Santos

Santa Efigênia: conheça a padroeira dos militares

Santa EfigêniaSanta Efigênia

Festejada no dia 21 de setembro, data de sua possível canonização, a filha de reis Santa Efigênia ou Ifigênia, foge do circuito comumente europeu de surgimento dos santos, e tem sua história atrelada ao povo da Etiópia, no nordeste africano.

Celebrada no mesmo dia que São Mateus, tendo sido ele responsável pela conversão da mesma, Santa Efigênia difundiu o cristianismo em seu país, que até suas missões era considerado completamente pagão.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O nome Ifigênia significa “nascida forte”. E em sua história de vida, a santa fez jus ao nome recebido.

História de Santa Efigênia

Filha de reis, Efigênia foi uma das únicas a ouvir as palavras do apóstolo São Mateus, enquanto o mesmo estava em missão por suas terras, e levou-as a sério. Mateus havia sido interpretado como louco pelo povo pagão.

Aceitando a palavra de Jesus Cristo em sua vida, ainda já juventude, a princesa abraçou o catolicismo e passou a rejeitar o pensamento pagão, comum entre seu povo.

Destino traçado?

Ao optar por seguir os princípios de Cristo, Efigênia acabou contrariando muitos habitantes locais, em especial os sacerdotes que comandavam a região Núbia, onde morava. Tendo ciência sobre as pregações de Mateus, e a entrega da princesa, inventaram diferentes histórias, e aconselharam a seu pai que a oferecesse em um incêndio sagrado. E não é que, de tanto insistir e inventar histórias, convenceram o rei?

Intercessão divina

No momento em que iria ser posta na fogueira, Ifigênia clamou pela proteção dos céus e foi prontamente atendida. Ela foi arrancada do local por um anjo do céu, ficando invisível e aparecendo em outro local.

Este milagre de libertação foi presenciado pelo povo, que passou a dar mais ouvidos ao discurso de Ifigênia e todo o aprendizado religioso que ela transmitia.

Até mesmo seus pais se converteram, sendo batizados assim como todo o povo de Núbia.

Seguidoras de Santa Efigênia

Após receber uma revelação que sugeria a criação de um exército de virgens pobres, obedientes e castas, Efigênia obedeceu ao que ouviu e construiu um edifício para abrigar estas jovens moças.

Conheça também a história de Nossa Senhora do Carmo.

Libertadora da Núbia

A história de fé e entrega de Santa Efigênia a concedeu o título de Libertadora da Núbia, uma vez que inspirou seu irmão a construir muitas igrejas em suas terras, em todos os anos em que atuou como rei e governou a cidade de Núbia.

Um aviso divino

No leito de sua morte, Santa Efigênia recebeu um aviso de Deus, deixando-a feliz, uma vez em que pode se desfazer de todos os seus bens, já que havia adoecido muito.

Tendo recebido os sete sacramentos, aguardou em paz por sua morte. Foi então levada aos céus, junto a Jesus Cristo e a São Mateus, que tinha lhe evangelizado em vida.

Santa padroeira

Por conta de sua história de proteção às virgens, e muitos outros acontecimentos em sua jornada, Santa Efigênia recebeu o título de padroeira dos militares. É invocada na proteção contra incêndios, e também é reconhecida como auxiliadora dos que necessitam de moradia.

Separamos uma oração, em especial, para você que busca pela moradia própria.

Templo histórico

Em 1801, ainda em Portugal, D. João IV Príncipe Regente, determinou que as Irmandades de Santa Ifigênia e Santo Elesbão se estabelecessem em uma igreja construída em nome de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Essas irmandades eram destinadas aos negros e escravos alforriados e, consequentemente, a igreja mudou de nome para atender a este grupo social. Nascia assim a Igreja de Santa Ifigênia. Uma das mais famosas construções do Estado mineiro, que percorre entre as mais célebres do período artístico barroco.

Oração de Santa Efigênia

Reze essa oração durante 9 dias seguidos, com muita fé em Santa Efigênia. Ela irá te guiar pelos caminhos que lhe trarão a possibilidade de compra da sua tão sonhada casa própria.

A Vós, Pai bondoso, com fervor Vos suplicamos por esta casa, pelos que nela vivem e por tudo o que ela contém. Abençoai e enriquecei-a com vossos bens.
Concedei-lhe prodigamente o orvalho do céu e a fertilidade da terra, os bens espirituais e as coisas necessárias para a vida. Que vossa bênção permaneça sobre ela e que o vosso Espírito Santo penetre o coração e a vida de seus moradores, fazendo-os arder em amor por vós e pelo próximo. Que todas as pessoas que nela entrarem tenham o acolhimento da bondade, do amor e da paz.
Pela intercessão de Santa Efigênia, cuja causa de encontrar um teto Vós protegestes, atendei nossas preces e fazei de nós o vosso lar.
(Faça agora o seu pedido pessoal)
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.

Conheça outras orações de Santa Efigênia.

COMPARTILHE