Santos

Conheça Santa Bernadette, a mensageira da Virgem de Lourdes

santa bernadette

Uma jovem pobre e de saúde frágil foi a escolhida para ser a mensageira de Nossa Senhora de Lourdes para o mundo e, apesar de todo seu sofrimento, jamais deixou de ter confiança no amor de Maria. Por isso, Santa Bernadette é um exemplo de fé e resignação para todos nós. Vamos conhecer a história desta santa que viveu e aceitou com humildade a sua missão.

Quem foi Santa Bernadette

Maria Bernadette Soubirous era uma menina simples que nasceu no interior de Lourdes, uma cidadezinha da França, em 7 de janeiro de 1844. Sendo a filha mais velha de 9 irmãos de um pobre operário de moinho de farinha, passou por muitas dificuldades e privações em sua infância, tendo de trabalhar como pastora e doméstica.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Sua família viveu em condição de miséria, tendo que se mudar para uma antiga cadeia abandonada – um lugar sujo e infecto. Por conta disso, Bernadette, que desde seu nascimento tinha a saúde frágil, viu seu estado piorar muito sofrendo com cólera e asma.

À noite, sem conseguir dormir, atormentada pela asma, Bernadette chorava. A causa principal daquele desafogo, porém, não eram a doença ou a pobreza. O grande desejo da menina era fazer a Primeira Comunhão, mas a tarefa de cuidar dos irmãos e das tarefas domésticas a impediam de frequentar o catecismo e até mesmo ler e escrever.

Aparição de Nossa Senhora de Lourdes

Na manhã de 11 de fevereiro de 1858, ela saiu com a irmã e uma amiga para recolher gravetos e ossos de animais para vender e conseguir comprar alimento. Andaram bastante até chegarem à gruta de Massabielle, às margens do rio Garve. Enquanto suas companheiras atravessavam a água gelada, Bernadette se viu obrigada a ficar sozinha pois, por conta de sua saúde frágil, foi proibida pela mãe de entrar no rio.
Neste momento, um vento forte tomou conta do lugar e logo depois Bernadette escutou o chamado de uma senhora muito bonita. Segundo seus relatos, esta senhora vestia branco e tinha sobre cada um de seus pés rosas da mesma cor que as contas do rosário que Ela segurava.
A princípio, a menina sentiu medo e começou a rezar enquanto a mulher movia as contas em seus dedos sem mover os lábios. Neste momento, seu coração se acalmou e ali ela teve a serenidade e a certeza de que se tratava de uma aparição de Nossa Senhora.
A partir desse dia, Bernadette presenciou 18 aparições de Nossa Senhora, ocorridas entre 11 de fevereiro e 16 julho do ano de 1858.

A água milagrosa da gruta de Lourdes

Em uma de suas aparições, no dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou que Santa Bernadette fizesse um buraco no chão da gruta. No local onde ela cavou, brotou uma fonte que, até os dias de hoje, fornece cerca de 5 mil litros de água diariamente. A partir deste dia, milhares de enfermos foram curados após se banharem nas águas milagrosas da gruta de Lourdes.

Maria ordenou que Bernadette se dirigisse à gruta por 15 dias. No 16º dia de aparição, ela finalmente revelou como gostaria de ser chamada. Ela disse: Eu sou a Imaculada Conceição. O padre da igrejinha local, duvidou da menina dizendo ser impossível que uma menina de família tão pobre e analfabeta conhecesse o Dogma (verdade de fé) da Imaculada Conceição (estabelecido em 1854 pelo Papa Pio lX, 4 anos antes de suas aparições em Lourdes). Apesar das dúvidas, as aparições continuaram e com elas os milagres.

A promessa de Nossa Senhora a Santa Bernadette

Em uma dessas aparições, Nossa Senhora disse a Bernadette que não prometeria fazê-la feliz neste mundo mas sim, no outro. Ela não compreendeu, porém aceitou sem questionar. Com o passar do tempo, a jovem pôde entender o que disse a Santa: ao revelar suas visões ela foi submetida a inúmeros interrogatórios, dúvidas, zombarias e descrença por parte das autoridades da Igreja e dos céticos.

Uma equipe médica a acusou, pois queriam provar que ela era louca e tinha alucinações, autoridades civis da cidade, também achavam que Bernadette queria ganhar alguma coisa com as histórias que contava e as autoridades da Igreja esperavam o que realmente iria acontecer até que Nossa Senhora viesse a confirmar o que e quem era ela.

Mesmo com toda sua simplicidade e humildade, a menina defendeu a veracidade das aparições de Nossa Senhora com muita convicção, sem se deixar abater e sem perder a fé.

Os milagres de Nossa Senhora na gruta

Diversos milagres foram testemunhados na gruta de Lourdes desde a primeira visão de Bernadete. Em um desses casos, conta-se que uma mulher grávida de 9 meses com uma mão paralítica foi até o encontro de Bernadette e ali a viu em um de seus momentos de visões com Nossa Senhora. Depois das orações, ela colocou sua mão paralítica na água da fonte e foi milagrosamente curada.

Até hoje, são relatados casos de curas milagrosas de fieis que visitam o local e por isso, estima-se que o Santuário de Lourdes receba anualmente mais de 6 milhões de peregrinos de todas as partes do mundo em busca de milagres e conforto.

