Santos

São Lucas: o santo evangelista, o padroeiro dos médicos e pintores!

sao lucassao lucas

Conhecido, principalmente, por sua grande colaboração nos escritos da Bíblia Sagrada, São Lucas é um grande nome na história da igreja católica.

Padroeiro dos médicos e dos pintores, tendo vivido no século I d.C, São Lucas é conhecido também como um dos seguidores de São Paulo, relatando diversas passagens vividas pelo santo turco, o qual foi fiel discípulo.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste santo tão presente na vivência do Evangelho, e que tanto contribuiu para que a palavra de Jesus Cristo fosse disseminada em todos os cantos do mundo.

História de São Lucas

Nascido na antiga Antioquia, território hoje denominado como Síria, São Lucas sempre sonhou em seguir os passos da medicina, e assim realizou seu sonho na hora de optar por seu direcionamento nos estudos.

São Lucas nunca teve contato direto com Jesus Cristo, mas muito do que aprendeu sobre a igreja e a vida cristã, foi do convívio e aprendizado com os apóstolos que viviam em Jerusalém, e depois mais especificamente com São Paulo, apóstolo qual Lucas seguiu fielmente e se propôs a trilhar passos semelhantes.

Tornou-se então um grande estimador e padroeiro dos médicos, e também dos pintores, já que realizava as duas funções de maneira exímia.

Por mais curioso que pareça, não existem registros relatando detalhes sobre a morte de São Lucas, nada que seja confirmado historicamente, que ele tenha sido martirizado ou algo do gênero. A hipótese que mais é levada em conta até hoje é que ele tenha morrido naturalmente, com 84 anos de idade.

Partes de seu corpo podem ser encontradas em Pádua, região da Itália, em um jazigo construído especialmente para esta ocasião.

 

São Lucas foi discípulo e também apóstolo?

Não é à toa que o livro dos Atos dos Apóstolos, presente na Bíblia Sagrada, tenha muitas informações sobre São Paulo. O médico relata algumas das passagens que pode presenciar da vida de Paulo, o que faz até mesmo muitos confundirem, achando que ele tenha sido um apóstolo também.

Na verdade, ele acompanhou boa parte das peregrinações de Paulo e teve contato com muitos cristãos que vivenciariam de perto o dia-a-dia de Jesus.

São Lucas foi inicialmente um grande curioso sobre o universo do Cristianismo, o que o levou a ser um seguidor dos ensinamentos de São Paulo e, posteriormente, um entre os importantes autores de livros da Bíblia. Seu papel na igreja foi sedimentado desta forma. Alguém que, de forma muito culta e clara, conseguiu trazer a história de Jesus de maneira clara appos o Antigo Testamento.

 

São Lucas na Bíblia Sagrada

Sendo um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, é possível encontrar o Evangelho de São Lucas na terceira posição dos livros, levando em conta a ordem em que se encontra posicionado na Bíblia Sagrado. Os livros que o precedem têm como autores os evangelistas Marcos e Mateus.

Um dos grandes diferenciais dos escritos de São Lucas é que são construídos de maneira mais culta se comparados aos demais livros. Lucas foi um jovem muito estudioso e interessado pelas artes, e também por diferentes idiomas. Tudo isso o tornou um homem instruído, que utilizou desses conhecimentos para explanar sobre os ensinamentos de Deus e seu filho. Isso tudo é nítido nas palavras que escolheu para compor seus escritos.

A história do próprio São Lucas não consta nos livros bíblicos, mas alguns santos como São Paulo, o citam em determinadas passagens, como: “Lucas, o amado médico”, na Epístola aos Colossenses.

Quais as causas de São Lucas?

Tendo a medicina como profissão principal, a pintura e outros prazeres de sua vida acabaram ficando em segundo plano quando o assunto é sua “causa”. Ele tornou-se então patrono e padroeiro dos médicos, em especial dos cirurgiões.

A oração de São Lucas, por exemplo, pede a intercessão do santo pela saúde das famílias e por sua guia durante as cirurgias e atendimentos.

Oração de São Lucas

Separamos duas diferentes orações, entre diferentes opções encontradas, para pedir a intercessão de São Lucas em nossas vidas e dia-a-dia.

A primeira toca mais no sentido geral da história de São Lucas, como alguém que intercede pela família, e que soube falar muito bem sobre a infância de Jesus, afinal, ele teria conversado com a Virgem Maria.

E segunda oração é mais específica aos profissionais da área da saúde, que pedem o auxílio do santo para realizarem suas funções sempre com êxito e com a devida responsabilidade com que se deve cuidar de uma vida.

Celebração de São Lucas

São Lucas é celebrado no dia 18 de outubro, por escolha da igreja, data que também é destinada à comemoração do Dia do Médico no Brasil.

Mas, essa junção não é comum apenas em terras brasileiras, outros diversos países como: Itália, Inglaterra, Argentina, Portugal e Canadá, também celebram o santo juntamente ao dia dos médicos.

Oração de São Lucas 1 

Ó São Lucas, glorioso Apóstolo e evangelista, eu te saúdo pelo Coração de Jesus;
e pela alegria e doçura que o teu coração sentiu ao ensinar, do Divino Mestre, o Pai Nosso aos Apóstolos.

Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade a favor da vida.

Ó meu bom São Lucas, médico, que com as tuas santas mãos, invocando o nome de Deus, que curaste tantos enfermos de tão graves doenças, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus.

E para maior glória, por toda a eternidade. Amém!

Oração de São Lucas 2

Ó Mestre, Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar.

Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência.

Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.

Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança. Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito.

Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornar-me um instrumento de tua misericórdia.

Amém!

COMPARTILHE