Santos

São Mateus: o apóstolo e evangelista que se tornou santo

São Mateus

Com uma história de mudança de vida radical, São Mateus tornou-se um seguidor de Jesus Cristo e todos os seus princípios. Sua história é marcada por uma virada de 360º, onde passou de um rico cobrador, tornando-se então um evangelista que marcou a história da religião católica para todo sempre.

Quem foi São Mateus

Mateus foi um dos principais propagadores da palavra de Jesus, na época do mesmo. Foi escolhido a dedo por Cristo para ser um dos 12 apóstolos, com o objetivo de levar os ensinamentos e a bondade de Deus por terra. Mateus foi um grande homem, com uma história comovente.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

História de São Mateus

São Mateus foi inicialmente um dos 12 apóstolos e evangelista, de nome original Levi. Tinha como ofício principal a cobrança de impostos, na cidade de Cafarnaum, no Estado da Palestina. Isso enquanto era um homem comum, que vivia sua vida assim como todos os outros, até começar a seguir os passos de Jesus.

Muito desprezados pelos judeus, os que trabalhavam nesse ramo eram tidos como grandes traidores no meio da sociedade. Mas, Mateus abdicou de tudo quando ouviu “Segue-me!”, direto da boca de Jesus. Ele então o fez, e tornou-se um propagador da palavra.

O primeiro

A história conta que Mateus foi o primeiro apóstolo a colocar no papel detalhes sobre a história de Jesus, a quem seguiu fielmente. Este livro recebeu o nome de Evangelho.

Na história

Entre suas viagens de peregrinação, para compartilhar a palavra de Jesus e seus ensinamentos, Mateus viajou por diferentes lugares do mundo, convertendo milhares de fiéis.

Em um deles, por decidir não interceder por um casamento duvidoso, foi condenado à morte, enquanto celebrava uma Missa.

São Mateus

Mateus nos ensinou uma virtude. Ao ouvir de Jesus segue-me“, deixou para trás a vida de pecado, de avareza e foi viver juntos de Cristo, espalhando a palavra do Senhor.

A lição aprendida por Mateus é muito atual. Serve-nos  de lição também, e é até hoje  inspiração. No dia a dia, quando a avareza ou outro pecado tomar conta do seu coração, lembre-se de Jesus pedindo para segui-lo a trilhar o caminho da fé, do amor e da Palavra.

Padroeiro

Com sua história de trabalho como cobrador, no início da juventude e vida adulta, São Mateus ganhou o título de padroeiro dos alfandegários, também dos contadores, banqueiros e cambistas. Profissões que envolvem a função de contas e cobranças estão sob a proteção do santo que caminhou ao lado de Jesus no caminho da pregação.

São Mateus na Bíblia

São Mateus é citado na bíblia em “Mateus“, confira:

Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus.

Enquanto Jesus estava à mesa, na casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.

(Mt 9, 9-13)

Ensinamentos do seu Evangelho

Na palavra dos textos escritos por São Mateus, encontramos lições sobre o uso do dinheiro e de como devemos lidar com os ganhos que o suor do trabalho nos oferta.

O indicado, de acordo com as palavras encontradas em “Mateus“, é vivermos a vida em plenitude, sem focar apenas nos ganhos materiais e no que o dinheiro ou fortunas podem proporcionar, pois quando partimos nada levaremos.

Assim como, também diz “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro”, onde ele quer dizer que o caminho e os princípios de Deus nada condizem com a ganância e tudo o mais que o dinheiro fácil pode proporcionar.

Dia de São Mateus

O grande evangelista São Mateus é celebrado no dia 21 de setembro, data determinada pela Igreja Católica.

Oração de São Mateus

“São Mateus que deixastes a riqueza para seguir com entusiasmo o chamado do Mestre, fazendo da pobreza um hino de louvor a Jesus, intercedei por mim, que me encontro em aflição. Vós que ouvistes do Mestre as palavras: “Não ajunteis para vós os tesouros da terra, a onde a traça e o caruncho os destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam, mas ajuntai para vós os tesouros dos céus!” Ensinai-me ó São Mateus o verdadeiro valor das coisas terrenas e não permiti que a ganância e a soberba dirijam meus atos. Protegei o que é meu e de minha família da ganância e do alcance alheio, para que as minhas posses não lhes causem cobiça nem ensejem atos ilícitos desvairados. Ensinai-me por fim, a ajuntar tesouros no céu e a servir a Deus e não ao dinheiro. Escute minha oração!
Amém!”.

Opção de oração do dia

Ó Deus, que na vossa inesgotável misericórdia escolhestes o publicano Mateus para torná-lo Apóstolo, dai-nos, por sua oração e exemplo, a graça de vos seguir e permanecer sempre convosco. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

COMPARTILHE