Santos

Conheça os 5 santos brasileiros mais famosos

santos brasileiros mais famosossantos brasileiros mais famosos

Você sabia que existem diversos santos brasileiros mais famosos? Mais de 30 santos do Brasil canonizados pela Igreja Católica?

Brasil católico

O Brasil é o país com o maior número católicos do mundo, segundo dados do São José de Anchieta. Além disso, vem crescendo o reconhecimento dos santos brasileiros, veneráveis e servos de Deus que estão com suas causas de beatificação e canonização em andamento.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

O Processo de canonização

O processo de canonização passa pelas seguintes etapas:

  • Primeiramente, o postulante se torna um “Servo de Deus”, com a abertura do procedimento.
  • Se ele apresentar as virtudes necessárias, é proclamado “Venerável” e pode ter rezas e materiais impressos em seu nome.
  • Caso haja um milagre comprovado por sua graça, o postulante pode ser beatificado e ser adorado pela diocese local.
  • A canonização só acontece com a comprovação de um segundo milagre. O santo é inserido no calendário universal da igreja e pode ser adorado em todo mundo, com dias festivos e igrejas em sua homenagem.

Para encurtar esse caminho, existe ainda um decreto papal conhecido como canonização equipolente, onde o Papa pode elevar um mártir ao status de santo sem a necessidade de comprovação de milagres, contanto que atenda aos requisitos de: prova da antiguidade e constância do culto ao candidato a santo, atestado histórico de sua fé católica e de suas virtudes, e a fama de milagres intermediados pelo candidato.

Quem pode ser santificado?

Santos são aquelas pessoas, reconhecidas pelo catolicismo, que desempenharam uma obra admirável ou levaram uma vida cheia de virtudes que servem de testemunho sagrado aos demais católicos.

Você sabe quais são os santos brasileiros que fazem parte da lista de nomes a serem elevados às honras dos altares da Igreja? Alguns deles não são necessariamente naturais do Brasil, mas são considerados santos brasileiros por terem vivido grande parte da vida aqui onde realizaram suas obras.

O 5 santos brasileiros mais famosos

Confira nossa lista dos 5 santos brasileiros mais famosos e suas histórias.

1. São José de Anchieta

 
 

O primeiro dos santos brasileiros mais famosos é o São José de Anchieta.

Apesar de ter nascido nas Ilhas Canárias da Espanha em 19 de março de 1534, São José de Anchieta ficou conhecido como o “apóstolo do Brasil”, desembarcando em Salvador (BA), em 1553 para introduzir o catolicismo no país. No tempo em que viveu aqui, o jesuíta participou da fundação de escolas, igrejas e cidades como São Paulo, foi catequista, dramaturgo, poeta, e historiador, tornando-se autor da primeira gramática brasileira, auxiliando outros missionários a se comunicarem na língua tupi.

O religioso educou e evangelizou indígenas em missões por todo o Brasil, além de defendê-los de abusos dos colonizadores portugueses. São José de Anchieta faleceu aos 63 anos de idade, em 9 de junho de 1597 em, Reritiba, atual Anchieta no Espírito Santo.

Leia mais sobre São José de Anchieta.

Canonização

Sua canonização aconteceu no dia 24 de abril de 2014, pelo Papa Francisco, em Roma. No relatório sobre sua santificação, há o registro de 5.350 histórias de pessoas que alcançaram graças através dele. Certamente, este santo brasileiro é uma inspiração para sermos mais dedicados à nossa fé, ajudando a levar nossos irmãos até Cristo. O Dia de São José de Anchieta é celebrado como festa litúrgica em 9 de junho.

Oração a Anchieta

São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,
Poeta da Virgem Maria,
Intercede por nós, hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus
Como tu o serviste
Nos mais pobres e necessitados.
Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma.
E, se for vontade de Deus,
Alcança-nos a graça que agora te pedimos (pede-se a graça)
São José de Anchieta, Rogai por nós!

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

2. São Frei Galvão

 
 

O segundo da lista santos brasileiros mais famosos. Mais conhecido como Frei Galvão, Santo Antônio de Sant’Ana Galvão foi o primeiro santo genuinamente brasileiro, nascido em 10 de maio de 1739, em Guaratinguetá (SP). Sua família tinha muitas posses, mas ele abriu mão de tudo para atender ao chamado de Deus e seguir a vida religiosa, percorrendo vilarejos a pé para pregar para os pobres.

O franciscano é fundador do Mosteiro da Luz em São Paulo (declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO) e se tornou conhecido por seus poderes de cura através de pequenos papéis onde escrevia trechos de orações, enrolando-os como pílulas.

Frei Galvão morreu aos 83 anos, em 23 de dezembro de 1822, com fama devido a sua dedicação a intensa oração e obras de caridade, além de relatos de fenômenos místicos atribuídos a ele como telepatia, premonição, levitação e casos de bilocação.

Leia a história completa do Frei Galvão.

Canonização

Frei Galvão foi canonizado em 11 de maio de 2007, pelo Papa Bento XVI. Até hoje suas pílulas são produzidas, conforme as orientações deixadas pelo próprio Frei Galvão, e entregues a pessoas que têm fé na intercessão deste santo. O Dia de São Frei Galvão é celebrado como festa litúrgica em 25 de outubro.

Veja mais sobre o santo no site dedicado ao Santo.

