Santos

São Gabriel Arcanjo: conheça o anunciador da boa nova

São Gabriel ArcanjoSão Gabriel Arcanjo

Dentre os sete espíritos citados no evangelho de São João como próximos ao trono de Deus, apenas três têm seus nomes revelados na Bíblia: São Gabriel Arcanjo, São Rafael e São Miguel.

Mencionado tanto no Velho quanto no Novo Testamento, São Gabriel Arcanjo é aquele que utiliza a trombeta para levar as notícias de Deus para os seres humanos na Terra. Seu objetivo é transmitir a luz divina, auxiliando os homens a desfazerem conflitos e se adaptarem às circunstâncias. Conheça mais sobre ele.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Os Arcanjos

Arcanjos, do grego archangélos, pertencem à mais alta hierarquia dos anjos e são os mensageiros responsáveis por executar as ordens de Deus. Próximos da humanidade, são enviados à Terra pelo Senhor em momentos críticos, quando grandes mudanças, sofrimentos e revelações estão prestes a acontecer.

Leia mais sobre os Arcanjos.

São Gabriel Arcanjo

Origem do nome

O nome Gabriel tem origem hebraica e é composto pela união dos elementos gébher (homem forte) e el (Deus), literalmente significando “homem forte de Deus” ou, ainda, “emissário de Deus”. Ele foi assim chamado devido à sua permanência próxima ao trono do Senhor, de onde é enviado para desempenhar suas missões no universo.

Conheça outros nomes bíblicos para crianças.

Conhecido como o Arcanjo da Redenção, a São Gabriel foi confiada a mais alta das missões: participar de todo o advento da Salvação, desde a anunciação da chegada de Jesus ao acompanhamento de sua vida terrena, Paixão e Ressurreição.

Anunciação

São Gabriel Arcanjo, conhecedor dos mistérios de Deus, é o anunciador da notícia mais importante para os homens na terra: a encarnação e o nascimento do Filho de Deus, enviado para nos salvar.

Coube a ele avisar a Virgem Maria de que seria a mãe do Salvador e prepará-la espiritualmente para a intervenção do Espírito Santo. A ela, Gabriel pede o consentimento para que se cumpra o grande mistério da salvação. O Anjo se apresenta com as seguintes palavras: “Eu sou o Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui mandado para te falar e anunciar esta grande nova”. (Lucas 1:19)

Com a hesitação de Nossa Senhora, que quer permanecer Virgem, o Arcanjo de Deus explica que a concepção será obra do Espírito Santo e informa que ela dará a luz a um menino “que há-de te chamar Jesus, isto é, Salvador”.

Leia também a história de São Rafael Arcanjo.

Ave Maria

Desta missão de São Gabriel surge uma das mais belas orações do Cristianismo: a “Ave Maria”, pronunciada pelo anjo em sua saudação. “Entrando, o anjo disse-lhe: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lucas 1: 28)

Entenda o significado da oração Ave Maria.

As palavras de São Gabriel Arcanjo são hoje utilizadas por todos aqueles que recorrem para pedir a proteção, a bênção ou a intervenção de Nossa Senhora.

Aparições de São Gabriel

Aparição a Daniel

São Gabriel aparece no Antigo Testamento explicando ao profeta Daniel as visões que este tinha envolvendo um bode e um carneiro. A Daniel ele também anuncia acontecimentos marcantes como a trajetória destinada à sua nação, a vinda de Jesus, a rejeição que o Filho de Deus sofreria pelo seu povo e a morte do Salvador no mundo terreno.

Aparição a Zacarias

São Gabriel Arcanjo volta a aparecer no Novo Testamento, revelando ao sacerdote Zacarias que sua esposa Isabel ficaria grávida e daria à luz a um filho: João Batista, o precursor de Jesus.

Devido à idade avançada do casal, Zacarias colocou em dúvida as palavras do anjo. Gabriel então revelou-lhe seu nome e infligiu ao sacerdote uma mudez que se prolongou até o nascimento de São João Batista.

Aparição a São José

São Gabriel Arcanjo é tido como o anjo responsável por anunciar a São José, através de sonhos, que a gravidez da Virgem Maria é obra do Espírito Santo. Assim, José acolhe Maria como sua esposa e assume a missão de ser o protetor da Sagrada Família e o pai adotivo de Jesus.

A São Gabriel Arcanjo também é creditada outras missões importantes no Novo Testamento, como:

  • Anunciar aos pastores de Belém sobre o nascimento de Jesus;
  • Avisar aos reis magos para que não voltassem a Jerusalém;
  • Ordenar a José que fugisse para o Egito para salvar Jesus da perseguição de Herodes e, após a morte do rei, que retornasse a Nazaré;
  • Consolar Jesus em sua agonia no horto das Oliveiras;
  • Anunciar a Ressurreição de Cristo às santas mulheres.

Dia de São Gabriel Arcanjo

Para o Rito Romano, a festa de São Gabriel Arcanjo costumava ser comemorada no dia 24 de março, véspera da Anunciação de Nossa Senhora.

Nos dias de hoje, a celebração a São Gabriel acontece no dia 29 de setembro, junto aos demais arcanjos Miguel e Rafael. A festa é o momento oportuno para agradecer aos anjos por sua proteção e intercessão.

Padroeiro

Como mensageiro da revelação, São Gabriel Arcanjo é tido como padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores de serviços postais, dos operadores de telefones, dos radialistas, dos internautas e das telecomunicações.

Confira a história de São Miguel Arcanjo.

Homenagens à São Gabriel Arcanjo

Pelo mundo, há diversos locais e instituições que prestam homenagem a São Gabriel Arcanjo. Do Chile à Tailândia, muitas escolas e universidades levam seu nome. No Canadá, são cinco cidades chamadas Saint Gabriel somente no estado de Quebec. Em Montreal está localizado o Museu Casa São Gabriel.

No Brasil, a Paróquia São Gabriel Arcanjo, no Distrito Federal, e a Matriz Paroquial São Gabriel Arcanjo, em São Paulo, são os principais templos dedicados ao emissário do Senhor.

Oração a São Gabriel Arcanjo

Nos momentos em que precisamos de compreensão e sabedoria para dar o rumo certo à nossa vida, é a São Gabriel Arcanjo a quem devemos recorrer.

São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós.
Amém.

COMPARTILHE