Religião Católica

Santa Cruz: reflexões sobre a cruz na igreja católica

A santa Cruz

A Santa Cruz tem grande significado na história da igreja católica, principalmente no que diz respeito a trajetória de Jesus Cristo em vida. O filho de Deus morreu por cada um de nós, e foi na Cruz que ele pagou por todos os nossos pecados. Um verdadeiro cordeiro imolado!

Por sua vez, a cruz também pode ser interpretada como um grande símbolo da perseverança e amor de Jesus. Ela é a fonte da vida cristã, representa tristeza pela morte de Cristo e também por ser um objeto utilizado em um momento de dor, mas ao mesmo tempo invoca a remissão de todos os nossos pecados.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Qual o significado da cruz?

A cruz deve representar a alegria da fé, a esperança na transformação e a chegada da redenção de todos os nossos pecados, livrando-nos de todos os males. É a abertura do Céu para os filhos de Deus, para os que buscam por essa graça em suas orações.

Por muito tempo, a cruz significou dor e sofrimento, e mesmo tendo sido instrumento colaborativo deste sentimento e de momentos que proporcionaram muita tristeza, ela pode ser vista com outros olhos, a partir do momento que decidirmos enxergar a entrega feita por Cristo, em nome de todos nós.

Por que exaltamos a cruz?

A Cruz é exaltada pois ela representa a entrega e o amor de Jesus Cristo por todos os filhos de Deus, iguais a ele, mas cheios de pecado. Sua morte representa nossa salvação, e muito além disso, representa o propósito do verdadeiro cristão.
Cada um de nós carrega cruzes que encontramos pelo caminho da vida, representadas de diversas formas, e nos desafiarmos a carrega-las pode transformar nossas vidas e corações.

A relação de Jesus e a Cruz

Além da comum imagem de Cristo crucificado, sabemos diante da história que ele a carregou durante um longo trajeto até sua crucificação. Sendo assim, associamos toda a história de vida de Jesus, seu envio para a Terra por Deus e toda sua jornada, a uma grande comoção e tristeza.

Mas, precisamos enxergar a relação da Santa Cruz com Jesus, como algo que possui também uma vertente positiva.

A cruz de cada um

Ao Jesus morrer por nossos pecados na cruz, o simbolismo dado a ela é o de que os sacrifícios feitos em nossas vidas, as barreiras e dificuldades enfrentadas, precisam valer a pena, ser por um motivo nobre e que nos agregue na vida e no convívio com o próximo. O próprio sacrifício da cruz nos mostra isso.

Toda a paixão, morte e ressurreição de Cristo são revisitados nos períodos litúrgicos, e permeiam nossa existência como seres humanos e fiéis. A passagem da cruz de Cristo, até sua crucificação devem representar novos caminhos e desafios a serem vencidos em nossa vida.

Nossos pecados foram perdoados na cruz, e uma nova chance de vida nos foi dada. Que saibamos enfrentar as lições enviadas por Deus também desta maneira. Buscando a vida eterna ao lado de Deus, caminhando pelos caminhos e encarando os desígnios conduzidos por ele até cada um de nós.

Oração da Santa Cruz

Agora que já refletimos sobre as diferentes interpretações da cruz, que tal aprendermos uma oração que exalta justamente a passagem da cruz como sofrimento para a cruz como momento de renovação? Confira abaixo:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ó, Santa Cruz, em Vós foi suspenso o meu Senhor com angústia de morte e cheio de dor.

Aí, com uma lança e pregos, os membros foram perfurados,
mãos, pés e lado trespassados.
Quem Vos poderá louvar quanto baste? Porque, Vós, todo o bem envolvestes e com ele a nós enchestes.
Vós sois guia seguro que nos leva à vida que Deus eternamente dá.
Vós sois a ponte forte, sobre a qual todos os fiéis sobem durante as cheias.
Vós sois a vitória diante da qual o inimigo, só de olhar, estremece.
Vós sois o cajado do peregrino, sobre o qual ondulamos seguros, não tropeçamos nem caímos.
Vós sois a chave do Céu, vós encerrais a vida que nos dais.
Mostrai a Vossa força e poder, protegei-nos a todos pelo Vosso santo nome.
Para que nós, filhos de Deus, possamos morrer em paz, como herança em Vosso reino. Amém!

 

Música sobre a Santa Cruz

A música cristã sempre é uma maneira de gerar reflexões, e ao ouvi-las acabamos também rezando e meditando ainda mais. Podemos ir além das nossas interpretações, seja ouvindo-as ou até mesmo expressando nossos dons e talentos, cantando-as.

Abaixo, segue uma linda canção como sugestão para compreendermos a beleza da cruz de Cristo, e sua importância em nossa missão como fiéis seguidores.

Letra: Santa Cruz – Banda Arkanjos

Todos os pecados, os meus e o teus foram cravados no madeiro
Pois Jesus com seu sangue nos lavou
Ele se fez cordeiro, e recebeu as dores que nos foram impostas
E na cruz com amor nos libertou!

Ele desceu de sua realeza para se fazer sacrifício por nós
Se aniquilou e se entregou
E como ovelha muda ao matadouro, não murmurou, não reclamou por nada
E decidido pelas nossas vidas, obediente foi até a morte de cruz
Oh Santa Cruz, bendita Cruz!

Bendita seja a cruz o amor por ela se revelou
Nós somos a Igreja da Cruz, por isso a exaltamos, Senhor!
Não existe mais barreira entre nós, por ela o véu do templo rasgou
O céu está aberto para nós,
O que era pecado agora é graça sem fim!

 

Adoração a cruz!

A cruz também é adorada, justamente por representar tanto para a formação do Cristianismo. Sendo assim, aproveite para trazer para sua vida a compreensão sobre a Santa Cruz de Cristo, e o quanto ela pode significar em sua vida e rotina. Entender o peso e como “carrega-la” pode tornar todo o caminho mais leve!

COMPARTILHE