Santa Bernadette entra para o convento e é canonizada

Após o ciclo das aparições, todos queriam ver a Santa Bernadette, tocá-la e receber suas bênçãos. Mas, ela não se encantava com essas manifestações de admiração, pelo contrário, isso a fazia sofrer. Em sua simplicidade e humildade, Bernadette sentia-se incomodada com tantas manifestações de veneração. Seu maior desejo era ser esquecida, queria que apenas a Virgem Santíssima fosse objeto de culto e amor.

Por isso, ela optou seguir com sua vida simples e afastar-se de todos os curiosos e especulações, decidindo então, entrar para o convento da Irmãs de Caridade na cidade de Nevers, na França, em 1860.

Porém, por conta de sua saúde muito frágil ela ainda passaria por duras humilhações. Ao chegar ao convento, chegou a ouvir da madre superiora, na frente do bispo, que “ela não servia para nada”. Mesmo assim, ali ela recebeu a instrução de uma das irmãs e escreveu os relatos das aparições e em seus treze anos de vida religiosa praticou virtudes como o desprendimento de si mesma e o amor ao sofrimento e a caridade.

Em 1878, Santa Bernadette adoeceu, vivendo seus últimos dias em oração e agonia vendo as palavras da virgem serem cumpridas fielmente. Faleceu no dia 19 de abril de 1879, aos 35 anos de idade, após sofrer com as complicações da asma e um doloroso tumor no joelho.

Tendo seus milagres estudados e confirmados pela Igreja, em 8 de dezembro de 1933 Santa Bernadette foi canonizada durante a festa da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio XI recebendo a alcunha de Santa Bernadette de Lourdes, depois da Igreja reconhecer suas virtudes heroicas e pessoais e as curas milagrosas a ela atribuídas.

Santíssima Trindade: quem são, sua importância e seu papel na religião católica.

As curas milagrosas de Santa Bernadete

Santa Bernardette realizou muitos milagres em vida e muitos mais após sua morte. Dois desses milagres, ocorridos ficaram muito famosos.
Uma mãe com seu filho recém-nascido tuberculoso e desenganado pela medicina, foi até o Convento onde Bernadette se encontrava e levou a coberta do berço da criança, com pretexto de que o bordado não estava terminado. Sempre disposta a ajudar, Bernadette se propôs a terminar o bordado da manta, decorando-a com motivos e rendas rebuscadas. Quando a mãe deitou a criança doente no berço forrado, ocorreu a cura miraculosa de sua doença.
Em outra oportunidade, uma mãe com sua filha, que tinha uma incurável enfermidade que a impedia de andar, decidiu levá-la ao Convento. Enquanto conversava com a mãe, a Madre entregou a menina nos braços de Bernadette, recomendando que não a colocasse no chão. Quando a Superiora voltou para procurar a menina, encontrou Bernadette chorando com medo de ser censurada e punida – a criança ficou tão inquieta em seus braços, que ela se viu obrigada, apesar da proibição, a colocá-la no chão. Ali, a criança andava e corria com toda alegria para surpresa de todos.

Conheça os 5 santos brasileiros mais famosos.

O corpo intacto da Santa

Após a terceira exumação de seu corpo no ano de 1925, após quase 150 anos de sua morte, o corpo de Santa Bernadette permanece intacto para espanto de médicos e cientistas de todo mundo e segue exposto em uma urna de cristal na capela do convento de Saint Gildard, na cidade de Nevers, França.

Qual sua causa

Até hoje, já foram atribuídos a Nossa Senhora de Lourdes mais de 7 mil casos de curas inexplicáveis de acordo com o ponto de vista dos conhecimentos atuais da ciência. Todos eles ligados à cura de doenças do corpo e da alma, muitas delas consideradas “incuráveis”.

Sendo assim, quem recorre à Santa Bernadette pede sua interseção junto à Nossa Senhora de Lourdes na busca de uma graça para a sua saúde ou de algum familiar.
Além disso, por ter enfrentado todos os obstáculos com coragem, nos deixou um grande exemplo de obediência ao Senhor nos momentos mais difíceis e a importância de manter a fé mesmo diante das piores provas. Por isso, pedimos a Santa Bernadette que nos conceda uma grande devoção a Nossa Senhora e resiliência para enfrentar a vida com coragem e fé.

Dia da Santa

A festa litúrgica em homenagem a Santa Bernadette é celebrada na Igreja no dia 16 de abril, já na França, é comemorada em 18 de fevereiro. Nesta data, fiéis peregrinam até a Igreja do Convento de Saint Gildard de Nevers, onde seu corpo continua intacto e exposto a visitação. Muitos se dirigem à gruta de Lourdes, onde aconteceram suas visões, também para louvar à jovem escolhida para levar a mensagem de Nossa Senhora ao mundo.

10 Símbolos da Igreja Católica: qual o significado de cada um dele.

Oração à Santa Bernadete

Senhor, que vos dignastes conceder à jovem Bernadette
a graça de ver vossa Santíssima Mãe
e com ela conversar e orar,
concedei também a mim
uma maior devoção para com Maria Santíssima
e a graça da boa saúde e disposição.
Santa Maria, rogai por nós!

Reze um Pai-Nosso, uma Ave Maria, e rogue:

Santa Bernadette Soubirous, rogai por nós!

COMPARTILHE