Santos

São Filipe: conheça a história do seguidor de Jesus que se tornou santo

São Filipe

São Filipe, Filipe, Felipe, São Filipe Apóstolo. Sempre citado como quinto Apóstolo de Jesus Cristo, o homem simples e de pouco estudo era do círculo bem próximo do filho de Deus. Registros bíblicos apontam que iniciou a trajetória como discípulo após um encontro com Jesus, que lhe disse: “Siga-me” (Jo 1 – 43).

Apóstolo do filho de Deus, Filipe muitas vezes é confundido com São Felipe, evangelista citado nos Atos dos Apóstolos, e diácono que evangelizava Samaria, região do Oriente Médio que pertencia a Israel.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Quem foi São Filipe

Filipe foi um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo. Na lista de discípulos é sempre citado na quinta posição, o que mostra que foi um dos primeiros a acompanhar o filho de Deus na evangelização.

Pouco se sabe sobre a vida de Filipe antes de decidir acompanhar Jesus. Acredita-se que, assim como outros Apóstolos, Filipe era um homem simples e pescador.

Casado, teria tido duas filhas e pouco estudo. Consta na história que São Filipe Apóstolo nasceu em Betsaida, município da Galieia. O quinto apóstolo de Jesus continuou a vida de missionário após a morte e ressurreição de Jesus Cristo passando pela Ásia e África.

A Importância de São Filipe como Apóstolo

Filipe, o quinto dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo, apresentou Bartolomeu, também conhecido como São Natanael, ao filho de Deus, conforme está descrito São João 1:43. São Filipe Apóstolo também é citado nos Evangelhos de João, Mateus, Marcos e Lucas.

Tido como fiel discípulo de Jesus, Filipe é lembrando pela lealdade e trabalho missionário realizado ao longo da vida. Nas igrejas erguidas em sua homenagem pode-se encontrar o escudo que simboliza São Filipe.

O símbolo leva uma cruz e dois pães. Os alimentos fazem menção a presença de Filipe Apóstolo no milagre da multiplicação dos pães, ao lado de Jesus. Já a cruz inserida no escudo faz menção ao martírio que passou.

Ligação com Jesus

Por ter sido um dos primeiros discípulos de Jesus Cristo, São Filipe Apóstolo mantinha ligação direta e íntima com o filho de Deus. Conforme a Bíblia, estava com Jesus no dia do milagre da multiplicação dos pães. Foi a ele a Cristo dirigiu a palavra para perguntar como faria para alimentar cerca de 5 mil pessoas que estavam indo ao seu encontro na época em que se aproximava a Páscoa.

Na Última Ceia, de Jesus e seus 12 Apóstolos, Filipe pediu: “Senhor, mostra-nos o Pai, isto nos basta!” Em seguida, Cristo disse: “Há tanto que convivo convosco e ainda não conheceis, Felipe? Quem viu o Pai viu a mim, quem me viu, viu o Pai.”

Oração de São Filipe

Filipe Apóstolo é rogado pelos fiéis católicos por meio de algumas orações. Uma delas, inclusive, cita Filipe e Tiago, pois são celebrados pelos religiosos no mesmo dia 3 de maio.

Meu Jesus Cristo,
quero a Vós servir
e não encontro o caminho.
Quero fazer o bem
e não encontro o caminho.
Quero a Vós encontrar
e não encontro o caminho.
Quero a Vós amar
e não encontro o caminho.
Ainda não Vos conheço, meu Jesus,
porque não Vos procuro.
Procuro-Vos e não Vos encontro.
Vinde até mim, meu Jesus.
Nunca Vos amarei,
se não me ajudardes, meu Jesus.
Cortai as minhas amarras
se quiserdes que eu seja Vosso.
Jesus, sede para mim Jesus.
Amém!

 

Oração dos Apóstolos Filipe e Tiago

Ó Senhor, por intercessão e méritos dos apóstolos Filipe e Tiago, eu Vos peço a Graça do desassombro no anúncio e testemunho do Santo Evangelho. Abençoai-me e concedei-me os dons que me são necessários para que eu possa cumprir com minha missão evangelizadora na minha família, no trabalho e na sociedade. Amém. São Filipe e São Tiago, rogai por nós. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.

Oração de São Filipe para o dia  3 de maio

Ó Deus, vós nos alegrais cada ano com a festa dos apóstolos são Felipe e são Thiago. Concedei-nos, por suas preces, participar de tal modo da paixão e ressurreição de vosso Filho, que vejamos eternamente a vossa face. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Dia de São Filipe

Filipe é lembrado e celebrado pelos fiéis católicos em 3 de maio, dia de sua morte. Registros apontam que ele, e possivelmente uma de suas duas filhas, foram condenados e castigados na cidade de Hierápolis, na Frígia, atual área da Turquia, em 80 d.C..

O martírio ocorreu após a família descobrir um culto organizado por moradores que tinha a serpente como ídolo. Não há confirmação sobre a causa da morte de Filipe.

Uma das versões é de que foi crucificado de cabeça para baixo e apedrejado. Também há registros de que Filipe tenha sido mártir em Gerápolis.

Filipe, o padroeiro

Filipe Apóstolo foi um missionário na missão de Jesus Cristo. Há diversas igrejas construídas em sua homenagem pelo mundo, entretanto não é considerado padroeiro de cidades. Diferentemente de do Evangelista São Felipe, com quem é bastante confundido.

Gostou de conhecer um pouco mais da história de São Filipe? Não deixe de conhecer a história dos outros apóstolos!

COMPARTILHE