Oração a Frei Galvão

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro, louvo e Vos dou graças pelos benefícios que me fizestes. Peço-Vos, por tudo que fez e sofreu o Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, que aumenteis em mim a fé, a esperança e a caridade, e Vos digneis conceder-me a graça que ardentemente almejo.
Amém.

3. Santa Paulina

 
 

Conhecida também como Madre Paulina, Santa Paulina nasceu na Itália em 16 de dezembro de 1865 e se naturalizou brasileira após seus pais mudarem-se para Santa Catarina (RS). Santa Paulina faz parte dos santos brasileiros mais famosos.

Desde muito cedo, dedicou sua vida aos serviços religiosos, tornando-se Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, ajudando pobres, crianças órfãs e ex-escravos abandonados. Depois de ter sonhos proféticos com Nossa Senhora, Santa Paulina fundou um pequeno hospital que se tornou mais tarde a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, e foi convidada para estender sua obra a São Paulo.

Santa Paulina ficou conhecida por sua humildade, espírito de oração e grande caridade, principalmente com doentes desenganados, pois era a representação do amor em Jesus Cristo perante as dificuldades.

Canonização

Santa Paulina faleceu em 9 de julho de 1942, aos 77 anos já debilitada pela diabetes, sendo canonizada em 19 de maio de 2002 pelo Papa João Paulo II e considerada a primeira santa brasileira. O Dia de Santa Paulina é celebrado como festa litúrgica em 9 de julho. Veja mais em no site do santuário Santa Paulina.

Oração a Madre Paulina

Ó Santa Paulina, que puseste toda a confiança no Pai e em Jesus e que, inspirada por Maria, decidiste ajudar o povo sofrido, nós te confiamos a Igreja que tanto amas, nossas vidas, nossas famílias, a Vida Consagrada e todo o povo de Deus.

Santa Paulina, intercede por nós, junto a Jesus, a fim de que tenhamos a coragem de lutar sempre, na conquista de um mundo mais humano, justo e fraterno.
Amém.

Após a oração, rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria,  e 1 Glória.

4. São Roque González

São Roque González nasceu no Paraguai em 16 de agosto de 1576 e é o quarto da lista dos santos brasileiros mais famosos. Foi um dos primeiros evangelizadores na região sul do país, dedicado a disseminar o catolicismo entre os guaranis.

É considerado um dos três “mártires do Rio Grande do Sul” que deram a vida pela fé, aprendendo também a língua indígena e aprofundando-se em técnicas agrícolas, manejo dos bois e vários outros costumes da terra.

Junto a dois outros jesuítas, fundou numerosas comunidades cristãs, chamadas Missões ou Reduções, entre elas as aldeias de São Nicolau, Assunção e Todos os Santos do Caaró. São Roque González foi morto aos 52 anos de idade em 15 de novembro de 1628 por indígenas contrários ao seu trabalho, assim como seus companheiros que ficaram conhecidos como Santos Mártires por persistirem na obra de evangelização.

Confira na íntegra a história de São Roque González.

Canonização

Em 16 de maio de 1988, o Papa João Paulo II canonizou os três primeiros mártires sul-americanos: São Roque González, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo. O Dia de São Roque González e Companheiros Mártires é celebrado como festa litúrgica em 19 de novembro.

Oração a São Roque Gonzalez e seus companheiros

Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque González e seus companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve.

Será que foram inúteis para nós o vosso sangue e as vossas dores no Calvário? Intercedei por nós para que os injustiçados sejam libertos, os pecadores se convertam, os fracos se fortaleçam, os aflitos sejam confortados. Vós bem sabeis como é o mundo em que vivemos, como são numerosos os inimigos que nos atacam e sabeis também o quanto somos fracos. Olhai com bondade para nós e caminhai conosco.
Amém.

5. Santo André de Soveral

 
 

O quinto lugar dos santos brasileiros mais famosos mas não menos importante é o Santo André de Soveral.

Nasceu em 1572 em São Vicente (SP). Se ordenou padre e foi discípulo de José de Anchieta. Ficou conhecido por derramar seu sangue por amor a Cristo, assim como seus companheiros, que foram mortos durante a invasão holandesa que causou dois martírios coletivos: o primeiro no Engenho de Cunhaú e o segundo no Engenho de Uruaçu.

Vários fiéis foram assassinados covardemente pela intolerância dos invasores apenas por seguirem a religião católica. Santo André de Soveral foi morto aos 73 anos em 16 de julho de 1645, no Rio Grande do Norte, enquanto celebrava a missa dominical em massacre promovido por tropas holandesas, que também causou a morte de vários outros beatos.

Confira a lista dos principais santos católicos.

Canonização

Santo André de Soveral foi canonizado, junto aos demais Protomártires do Brasil, em 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco.
O Dia dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus 27 companheiros (Mártires de Cunhaú e Uruaçu) é celebrado como festa litúrgica em 3 de outubro.

Oração a Santo André de Soveral e Protomártires do Brasil

Ó Deus, ao comemorarmos todos os anos a paixão dos mártires André de Soveral e companheiros, dai-nos a alegria de ver atendidas nossas preces, para imitarmos sua firmeza na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

A Santa mais famosa do Brasil

A santa mais famosa do Brasil também recebe o título de padroeira: Nossa Senhora Aparecida. Sua história é tão magnífica que temos um artigo para contar toda a sua história. Confira o artigo sobre a Nossa Senhora Aparecida.

Gostou de conhecer os santos brasileiros mais famosos? Compartilhe com seus amigos!

COMPARTILHE