Santos

São Francisco de Assis: o Santo protetor dos humildes e dos animais

São Francisco de AssisSão Francisco de Assis

São Francisco de Assis é um dos santos mais populares da igreja católica. Sua história de vida, entrega e renúncia constroem uma imagem de inspiração e amor pelo próximo.

Doando-se aos mais pobres, e servindo a quem mais precisava, São Francisco consagrou-se como exemplo de empatia e solidariedade.
Ao abdicar dos seus bens, e dedicar-se à promoção do Evangelho, da forma mais literal possível, o santo italiano tornou-se conhecido em todo o mundo, e sua trajetória deixou um legado irreparável aos fiéis.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Bondade e altruísmo são as palavras-chave da vivência de São Francisco de Assis!

Quem foi São Francisco de Assis

Nascido no ano de 1182, na cidade de Assis, como seu próprio nome indica, Francisco cresceu em meio aos privilégios de uma família rica, onde o pai era um grande comerciante de tecidos, que o estimulava a tornar a fortuna da família ainda maior, com muito trabalho e empenho.

Mas, dedicar-se ao comércio não era o destino de Francisco, e ele logo compreendeu essa mensagem.

Como tudo começou…

Em sua juventude, São Francisco envolveu-se na área militar, atuando em conflitos entre distritos locais, buscando glórias militares. Em meio as lutas, o jovem acabou preso e retornou para Assis só após mais de 1 ano.

Ao retornar para casa, em 1203, Francisco decide aproveitar de todo o luxo e riqueza, e se esbalda em uma vida de festas e regalias, mas logo decide abdicar deste universo, e vai então se dedicar ao posto de cavaleiro, iniciando como escudeiro de um nobre local e, vez outra, aderindo a batalhas.

Em meio aos percalços de sua missão, Francisco adoeceu e retirou-se por um tempo do exército, dedicando-se então à meditação e oração, acreditando então ter ouvido a voz do Senhor, pedindo para que investisse seu tempo nos princípios de Deus.

Nessa época, aproximou-se de mendigos e dos moradores de rua, que despertaram nele uma consciência sobre o desapego material e as questões realmente importantes da vida. Aproximando-se da pobreza como nunca havia antes.

Caminho para a santidade

A história de São Francisco traz também um grande exemplo de conversão. Ele abdicou da riqueza, de seus privilégios, justamente por não concordar com a desigualdade, e ver alguém passando fome, enquanto ele e sua família tinham a oportunidade de se esbanjarem em banquetes e regalias.

Em 1206, Francisco decidiu aderir à um comportamento onde vivia livre dos bens materiais, andava pelas ruas maltrapilho, contrariando os desejos do pai e da família. Seu intuito agora era dedicar-se ao próximo, realizar benfeitorias que contribuíssem com os menos favorecidos, mesmo que isso significasse deixar para trás toda sua fortuna e privilégio.

Começava aí, a história de entrega e amor por toda criatura de São Francisco de Assis.

Jornada de fé

Em meio aos diferentes sinais e sonhos que surgiam em seu caminho, Francisco alegou ter ouvido uma voz saindo de seu crucifixo, que o convidava a reconstruir uma igreja que estava em ruínas. Ele então passou a destinar seu tempo e parte da fortuna de seu pai na reabilitação dos templos, fazendo assim com que o mesmo o deserdasse.

Com o passar do tempo, Francisco compreendeu que sua missão era bem maior do que construir igrejas físicas, e que era chegado o momento de pregar para os cristãos sobre o amor e acolhimento vindo de Deus.

Surgimento das Ordens

Você certamente conhece a Ordem dos Franciscanos, mas, conhece a origem deste nome e segmento? É claro que ele tem a ver com a história de São Francisco e seu voto de pobreza e entrega à Deus.

Com uma melhor compreensão de sua missão no mundo, Francisco esteve na presença do Papa Inocêncio III, em 1208, que aprovou o trabalho realizado pelo jovem e seus seguidores, batizados então como Franciscanos. Foi fundada aí a primeira Ordem.

Ao longo das pregações, Francisco e os seus seguidores foram criando as demais, todas oriundas da divisão da matriz, a “Ordem dos Franciscanos”. A primeira delas é a Ordem dos Frades Menores; a segunda Ordem de Santa Clara, voltada para as mulheres; e a terceira Ordem Franciscana Secular.

Pelo mundo

A partir desta aprovação oficial, Francisco passou a liderar peregrinações não só em Assis, mas em diversos países e lugares, levando a palavra de Deus e disseminando a ideologia de que os bens materiais nada valeriam diante da fé e da doação ao próximo.
Tudo isso de valor inestimável!

Santo dos pobres e da natureza

Santo dos pobres e da natureza

Após anos de doação aos olhos de Deus, Francisco adoeceu gravemente em 1225, em Assis. Veio a falecer no dia 3 de outubro de 1226, com menos de 45 anos.

Dois anos incompletos após sua morte, Francisco foi considerado Santo pela igreja católica, e então finalmente canonizado por Gregório IX.

Padroeiro dos animais

Conhecido por sua humildade e bondade, São Francisco também é lembrado como um grande protetor dos animais e também patrono dos ecologistas. Ele sempre defendeu a preservação da natureza, e os animais voluntariamente o rodeavam em suas peregrinações, certificando ainda mais o seu futuro título.

Igrejas e templos em seu nome

Celebrado no dia 4 de outubro, São Francisco de Assis possui seguidores ao redor do mundo. E, no Brasil, não poderia ser diferente. Além, é claro, da Basílica de São Francisco de Assis, construída na cidade de Úmbria, na Itália, o santo possui templos em seu nome em diferentes estados do Brasil.

Em Porto Seguro

Os franciscanos foram os primeiros missionários do Brasil, e realizaram as primeiras missas em Porto Seguro (BA), onde foi construída a Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória, em 1503, a primeira igreja do Brasil.

Em Salvador

Já em Salvador, a famosa Igreja de São Francisco foi construída no ano de 1587, e é conhecida por sua beleza incomparável, e seu interior detalhadamente decorado a ouro.

Em Ouro Preto

E em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, a igreja de São Francisco de Assis é também ponto turístico, justamente por conta de toda história de sua construção.

Com suas obras iniciadas em 1765, o espaço criado cuidadosamente pelo escultor e artista Aleijadinho, é patrimônio cultural e considerada uma obra-prima da arte colonial brasileira.

Oração de São Francisco

A oração de São Francisco de Assis é conhecida em todo o mundo, é proclamada e cantada de diferentes formas.
Suas preces constroem uma oração que pede pela iluminação divina, paz e ora pela transformação de todos os corações.

Oração completa

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Amém!

Santa curiosidade

Jorge Mario Bergoglio

Sabe de quem estamos falando? Se você pensou em Papa Francisco, acertou! O atual Papa da igreja católica decidiu pelo nome Francisco justamente por se espelhar e se inspirar na história de amor sem limites de São Francisco de Assis.

Conheça mais sobre a vida de Papa Francisco.

Santa Clara

Padroeira dos profissionais da comunicação e da televisão, iniciou sua vida religiosa ao encantar-se pelo gesto e dedicação de Francisca. Também vinda de uma família de posses, Clara encontrou em Francisco um aliado na peregrinação e na vida dedicada à prática do amor sem ver a quem.

Gostou de conhecer mais sobre São Francsico? Conheça os 12 Ensinamentos de São Francisco de Assis.

COMPARTILHE