O Salmo 3 fala de sofrimentos. Aborda um lamento pessoal do rei Davi, perseguido pelo próprio filho, o qual tenta matá-lo.
O foco do Salmo 3 ajuda o leitor a encarar os conflitos. Auxilia o indivíduo tanto a viver em paz, quando tudo ao seu redor está desmoronando, quanto a buscar segurança para suportar os problemas.
Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.
Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:
Confira abaixo detalhes do Salmo 3. Leia a oração completa e entenda os significados dos versículos.
O Salmo 3 completo
- Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
- Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
- Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
- Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
- Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
- Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
- Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
- A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)
Quem escreveu o Salmo 3?
O Salmo 3 foi escrito pelo rei Davi. Ele também foi responsável por escrever mais de 70 dos 150 salmos encontrados na bíblia sagrada.
A escrita do Salmo 3 está ligada a uma passagem difícil enfrentada pela família do rei. Davi e o filho Absalão estavam brigados quando um exército invadiu Jerusalém.
O desentendimento começou após Absalão ficar bravo com o pai por ele não ter repreendido o irmão Amnom, que estuprou Talmai, irmã deles. Pouco depois, após a violência com a mulher, Absalão matou Amnom. Em meio a esse turbilhão, Davi, mais uma vez, recorreu a Deus.
No Salmo 3, o salmista Davi apresenta ao Senhor Deus um clamor, suplicando livramento dos seus inimigos. Este salmo foi escrito quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, seu filho.
O rei ora a Deus pedindo que o livre de seus adversários que são muitos. Na vida, temos muitos. E não me refiro a pessoas, pois a nossa luta não é contra elas (Efésios 6.12).
Nossos grandes inimigos são o Diabo e seus demônios, o pecado, os sentimentos maus. Todos eles procuram a todo momento nos levar para longe de Deus.
Contudo, Davi confia que o Senhor Deus o protegerá e o livrará da vergonha. Além disso, o rei acredita que o Soberano o fará voltar a triunfar.
Ter este tipo de convicção é o que nos mantém vivos. Ao invés de se curvar diante do problema, Davi o lança sobre Deus e espera o melhor.
A confiança é tamanha que ele declara: “Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam”.
Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.
Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:
Ele não perde o sono. Suas emoções não ficam em alvoroço. Ele não está dominado pelo medo. Tudo isso, é consequência de seu bom relacionamento com Deus.
Encontre aqui os outros salmos completos.
Como achar o Salmo 3 na Bíblia?
Para encontrar o Salmo 3 é preciso seguir o sumário existente na Bíblia Sagrada. O texto está no livro dos Salmos, localizado entre as livros de Jó e Provérbios, e geralmente é abreviado como SM ou SL. A ordem dos livros não muda, seja na bíblia impressa ou digital.
Como rezar o Salmo 3?
Assim como todos os 150 salmos encontrados na Bíblia, o Salmo 3 pode ser rezado na íntegra ou por versículos. Não existe uma regra, porém, recomenda-se que cada versículo seja lido com calma, com o coração, para fazer uma reflexão. Outra opção é ler, cantar ou refletir o salmo por vários dias seguidos.
O Salmo 3 é uma oração para pedir a ajuda de Deus e, segundo conta a história, é um dos que está diretamente ligado a fatos que aconteceram na vida de Davi. O rei teria escrito o texto quando fugia de um dos seus filhos.
Por isso, as palavras de Davi no Salmo 3 são tidas como ideais para quem busca proteção ou encontra-se em estado de desespero. Os oito versículos ajudam a encontrar respostas para momentos difíceis ou superar obstáculos que surgem na vida, além de fortalecer a fé.
Qual é o significado do Samo 3?
O Salmo 3 é composto por oito versículos. Vamos comentar dois de cada vez para um melhor entendimento do texto de Davi.
Os versículos 1 e 2 revelam o filho de Davi se levantando para tomar o reino do próprio pai. O problema é que o rei mais famoso de Israel também precisava escapar de outros inimigos.
Após Davi ter assassinado Golias, ele se tornou o líder do exército de Saul. Venceu diversas guerras, ficou famoso e foi classificado como um guerreiro melhor do que Saul. Esse acontecimento deixou Saul com muito ciúme. Então, ele decidiu matar Davi.
O fato bíblico, traduzido para a nossa vida cotidiana, mostra que às vezes vivemos sem problemas e, em outros momentos, mergulhamos em um caos. Para fugir desse sentimento ruim, precisamos clamar a Deus para ele nos livrar de todas as angústias. Deus é capaz de nos tirar de uma enrascada. Ele nos resgata do fundo do poço.
Já nos versículos 3 e 4, Davi revela que Deus é o maior escudo do fiel. Para isso, é preciso obedecer as regras e instruções do Senhor. A lista pode incluir a reza, a conversa com os filhos, ficar mais perto com quem você ama.
No 5 e 6, Davi começa com um tom de reclamação, mas termina dizendo que confia no Senhor. O recado é: Deus te sustenta. Se você se levanta, tem saúde e emprego, é porque Deus ouviu as orações. É preciso sempre ser grato ao Senhor fazendo a obra dele e fugindo do pecado.
E nos dois últimos versículos, Davi mostra que devemos repreender quem busca o mal do outro. Afinal, a salvação vem do Senhor.