem errar, é importante saber que a Bíblia é dividida em dois testamentos: o Antigo e o Novo, por isso, é fundamental que você saiba o livro que quer encontrar e onde ele está situado, mas se você não souber, no início da Bíblia tem um índice que você pode usar como cola.

Como estamos procurando pelo Livro de Salmos, é importante você saber que ele faz parte do Antigo Testamento, está depois do Livro de Jó e antes do Livro de Provérbios.

2º passo

Após encontrar o livro, você precisa procurar pelo capítulo indicado, que em nosso caso é o 28. Geralmente, ele vem indicado como um número grande.

3º passo

Caso você queira ler um versículo específico, eles são os números menores que separam as frases.

Viu como é fácil encontrar o livro de Salmos na Bíblia?

Como rezar o Salmo 28?

No Salmo 28, Davi escreve clamando a Deus por socorro. Ele reconhece que se o Senhor não lhe responder, é bem provável que ele pereça. Por isso, o salmista pede para que o Senhor não fique indiferente com ele.

Quando você orar este salmo, tenha certeza de que nosso Senhor nos ouve em todo e qualquer momento e Ele considera que nossa oração e conversa com ele é importante.

No Salmo 28, Davi ora a Deus pedindo para que o Senhor não o trate como o ímpio, pois ele o ama e tem guardado Sua Palavra. Além disso, neste Salmo, o rei Davi faz uma bela declaração ao Senhor, dizendo que Ele é a força do seu povo e de fato, Deus é a nossa força.

Qual o significado do Salmo 28?

Em todos os seus versículos, o Salmo 28 possui uma mensagem para vários momentos da vida. Ele explica e revela o quão importante somos para Deus, que Ele está pronto para nos ajudar e que está atento as nossas súplicas. Veja:

Rocha minha – versículos 1 e 2

Aqui, Davi faz referência a Deus como seu refúgio, uma fortaleza inabalável. Entretanto, o Rei Davi revela que tem medo do silêncio de Deus e por isso teme que o Senhor fique longe dele e que falte intimidade com o Senhor, por isso acha que Deus não tem ouvido suas preces.

Não fique com os ímpios – versículos de 3 a 5

São nestes versículos que Davi mostra que tem medo: medo de se misturar com os ímpios, de ser abandonado por Deus e da morte. São nestes versículos que o rei Davi mostra que ele é diferente dos ímpios ao tentar mostrar a malícia e o mal que vive nos corações dessas pessoas, entretanto, Davi sabe que é diferente deles, mas tem medo que o Senhor não o perceba.

Deus ouve suas súplicas: versículos 6 e 7

Nestes versículos Davi muda o tom, pois agora o rei percebeu que Deus sempre ouve suas preces e súplicas e que o seu coração não confiou no Senhor em vão. Neste salmo, Davi usa Deus como seu escudo contra o mal e foi socorrido no momento em que mais precisava.

O Senhor é a força de seu povo – versículos 8 e 9

Com sua fé fortalecida pela salvação, nestes versículos Davi volta a exaltar a Deus. Somos pequenos e muitas vezes não acreditamos que Deus ouve nossas orações e que ele irá nos atender. Nossa fé é muito pequena e talvez nossas dúvidas sejam maiores. Somos fracos e Deus sabe disso. Mas Ele também sabe que somente aquele que confia em Deus e que jamais desiste, apesar de todas as dificuldades da vida, será atendido. Este salmo nos faz refletir que nossa fé precisa ser mais forte do que todas as dificuldades enfrentadas. O salmo 28 também diz que mesmo diante do silêncio de Deus, nossas orações serão ouvidas e atendidas por Ele.

O que você achou desse conteúdo? Se sentiu motivado a continuar buscando a Deus, mesmo em meio as tribulações? Tem algo para complementar? Conte para a gente!

COMPARTILHE