Salmos

Salmo 3: conheça o salmo completo e seu significado

Salmo 3Salmo 3

O Salmo 3 fala de sofrimentos. Aborda um lamento pessoal do rei Davi, perseguido pelo próprio filho, o qual tenta matá-lo.

O foco do Salmo 3 ajuda o leitor a encarar os conflitos. Auxilia o indivíduo tanto a viver em paz, quando tudo ao seu redor está desmoronando, quanto a buscar segurança para suportar os problemas.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Confira abaixo detalhes do Salmo 3. Leia a oração completa e entenda os significados dos versículos.

O Salmo 3 completo

  1. Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
  2. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
  3. Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
  4. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
  5. Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
  6. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
  7. Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
  8. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)

Quem escreveu o Salmo 3?

O Salmo 3 foi escrito pelo rei Davi. Ele também foi responsável por escrever mais de 70 dos 150 salmos encontrados na bíblia sagrada.
A escrita do Salmo 3 está ligada a uma passagem difícil enfrentada pela família do rei. Davi e o filho Absalão estavam brigados quando um exército invadiu Jerusalém.

O desentendimento começou após Absalão ficar bravo com o pai por ele não ter repreendido o irmão Amnom, que estuprou Talmai, irmã deles. Pouco depois, após a violência com a mulher, Absalão matou Amnom. Em meio a esse turbilhão, Davi, mais uma vez, recorreu a Deus.

No Salmo 3, o salmista Davi apresenta ao Senhor Deus um clamor, suplicando livramento dos seus inimigos. Este salmo foi escrito quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, seu filho.

O rei ora a Deus pedindo que o livre de seus adversários que são muitos. Na vida, temos muitos. E não me refiro a pessoas, pois a nossa luta não é contra elas (Efésios 6.12).

Nossos grandes inimigos são o Diabo e seus demônios, o pecado, os sentimentos maus. Todos eles procuram a todo momento nos levar para longe de Deus.

Contudo, Davi confia que o Senhor Deus o protegerá e o livrará da vergonha. Além disso, o rei acredita que o Soberano o fará voltar a triunfar.

Ter este tipo de convicção é o que nos mantém vivos. Ao invés de se curvar diante do problema, Davi o lança sobre Deus e espera o melhor.
A confiança é tamanha que ele declara: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam”.

Ele não perde o sono. Suas emoções não ficam em alvoroço. Ele não está dominado pelo medo. Tudo isso, é consequência de seu bom relacionamento com Deus.

Encontre aqui os outros salmos completos.

Como achar o Salmo 3 na Bíblia?

Para encontrar o Salmo 3 é preciso seguir o sumário existente na Bíblia Sagrada. O texto está no livro dos Salmos, localizado entre as livros de Jó e Provérbios, e geralmente é abreviado como SM ou SL. A ordem dos livros não muda, seja na bíblia impressa ou digital.

Como rezar o Salmo 3?

Assim como todos os 150 salmos encontrados na Bíblia, o Salmo 3 pode ser rezado na íntegra ou por versículos. Não existe uma regra, porém, recomenda-se que cada versículo seja lido com calma, com o coração, para fazer uma reflexão. Outra opção é ler, cantar ou refletir o salmo por vários dias seguidos.

O Salmo 3 é uma oração para pedir a ajuda de Deus e, segundo conta a história, é um dos que está diretamente ligado a fatos que aconteceram na vida de Davi. O rei teria escrito o texto quando fugia de um dos seus filhos.

Por isso, as palavras de Davi no Salmo 3 são tidas como ideais para quem busca proteção ou encontra-se em estado de desespero. Os oito versículos ajudam a encontrar respostas para momentos difíceis ou superar obstáculos que surgem na vida, além de fortalecer a fé.

Qual é o significado do Samo 3?

O Salmo 3 é composto por oito versículos. Vamos comentar dois de cada vez para um melhor entendimento do texto de Davi.
Os versículos 1 e 2 revelam o filho de Davi se levantando para tomar o reino do próprio pai. O problema é que o rei mais famoso de Israel também precisava escapar de outros inimigos.

Após Davi ter assassinado Golias, ele se tornou o líder do exército de Saul. Venceu diversas guerras, ficou famoso e foi classificado como um guerreiro melhor do que Saul. Esse acontecimento deixou Saul com muito ciúme. Então, ele decidiu matar Davi.

O fato bíblico, traduzido para a nossa vida cotidiana, mostra que às vezes vivemos sem problemas e, em outros momentos, mergulhamos em um caos. Para fugir desse sentimento ruim, precisamos clamar a Deus para ele nos livrar de todas as angústias. Deus é capaz de nos tirar de uma enrascada. Ele nos resgata do fundo do poço.

Já nos  versículos 3 e 4, Davi revela que Deus é o maior escudo do fiel. Para isso, é preciso obedecer as regras e instruções do Senhor. A lista pode incluir a reza, a conversa com os filhos, ficar mais perto com quem você ama.

No 5 e 6, Davi começa com um tom de reclamação, mas termina dizendo que confia no Senhor. O recado é: Deus te sustenta. Se você se levanta, tem saúde e emprego, é porque Deus ouviu as orações. É preciso sempre ser grato ao Senhor fazendo a obra dele e fugindo do pecado.

E nos dois últimos versículos, Davi mostra que devemos repreender quem busca o mal do outro. Afinal, a salvação vem do Senhor.

COMPARTILHE