Santos

Santa Luzia: história e curiosidades da a protetora da visão

Santa LuziaSanta Luzia

Caso você tenha algum problema na visão, guarde este nome: Santa Luzia. Entre os fiéis católicos, ela é conhecida como a protetora dos olhos.

Conheça tudo sobre a história da Santa, quando se comemora seu dia e curiosidades.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de Santa Luzia

Luzia nasceu em 280 na cidade de Siracusa, litoral da Itália. Cristã e decidida a manter sua virgindade, foi denunciada pelo próprio homem que a queria como noiva. Ela foi punida pelo imperador Diocleciano após negar um casamento em troca de consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Isso porque, naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo.

A jovem Santa foi levada a um prostíbulo, mas os soldados não conseguiram desvirginá-la graças a sua força. Depois, os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu. O último ato de seu martírio foi a retirada dos olhos, fato que a transformou na protetora dos mesmos.

Consta ainda que seus olhos lhe foram devolvidos em uma pequena bandeja, antes de ser decapitada. Era 13 de dezembro do ano de 304.

Antes de falecer, ela se ajoelhou e proferiu a seguinte oração: “Senhor, eis que suplico paz para a Igreja de Cristo. Diocleciano e Maximiniano decairão do império, e como a cidade de Catania venera a Santa Águeda, também serei venerada por graça do Senhor Jesus Cristo, observando de coração os preceitos do Senhor.”

Santa Luzia é um dos santos mais famosos do Brasil. Confira a lista dos principais Santos Católicos.

Quem foi Santa Luzia

Filha de um casal nobre e cristão, Luzia foi educada pela mãe. Por meio dela, recebeu noções de fé, do conhecimento de Jesus e do amor ao próximo.

Durante a tentativa de curar a mãe, doente e vítima de uma forte hemorragia, Luzia realizou o seu primeiro milagre. Ambas foram à cidade de Catania para tocarem no túmulo de Santa Ágata.

O pressentimento de Luzia dizia que sua mãe ficaria curada se colocasse a mão na sepultura. Ao se aproximarem do túmulo, Santa Ágata surgiu para Luzia e lhe disse: “Luzia, minha irmã. Por que pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catania foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa.”

Na sequência, Luzia disse: “Pela intercessão de Santa Ágata, Jesus te curou.”.Nesse momento, a sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e alcançou a cura.

A causa de Santa Luzia

Santa Luzia aceitou Jesus Cristo e por ele viveu e morreu. Protetora contra as doenças dos olhos, ela dá esperança para quem busca enxergar novamente por meio de orações.

Após ser torturada, condenada à morte e nenhuma das ações a atingia, Luzia foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo.

Oração de Santa Luzia

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé.
Amém.

Confira outras orações de Santa Luzia.

Dia de Santa Luzia

O dia de Luzia é comemorado em 13 de dezembro. A data corresponde à morte da italiana.

Santa Luzia Padroeira da cidade

Você sabia que há mais de uma cidade que acolheu a Santa como padroeira?A primeira delas é a Siracusa, na Itália.

Mas a Santa também é padroeira da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no Brasil.

Igrejas de Santa Luzia

A Santa possui diversas igrejas dedicadas à ela e seus ensinamentos, por todo o mundo.

Igreja de Santa Luzia em Siracusa, na Itália

Turistas que passam por Siracusa podem imaginar que a catedral da cidade é dedicada à santa, mas não é. A igreja destinada a ela está situada onde Luzia teria sido martirizada, segundo os católicos. A basílica fica no bairro da Borgata, a aproximadamente 1 quilômetro de Ortigia.

Igreja de Santa Luzia em Mossoró, Rio Grande do Norte

A igreja de Santa Luzia é a sede episcopal da Diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É dedicada à Santa, padroeira da cidade.
A primeira edificação no local ocorreu 5 de agosto de 1772. Em 1830 foi feita uma reforma na capela, que recebeu uma imagem de Luzia de Mossoró, em madeira, esculpida em Portugal.

Igreja de Santa Luzia em São Paulo

A igreja em São Paulo foi fundada em 25 de outubro de 1967. A construção fica na avenida Marechal Eurico Gaspar Dutra, 1.877, no bairro Santana.

Igreja de Santa Luzia no Rio de Janeiro

A data de fundação da Igreja de Santa Luzia não é conhecida, mas o prédio foi ampliado em 1872 e ganhou mais uma torre. Naquele tempo, o mar chegava quase à porta da construção. A rua Santa Luzia aberta por ordem de Dom João VI para que ele pudesse ir direto do Convento da Ajuda até a Igreja.

Igreja de Santa Luzia em Minas Gerais

A Igreja Matriz foi edificada em 1701, mas passou por diversas reformas. No local foram adotados o estilo rococó, as marcas de Aleijadinho e, finalmente, as características neoclássicas.

Conheça mais sobre igreja de Santa Luzia.

Oração de Santa Luzia para compartilhar

 

COMPARTILHE