Santos

São Bartolomeu: conheça um dos apóstolos de Jesus

São Bartolomeu

São Bartolomeu foi um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. Na Bíblia, é chamado por esse nome somente por João. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, ele é denominado Natanael, ou seja, filho de Tolomeu.

O nome de Natanael integra o seleto grupo de apóstolos de Jesus. Essa lista inclui Simão, André, Tiago Maior, João, Filipe, Mateus, Tomé, Tiago Menor, Simão Zelote, Judas e Judas Iscariotes.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Confira abaixo a história de São Bartolomeu. Conheça a oração destinada ao discípulo de Jesus e a sua ligação com o filho de Deus.

História de São Bartolomeu

As informações sobre São Bartolomeu são escassas. Na Bíblia, não há detalhes da vida desse companheiro de Jesus.

Bartolomeu nasceu em Caná, na Galileia, praticamente na mesma época de Jesus. A sua morte teria ocorrido na Armênia, no ano 51.

Não se sabe se Bartolomeu foi crucificado ou esfolado e decapitado pelo irmão do Rei Polymius. Curiosamente, o monarca havia sido convertido pelo próprio apóstolo.

Segundo a Igreja Católica, suas relíquias foram levadas para a Europa. Elas estão depositadas em Roma, na Igreja a ele dedicada.

Importância de São Bartolomeu

A importância de São Bartolomeu para a Igreja Católica pode ser resumida na declaração feita pelo papa Bento XVI, em uma audiência ocorrida no dia 4 de outubro de 2006. O pontífice resumiu em poucas palavras o ensinamento da vida desses santo:

Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte.”

Ligação com Jesus

O nome de Bartolomeu é lembrado entre os cristãos como alguém que teve o privilégio de ter um encontro com Jesus. Isso teria acontecido antes mesmo de o conhecer.

No livro de João, contido na Bíblia Sagrada, há um relato no qual Jesus encontrou Filipe na Galileia e disse: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, mesma cidade de André e de Pedro.

Filipe encontrou  Bartolomeu e disse: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José”. Como resposta,  Bartolomeu perguntou se poderia vir alguma coisa boa de Nazaré. E foi incentivado por Filipe a ir com ele, e ver Jesus de perto.
Consta que Jesus viu Bartolomeu e proferiu a seguinte frase: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo”. Natanael perguntou de onde Jesus o conhecia, e o próprio filho de Deus respondeu que já o tinha visto debaixo da figueira.

A figueira é considerada pela Bíblia como uma árvore positiva, que dá bons frutos. Embaixo da sua sombra se pode proteger do sol quente da terra de Israel.

Dia de São Bartolomeu

A Igreja Católica celebra em 24 de agosto o dia de São Bartolomeu. A data marca a morte desse santo.

Padroeiro  em Minas Gerais

São Bartolomeu é padroeiro da cidade de mesmo nome em Ouro Preto, Minas Gerais. O local está há  98 quilômetros da capital mineira, às margens do rio das Velhas.

Um dos pontos turísticos da cidade é a igreja matriz de São Bartolomeu. O visitante também pode conhecer a Capela de Nossa Senhora das Mercês e um trecho do caminho velho da Estrada Real.

A Igreja Matriz de São Bartolomeu é uma das mais antigas e imponentes de Minas Gerais. A fartura de frutas na cidade induziu os seus moradores à fabricação de doces caseiros, tradição reconhecida no município.

Nome popular

Segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nome São Bartolomeu é o 412º mais popular do Brasil. São 70.642 pessoas batizadas em homenagem ao discípulo de Jesus.

O Ceará é o estado com mais pessoas chamadas de Natanael, comparado ao número de habitantes. Na sequência aparecem o Acre, o Amazonas e o Maranhão.

Bartolomeu, como também é conhecido Natanael, ocupa a 1.356ª posição nesse ranking. Ele é mais popular nos estados da Bahia, do Piauí e de Pernambuco.

São Bartolomeu na Santa Ceia

São Bartolomeu ficou imortalizado na obra-prima “A última ceia” de Leonardo da Vinci. Do ponto de vista de quem está diante da pintura, ele é o primeiro apóstolo situado à esquerda.

Na obra de Da Vinci, os 12 apóstolos estão agrupados em quatro grupos.  Bartolomeu aparece junto com Tiago Menor e André.

No segundo grupo, estão Judas Iscariotes, São Pedro (cabelo branco) e João. Jesus Cristo aparece ao centro. O terceiro grupo conta com Tomé, Tiago Maior e Filipe. No quarto estão Mateus (com barba rala), Judas Tadeu e Simão, o Zelote.

A pintura de Leonardo da Vinci foi baseada na passagem bíblica de João 13:21. Nela, Jesus anuncia aos apóstolos que alguém, entre eles, o trairia.

COMPARTILHE