Salmos

Salmo 9 : leia o salmo completo e seu significado

Salmo 9Salmo 9

O Salmo 9 é atribuído a Davi, herói bíblico e rei de Israel. O texto possui 20 versículos e aborda assuntos relacionados à Justiça e à importância de divulgar os bons atos vinculados a Deus.

De acordo com Davi, Deus é o teu refúgio. Ele vai fazer justiça em sua vida, de forma isenta, sem perder o tom crítico. Não importam as cores, as classes sociais, os poderes financeiros dos envolvidos.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Confira abaixo os detalhes do Salmo 9 e o texto completo atribuído ao rei Davi. Saiba também como encontrar o trecho na Bíblia Sagrada.

Salmo 9 completo

Versículos de Salmo 9 do livro de Salmos da Bíblia:

  1. Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas.
  2. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
  3. Quando os meus inimigos contigo se defrontam, tropeçam e são destruídos.
  4. Pois defendeste o meu direito e a minha causa; em teu trono te assentaste, julgando com justiça.
  5. Repreendeste as nações e destruíste os ímpios; para todo o sempre apagaste o nome deles.
  6. O inimigo foi totalmente arrasado, para sempre; desarraigaste as suas cidades; já não há quem delas se lembre.
  7. O Senhor reina para sempre; estabeleceu o seu trono para julgar.
  8. Ele mesmo julga o mundo com justiça; governa os povos com retidão.
  9. O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade.
  10. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.
  11. Cantem louvores ao Senhor, que reina em Sião; proclamem entre as nações os seus feitos.
  12. Aquele que pede contas do sangue derramado não esquece; ele não ignora o clamor dos oprimidos.
  13. Misericórdia, Senhor! Vê o sofrimento que me causam os que me odeiam. Salva-me das portas da morte,
  14. para que, junto às portas da cidade de Sião, eu cante louvores a ti e ali exulte em tua salvação.
  15. Caíram as nações na cova que abriram; os seus pés ficaram presos no laço que esconderam.
  16. O Senhor é conhecido pela justiça que executa; os ímpios caem em suas próprias armadilhas. (Interlúdio.)
  17. Voltem os ímpios ao pó, todas as nações que se esquecem de Deus!
  18. Mas os pobres nunca serão esquecidos, nem se frustrará a esperança dos necessitados.
  19. Levanta-te, Senhor! Não permitas que o mortal triunfe! Julgadas sejam as nações na tua presença.
  20. Infunde-lhes terror, Senhor; saibam as nações que não passam de seres humanos.

Como achar o Salmo 9 na Bíblia?

O Salmo 9 integra o livro dos Salmos, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada. O texto está localizado entre Jó e Provérbios.

Os Salmos são declarações ritmadas e datam de 5 mil anos depois da morte do rei Salomão. Na Bíblia existem 150 salmos, alguns para curar e outros para adquirir bens, voltados à família e para a proteção.

Os textos presentes nos salmos são poesias religiosas. Eles são considerados como orações ou louvores a Deus.

Encontre aqui os outros salmos completos.

Como rezar o Salmo 9?

O Salmo 9, assim como todos os outros, deve ser rezado com muita fé e concentração. De preferência, pode ser cantado nas missas católicas.

É importante interpretar o significado de cada versículo do Salmo 9. Dessa forma, o fiel poderá captar o recado passado pelo rei Davi.

Qual é o significado do Salmo 9?

Os quatro primeiros versículos resumem a essência do Salmo 9. No primeiro, o rei Davi revela que louvará a Deus com todas as forças e ressalta a importância de contar às pessoas as maravilhas que o Senhor faz na vida de cada fiel.

Quem recebe uma cura por meio da intercessão de Deus, ou é alvo de uma graça divina, não deve ficar acanhado. Muito pelo contrário. Segundo Davi, é preciso divulgar, falar para todo mundo a diferença que o Senhor faz em nossa vida.

No versículo 2, Davi aborda a alegria. Quando o fiel se aproxima de Deus, deixa o Senhor entrar em nossa vida, sente a felicidade consumir o seu ser.

Esse sentimento excede todo o entendimento humano. Esse espírito de alegria não precisa ser explicado por qualquer teoria científica e independe da atual circunstância física ou espiritual da pessoa.

Davi comenta nos versículos 3 e 4 do Salmo 3 o mal e a causa de Deus. Neles, o texto explica que os inimigos não poderão cometer algo de ruim contra o seguidor do Senhor.

Para isso acontecer, é preciso ser sempre sincero com Deus. Portanto, para nada te fazer mal, confesse o seu pecado. Denuncie as coisas ruins. Seja verdadeiro consigo mesmo.

Quais são as mensagens do Salmo 9?

O Salmo 9 é claro: Deus julgará a todos! Para o rei Davi, não serão os governantes, os pais, ou os juízes os encarregados de sentenciar as ações do ser humano, mas sim o Senhor. E o mais importante: com total equidade.

Já em momentos de angústia, o refúgio do ser humano será Deus. O seu marido pode ter lhe virado as costas, o teu chefe não dá a importância adequada ao seu trabalho, mas será o Senhor o seu principal conforto.

E fica um recado para você, fiel. O Senhor tem memória. Todas as suas orações e atos positivos a favor do próximo são ouvidas e gravadas por Deus.

COMPARTILHE