Santos

Santa Edwiges: conheça a história da padroeira dos pobres e endividados

Santa Edwiges

Ter nascido em uma família abastada não fez de Santa Edwiges diferente dos demais. A santa de origem alemã é dona de uma história de entrega e grande vivência, inspirando aos religiosos tardios e também aos que desejam iniciar nos caminhos de Deus.

Vamos juntos conhecer um pouco mais sobre a santa padroeira dos pobres e endividados.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Santa Edwiges

Vinda de uma família considerada “muito bem de vida”, Edwiges tem seu nascimento datado em 1174, em terras alemãs. De pai duque e mãe duquesa, a educação foi sempre uma prioridade aos olhos dos pais, assim como toda sua formação na religião cristã.

Tendo casado com uma idade considerada fora de cogitação, um príncipe polonês pediu a mão de Edwiges quando ela ainda tinha 12 anos e assim deu-se seu casamento, com consentimento total do pai, que pensou sobre o futuro de todas as suas conquistas e família.

Santa Edwiges foi mãe adolescente, e teve como responsabilidade a formação religiosa não só dos filhos, mas também do marido. Seu pai a concedeu em casamento diante de um grande valor por sua filha, o que antigamente chamava-se dote. Mas, contrariando a ganância de muitos, Edwiges tornou-se conhecida e até mesmo santa, justamente por virar o jogo e fazer de sua fortuna, uma oportunidade de ajudar os menos favorecidos que se encontravam a sua volta.

A origem de sua partilha

A quantia de dinheiro que recebeu por seu casamento teve um destino completamente diferente e muito mais altruísta do que o esperado. Edwiges passou a ajudar os pobres, e principalmente os endividados, recuperando seus direitos, civilidade e chances de continuarem a viver em dignidade. Foi assim que destinou seu dinheiro, aos que não tinham mais esperança na vida. Algo tão precioso!

Conheça  também a história de outros santos como São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida  e muito mais!

Investimento frutífero

Além de ajudar os pobres, Santa Edwiges também auxiliou na construção de diferentes templos, abrigos e construções de apoio religioso em terras alemãs. A Santa fez de uma fortuna que poderia lhe trazer uma vida de ostentação, algo que tirou pessoas da miséria e que passou a tornar o aprendizado religioso possível e acessível a todos.

Ela acabou recebendo também o título de protetora das famílias, uma vez que as construções que auxiliou a erguer, ainda muito jovem e com muita determinação, criaram possibilidades de trabalho e novas perspectivas para o futuro de todos.

As famílias passaram a crer e vivenciar uma vida mais cheia de fé e dignidade. Tendo a oportunidade do ensinamento religioso, e também o trabalho para o seu próprio sustento.

Canonização de Santa Edwiges

 
 

A canonização de Santa Edwiges marca a história da igreja católica, tendo sido umas das santas mais jovens a entrarem para a lista de santos católicos. Aos 24 anos, logo após a sua jovem precoce morte, Edwiges foi honrada com o título de Santa, entrando assim para o hall de seres humanos admiráveis e que contribuíram com seu coração e honra para algum benefício a sociedade.

Oração de Santa Edwiges

As orações a Santa Edwiges giram em torno de preces e intercessões pela melhoria da qualidade e possibilidades de vida dignas para o ser humano. O seu exemplo de fé, doação e altruísmo é invocado nestas preces, que enchem o coração de quem as reza de esperança e coragem.

Separamos duas orações diferentes para o seu dia-a-dia. Coloque em sua rotina estas preces de fácil compreensão, e que assim como toda oração feita de coração, tem o poder de transformar qualquer momento de sua vida.

Oração I

Santa Edwiges, exemplo de fé cristã, espelho do amor divino, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, fiel discípula de Cristo, humilde serva do Senhor, modelo de amor à cruz, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, bondosa mãe dos pobres, auxílio dos doentes, refúgio dos oprimidos, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, modelo das mães cristãs, glória da Santa Igreja, vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, por amor a Jesus, Maria e José, fazei vossas minhas aflições. Apressai-vos em socorrer-me. Amém!

Oração II

Santa Edwiges, socorrei-nos em nossas necessidades. Por amor a Jesus Crucificado, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Santa Edwiges, por vossa santa vida, por vossa santa morte, fazei vossas, minhas aflições e minhas angústias, apressai-vos em socorrer-me. Amém!

Santa Edwiges, protetora dos endividados, rogai por nós!

COMPARTILHE