Salmos

Leia o salmo 7 completo e entenda seu significado

Salmo 7

Diferentes ensinamentos e lições são encontradas nas palavras distribuídas no Livro dos Salmos. De grande relevância entre os rituais da igreja católica, cada um dos 150 Salmos escritos traz recados inspiradores e mensagens de fé.  O Salmo 7, por exemplo, é constituído por palavras que pregam pela purificação das relações, pedindo para que tudo o que possa existir de negativo e de mal se afaste do nosso convívio. Não faça parte da nossa rotina, nem influencie em nosso dia-a-dia.

O Salmo 7 ainda preza pela verdade, pela honestidade e pode também ser rezado nos momentos de muito medo, uma vez que o auxílio do Pai virá em prontidão ao reza-lo.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Vamos falar um pouco mais sobre as palavras compartilhas nos versículos iniciais do Salmo 7. Acompanhe!

Salmo 7 completo

  1. Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me;
  2. Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.
  3. Senhor meu Deus, se eu fiz isto, se há perversidade nas minhas mãos,
  4. Se paguei com o mal àquele que tinha paz comigo (antes, livrei ao que me oprimia sem causa),
  5. Persiga o inimigo a minha alma e alcance-a; calque aos pés a minha vida sobre a terra, e reduza a pó a minha glória. (Selá.)
  6. Levanta-te, Senhor, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores; e desperta por mim para o juízo que ordenaste.
  7. Assim te rodeará o ajuntamento de povos; por causa deles, pois, volta-te para as alturas.
  8. O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim.
  9. Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas os corações e os rins.
  10. O meu escudo é de Deus, que salva os retos de coração.
  11. Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
  12. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.
  13. E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores.
  14. Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras.
  15. Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez.
  16. A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça.
  17. Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor altíssimo.

Como surgiram os Salmos?

A autoria do Livro dos Salmos é creditada, ao menos em sua maioria, ao rei Davi, que seria o autor de mais de setenta escritos, entre os 150 Salmos presentes neste livro. O que o torna assim, o maior livro de toda Bíblia.

O Livro dos Salmos é constituído por citações, cânticos e até poemas considerados proféticos, criando assim o coração do Antigo Testamento. É a síntese deste momento na Bíblia.

Leia mais sobre os salmos e seus significados .

A Mensagem do Salmo 7

O Salmo 7 pede pela justiça divina. Pelos que seguem a Deus, para que tenham suas preces escutadas e atendidas, uma vez que são fiéis aos princípios e caminhos divinos.

Os versículos que o constituem invocam a proteção de Deus diante dos piores sentimentos, como inveja, maldade e qualquer outro viés negativo que surja em nossos caminhos.

Mensagem do salmo 7

O salmo 7 ainda prega que se a conduta honesta e verdadeira for o seu guia na vida, tudo será sempre concedido por Deus em suas batalhas e jornadas. Espera nele, e ele tudo fará!

Encontre todos os salmos completos.

Como reza-lo?

A melhor oração é a que é feita de todo coração e sentimento. Não há melhor maneira para direcionar uma oração, e sim uma sugestão de dedicação e fé no momento em que a realizamos. Sendo assim, dedique um momento de silêncio e tranquilidade, para a sua oração ser feita da melhor maneira possível.

No Salmo 7, entregam-se as aflições e medos que nos assolam, para que Deus realize a benfeitoria que melhor couber em nossas vidas. É confiança legítima nos braços do pai!

Outras dicas e sugestões

  • Coloque em intenção, especialmente o seu ambiente de trabalho, suas funções e os seus maiores desafios durante a semana. A justiça do olhar de Deus não falhará diante de suas preces e entrega total.
  • Sendo um Salmo longo, caso deseje, procure refleti-lo por partes. Assim, você consegue encaixar os ensinamentos com diversas situações de sua vida e rotina, encontrando nas palavras de Deus, um acalento para os seus momentos de temor e aflição.
  • Aproveite também para rezar por alguém que se encontra vivendo tribulações em sua rotina. Peça pelo afastamento de tudo que não contribui e não agrega na vida dessa pessoa. Ela, com certeza, também alcançará esse livramento!

Agora que você já conhece o Salmo 7, reze-o da melhor maneira possível, fazendo com a mensagem toque o seu coração e suas preces sejam ouvidas por Deus.

COMPARTILHE