Santos

Santa Beatriz: exemplo de obediência e vivência em Deus!

Santa BeatrizSanta Beatriz

Exemplo de altruísmo e fé, Santa Beatriz nos traz a inspiração para servirmos ao próximo, sem nem mesmo precisarmos de olhar quem ele é.

Sua história de vida e santidade nos ensina que dar assistência aos mais necessitados é tarefa imprescindível, principalmente se estivermos em posição de privilégio.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

A trajetória de vida de Santa Beatriz, e o quanto auxiliou os pobres, mostra que a obediência, a entrega e o amor sem limites podem transformar vidas. Tanto a de quem se doa quanto a de quem recebe.

Quem foi Santa Beatriz?

Nascida no continente africano, mas vinda de uma família de posses, Beatriz mudou-se para terras portuguesas ainda pequena, construindo a sua vida e moldando parte de sua futura história em Portugal.

Devota fiel de Nossa Senhora da Conceição, Santa Beatriz era dona de uma beleza incomparável, que chegou até mesmo a lhe trazer problemas. Uma vez que teve seu casamento encomendado em uma cidade da Espanha, a rainha espanhola da época (séc. XV), deixou-se mover pela inveja e providenciou a morte de Beatriz.

A jovem fora colocada em um caixão de madeira, a fim ser asfixiada, perdendo, assim, a vida. Mas, Beatriz, dona de uma fé resistente, contou com a intercessão de Virgem Maria, a quem sempre admirou, e saiu com vida da enrascada na qual se encontrou.

No intuito de agradecer pelo milagre ao ter sobrevivido, Beatriz resolveu dedicar-se aos ensinamentos católicos, entregando a sua vida nas mãos de Deus e assumindo o compromisso de se dedicar à vocação religiosa. Tudo isso como forma de gratidão!

A padroeira dos pobres

Em sua mudança para a cidade de Toledo, Santa Beatriz deu entrada na ordem das Dominicanas – um braço feminino na Ordem de São Domingos de Gusmão – e começou, então, a construir sua jornada de entrega religiosa.

Dali em diante, ela viria a dar forma a uma nova ordem, Ordem das Concepcionistas, que se tornaria, portanto, um compilado incessante de trabalho, penitência e oração. Uma busca pela santidade, pelo encontro com o divino, tendo o exílio na oração e o voluntariado ao próximo, como missões principais.

Santa Paciência

 

Com uma história de vida repleta de transformações e mudanças, Santa Beatriz nunca arredou o pé de sua fé. Desde muito jovem, ela foi persistente e perseverante em sua caminhada, permitindo que Deus guiasse os seus caminhos e fosse a luz diante da sua escuridão.

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Em nenhum momento faltou-lhe fé ou surgiu desesperança. E justamente por essa paciência com a vida, com os ensinamentos de Deus e com o que o próximo lhe trazia, Santa Beatriz tornou-se reconhecida por sua obediência, paciência e pela maneira como encarou positivamente todos os percalços que encontrou pelo caminho.

Luz eterna!

Celebrada no dia 17 de agosto até meados de setembro, Santa Beatriz faleceu no ano de 1490, tendo 66 anos idade. A história ainda diz que, em seu leito de morte, Beatriz teve seu rosto tomado por uma claridade imensa, e que uma estrela tomou conta do seu rosto, até que ele não pudesse mais ser visto de maneira efetiva.

Santa Beatriz foi canonizada como por Paulo VI, que a declarou santa em 3 de outubro de 1976, certificando e validando todos os seus desafios realizados em vida, em nome de Deus e sempre pelo bem dos demais.

Oração de Santa Beatriz

Devemos buscar e compreender a trajetória dos santos como inspiração para a maneira com a qual lidamos e encaramos as nossas próprias vidas. Se observarmos bem, podemos aprender grandes lições diante de todas as trajetórias que conhecemos.

Confira abaixo a oração de Santa Beatriz:

Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos.
Amém!

