Santos

Santa Helena: a padroeira do estado da Paraíba

Santa HelenaSanta Helena

Responsável pela construção de muitas igrejas em sua época, Santa Helena teve influência e importância em nome da fé para sua época.

Conheça tudo sobre Santa Helena.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Santa Helena

Helena foi a mãe do primeiro imperador cristão, Constantino, o Grande. Ele promulgou o Édito de Milão no século quarto, cujo decreto considerou o cristianismo uma religião com os mesmos direitos das demais.

Essa medida de Constantino, filho de Helena, foi o primeiro passo para a consolidação do pensamento cristão. Anos mais tarde, outro imperador, Teodósio, tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano.

Durante uma de suas viagens a Jerusalém, Santa Helena teria tido visões e sonhos. Essas sensações teriam a ajudado a descobrir a cruz na qual foi crucificado Jesus Cristo. A cruz teria sido encontrada no interior de uma cisterna à leste do Monte Calvário. Partes dela ficaram em Jerusalém e foram levadas para Roma.

Durante a sua vida, Santa Helena ordenou a construção de igrejas. Entre elas, a da Natividade em Belém e a do Santo Sepulcro em Jerusalém.

Quem foi?

Chamada de Flávia Júlia Helena, nasceu no ano de 255, em Bitínia, na Ásia Menor. Casou-se com Constâncio Cloro e juntos tiveram um filho: Constantino.

Constâncio abandonou Santa Helena após o imperador Maximiano o nomear como regente e obrigá-lo a se casar com sua enteada Teodora. Naquela época, a lei romana não reconhecia o casamento entre nobres e plebeus.

Santa Helena ficou afastada do filho durante 14 anos. Eles se reencontraram somente após a morte de Constâncio em 306.

A fé de Santa Helena

A influência de Santa Helena teria convertido Constantino ao cristianismo. Durante uma batalha, ele teve uma visão. Apareceu-lhe uma cruz luminosa no céu com os dizeres: “Com este sinal vencerás”. Imediatamente, mandou pintar a cruz em todas as bandeiras e, milagrosamente, venceu a batalha.

A partir desse momento, Constantino mandou cessar toda e qualquer perseguição contra os cristãos. Foi aí que ele editou o decreto de Milão, em 313, pelo qual concedeu liberdade de culto aos cristãos e deu à própria mãe o título de Augusta.

Falecimento

A data de falecimento de Santa Helena ocorreu entre 327 e 330 em Nicomédia. Os seus restos mortais estão em um sarcófago de Roma.~

A Importância de Santa Helena

Uma estátua dea santa ocupa um lugar privilegiado no altar papal da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ela está acompanhada de imagens de santos do Catolicismo ligados à Paixão de Cristo, como São Pedro, São Longuinho, Santa Verônica e Santo André.

Santa Helena é hoje considerada uma dos santos católicos no Brasil.

A Causa de Santa Helena

Helena tem presença destacada na história da religião. Segundo a tradição cristã, ela teria sido a responsável pela descoberta do local de crucificação de Jesus Cristo. No local foi erguida a Basílica do Santo Sepulcro.

Dia de Santa Helena

O culto à Santa, celebrado em 18 de agosto, é um dos mais antigos da Igreja Católica. Algumas de suas relíquias são veneradas na basílica dedicada a ela em Roma.

Padroeira em Paraíba

Helena é padroeira em Paraíba. O Distrito foi criado com a denominação de Santa Helena pela Lei Municipal nº 144, de 24 de junho de 1957, subordinado ao município de Antenor Navarro – atual São João do Rio do Peixe.

Principais igrejas da Santa no Brasil

Algumas igrejas são devotas da Santa, no Brasil. Confira abaixo:

Belo Horizonte, Minas Gerais

Fundada em 29 de junho de 1949, a Paróquia da santa fica localizada na rua Maranhão, 875, no bairro Santa Efigênia.

Santa Helena, Paraíba

A primeira capela foi construída em 1933 e, atualmente, é a Matriz da cidade cuja padroeira é Helena. A paróquia local, pertence à Diocese de Cajazeiras, fica na praça da Matriz, s/n, Centro.

Curitiba, Paraná

Ela também está presente no Paraná. A igreja fica localizada na rua Natal, 550, no bairro Marilena.

Conheça outras Igrejas de Santa Helena.

Oração de Santa Helena

Ó Deus, que concedestes a Santa Helena, mãe de Constantino, Imperador de Roma, a graça da piedade cristã e das resolutas atividades em prol da verdade histórica da fé, dai-me, a mim também, ser sempre ativo e trabalhador pela causa do Santo Evangelho.
Santa Helena, rogai por nós!

Quer conhecer outras orações? Não deixe de ler sobre a Oração de Santa Helena.

COMPARTILHE