Santos

São Brás: conheça o santo de muitas causas

São Brás

Santo protetor das doenças na garganta e das causas animais, São Brás é devotado em todo o mundo. Nascido no território que atualmente pertence à Turquia, faz parte da história de santos que se converteram ao cristianismo ao longo da vida.

Morreu degolado em um período de forte perseguição aos católicos. Antes de virar mártir, curou uma criança que estava morrendo engasgada com uma espinha de peixe.

Descubra e Ore as Novenas mais Poderosas e Eficazes 🙏

Para que uma oração seja verdadeiramente eficaz, é preciso ter humildade, constância e perseverança.


Você terá as Novenas mais Poderosas para rezar e alcançar enormes Graças dos Céus:

ESCOLHER LIVRO »

História de São Brás

São Brás foi um médico, bispo e mártir que uniu os conhecimentos da profissão ao objetivo de servir a Deus para ajudar a população. Filho de pais que não foram batizados no catolicismo, São Brás nasceu no fim do século três, na Armênia, em área que atualmente está no território da Turquia.

Conta a história que o santo passou anos servindo ao Evangelho até que sentiu necessidade se refugiar. Então foi para um retiro, que seria localizado no Monte Argeu, onde permaneceu em oração e penitência. Ao passar do tempo, a fama do médico que exercia a profissão com maestria se disseminou, e São Brás foi ordenado padre, depois bispo.

Em uma época que os cristãos eram perseguidos duramente, com São Brás não foi diferente. O prefeito de Sebaste, cidade onde vivia, mandou soldados ao local de retiro do bispo para o prenderem. Naquela época, conta a história, a perseguição era resultado da postura de Licínio, imperador do oriente, então cunhado de Constantino, imperador no ocidente.

Usando de chantagem, os soldados tentaram convencer São Brás a renunciar da fé. Diante da negativa de ir contra sua vontade e missão, o santo foi degolado em 316.

Entretanto, no caminho para ser morto, o santo foi parado por uma mãe desesperada. O filho estava morrendo engasgado com uma espinha de peixe presa em sua garganta. Olhando ao céu, São Brás orou a Deus e curou a criança.

A importância de São Brás

Justamente por ser tido como protetor das doenças de garganta e animais, São Brás ganhou devotos em várias partes do mundo. É um dos santos mais populares e considerado sucessos dos apóstolos de Jesus Cristo.

São Brás e sua causa

São Brás é tido como o protetor das doenças e males na garganta, por isso é padroeiro dos radialistas. O santo também é tido como protetor das causas animais.

Oração de São Brás

Existem várias orações relacionadas ao santo. Confira algumas e reze-as focado em São Brás:

Seleção de Orações Marianas Perdidas 🌟

Maria está cheia de graças para nos dar, mas não sabemos como pedir! Com este livro tudo ficará mais fácil.


Maria passa na frente e pisa na cabeça da serpente:

COMPRAR LIVRO »

Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expiar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus. São Brás, rogai por nós.
Amém.

Benção de São Brás

Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Oração de Proteção de São Brás

Ó venerado e protetor São Brás, sejas propício para nos aproximarmos mais de Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que tanto auxiliastes o povo de Deus sendo um pastor zeloso e amigo, como bispo, conduzistes as pessoas no caminho da santidade. Olhai para nossa enfermidade, do mesmo modo que olhou, com compaixão e misericórdia, para aquela mãe desesperada que via seu filho morrer engasgado com uma espinha de peixe. Olhai para nós e curai-nos de todos os males da garganta. Ajudai-nos por vossa intercessão a termos voz para comunicar as graças e bondade de Deus aos nossos irmãos mais necessitados. Protegei-nos dos males físicos e derramais vossas bênçãos de cura para nosso aparelho respiratório. Longe dos males poderemos pronunciar vossa verdade por todo o sempre, pelos séculos dos séculos.
Amém.

Dia de São Brás

O dia 3 de fevereiro marca a morte e data de celebração da vida de São Brás. O santo morreu degolado em 3 de fevereiro de 316.

Os restos mortais dele estão em uma igreja em Maratea, na Itália. A relíquia foi parar na cidade durante uma tempestade em 732, desviando a rota da Armênia até Roma.

Veja como celebrar o dia de São Brás.

Padroeiro de Dubrovnik

O município de Dubrovnik, na Croácia, tem São Brás como santo padroeiro. Com mais de 40 mil habitantes, é a cidade mais visitada do país. Cercada de muralhas, Dubrovnik é considerada patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas (Unesco).

Igreja de São Brás

A igreja erguida em homenagem a São Brás é um dos pontos turísticos mais visitados em Dubrovnik, na Rua Stradun, a mais movimentada.  Datada do século XIV, a construção leva uma estátua de São Brás em seu topo.

Erguida sobre uma antiga catedral, a estrutura foi destruída por um incêndio em 1667, e reerguida após um novo projeto em 1715. A arquitetura em estilo barroco fica ainda mais evidente com os vitrais, que ganham vida com as luzes ao cair da noite.

COMPARTILHE