A Santa também tem uma novena dedicada em sua homenagem, que interceda por sua luz e proteção:

Oração de Santa Beatriz preparatória para todos os dias

“Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eis aqui, aos vossos pés, as filhas de
Santa Beatriz. Nós nos consagramos inteiramente a Vós: Concedei-nos, por intercessão
de Santa Beatriz, um ardentíssimo amor à Santíssima Eucaristia, com uma filial
confiança em Maria Imaculada, como ela Sempre a honrou e dedicou-se ao serviço de
Vosso Filho. E a graça especial que nesta novena vos pedimos, para maior glória Vossa e bem das almas. Amém!”

1º Dia – Docilidade de Santa Beatriz

Santa Mãe Beatriz que, desejando ser toda de Jesus, abandonastes o mundo e a corte,
cobrindo o vosso belíssimo rosto, alcançai-nos a felicidade de contemplar Maria, na
hora da nossa morte, e a graça que desejamos (…). Por Jesus e Maria. Amém.!

2º Dia – Prontidão de Santa Beatriz

Santa Mãe Beatriz, que tendo São Francisco e Santo Antônio vos anunciado que serieis
Mãe de muitas filhas, respondeste que não entregaria vosso coração e nenhum mortal,
alcançai-nos pureza de alma e corpo e a graça que desejamos (…). Por Jesus e Maria,
Amém!

3º Dia – Os Valores de Santa Beatriz

Santa Beatriz, que gozastes da aparição de Maria imaculada, com Menino Jesus nos
braços, ordenando-vos fundar uma Ordem em louvor de sua Puríssima Conceição,
alcançai-nos força para vencermos as paixões e a graça que desejamos (…). Por Jesus e
Maria, Amém!

4º Dia – A Confiança de Santa Beatriz

Santa Beatriz, cuja confiança em Deus vos fez encontrar a Bula de confirmação de
vossa Ordem, perdida no fundo do mar, alcançai-nos uma grande confiança em Deus e a
graça que desejamos (…). Por Jesus e Maria, Amém!

5º Dia – O Amor a Eucaristia de Santa Beatriz

Santa Beatriz, cujo amor a Jesus Sacramentado era tão grande e ardente, que vos fazia
passar as noites diante do Sacrário, alcançai-nos verdadeiro amor à Divina Eucaristia e a
graça que desejamos (…). Por Jesus e Maria, Amém!

6º Dia – A Humildade de Santa Beatriz

Santa Beatriz, por aquela humildade profunda, que vos fez serva de vossas irmãs no
claustro, alcançai-nos o desprezo das honras mundanas e a graça que desejamos (…).
Por Jesus e Maria, Amém!

7º Dia – O Amor de Santa Beatriz à Virgem Maria

Santa Beatriz, cujo coração ardia em terno amor à Imaculada Mãe de Deus, alcançai-nos
grande confiança na Virgem Imaculada e um amor ardente com a graça que desejamos
(…). Por Jesus e Maria, Amém!

8º Dia – A Santidade de Santa Beatriz

Santa Beatriz, pela alegria que sentistes, quando a Rainha Imaculada vos anunciou que,
dentro de dez dias, estaríeis no céu, , alcançai-nos uma santa morte e a graça que
desejamos (…). Por Jesus e Maria, Amém!

9º Dia – A Glória de Santa Beatriz

Santa Mãe Beatriz, em cuja fronte apareceu uma brilhante estrela, momentos antes de
expirardes, alcançai-nos a luz da eterna glória e a graça que desejamos (…). Por Jesus e
Maria, Amém.

Oração Final Para Todos os Dias

Antífona: Eu me consumi de zelo pela honra de minha Mãe Imaculada e Ela me livrou
de muitas tribulações.
– Rogai por nós, Santa Mãe Beatriz.
– Para que sejamos dignas das promessas de Cristo.

COMPARTILHE