Santos

São Miguel Arcanjo: conheça a história do guardião celeste

São Miguel ArcanjoSão Miguel Arcanjo

Representando a mais alta hierarquia dos anjos citados na Bíblia, ao lado São Gabriel e São Rafael, São Miguel Arcanjo faz parte do grupo dos ‘Sete Espíritos’ citado no livro do Apocalipse.

Estes três anjos citados acima atendem diretamente ao trono de Deus, atuando como mensageiros dos desígnios d’ Ele na Terra, e trabalhando em função da proteção dos vivos e dos mortos.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

São Miguel Arcanjo

O nome Miguel tem origem na língua hebraica, e é na verdade uma pergunta: “Quem como Deus?” ou “Similar a Deus”, que ao mesmo tempo se responde automaticamente, uma vez que ninguém é como ou se iguala a Deus.

Considerado o guardião celeste, chefe do exército celestial, e defensor do trono celestial, São Miguel Arcanjo é também conhecido como protetor do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica.

Anjo da Cura

A imagem de São Miguel é reconhecida por combater as forças do mal, e por atrair a energia de cura para os que buscam por sua intercessão. Rezar para este anjo, concede ainda mais força para nossa fé e perseverança.

Presente em diferentes religiões, ele une o mundo em oração por um mesmo fim: a proteção contra o mal. E tanto fez que, suas histórias de vitória contra o mal o tornaram o Arcanjo protetor e líder do Exército de Deus.

Mensageiro de Deus

De acordo com as escrituras sagradas do catolicismo, São Miguel é responsável por trazer as mensagens de Deus aos fiéis e pela proteção dos mesmos. Suas diversas aparições afirmam ainda mais estas colocações.

Significados

Muitos momentos combates são creditados a São Miguel Arcanjo. Entraves e batalhas que o inseriram no contexto bíblico, e que também são o motivo dele ser retratado, muitas vezes, vestindo armadura e com uma espada nas mãos. Um anjo pronto para o combate em nome de Deus.

Funções do Anjo

Além da sua tarefa primordial e o comando do exército divino, São Miguel Arcanjo elenca outros afazeres em sua lista de responsabilidades.
Entre eles estão:

  1. Combater Satanás e todos os poderes que possam surgir por conta do mal.
  2. Resgatar almas que estejam perdidas, dominadas por forças malignas, em especial na hora de sua morte. Uma vez que o anjo é invocado para proteger da pessoa falecida.
  3. Defender a todo custo o povo de Deus, e todos os seus fiéis seguidores

Novena de São Miguel Arcanjo

Novena de São Miguel

O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios. Diferentes novenas e ciclos de orações são dirigidos ao anjo pedindo a ele que interceda pela proteção divina e auxilie no caminho ao encontro de Deus.

Quer aprender novenas? Leia nosso artigo sobre novena, o que é e como rezar..

Celebrado

Na religião católica o dia de São Miguel Arcanjo é comemorado em 29 de setembro, junto aos demais anjos Rafael e Gabriel. Algumas localidades da Europa o festejam no dia 8 de maio, quando é comemorada sua aparição no Monte Gargano, no Sul da Itália, onde se encontra um dos mais importantes locais de culto em seu nome, o Santuário de São Miguel Arcanjo.

Padroeiro

Além de trabalhar na defesa do povo de Deus, de acordo com as escrituras, São Miguel Arcanjo também é considerado padroeiro dos paraquedistas e dos profissionais que atuam em funções que envolvem grandes alturas e riscos.

São Miguel Arcanjo estará ali para proteger. Mas, mesmo com tanta proteção celestial, prudência segue sendo indispensável, ok?

Templos em Seu nome

No interior paulista, a cidade de São Miguel Arcanjo é sede uma igreja chamada de Basílica Menor de São Miguel Arcanjo, uma vez que o próprio Vaticano concedeu este título, abençoando ainda mais o templo e considerando-o uma extensão de si, uma importante sede da religião católica.

Já na Europa, a cidade de Monte Sant’Angelo abriga o famoso Santuário de São Miguel Arcanjo, aos pés do Monte Gargano, e que atrai fiéis do mundo todo para conhecer mais sobre a história e aparições do anjo tão simbólico para o catolicismo.

Consagração a São Miguel Arcanjo

Diferentes orações são encontradas para rezarmos em nome de São Miguel Arcanjo. Abaixo, segue uma oração de consagração, onde entregamos nossos medos e intenções ao anjo, para que em sua função celestial, nos proteja e nos livre de todo mal.

Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste,
São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades,
contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares.
Vem em auxilio dos homens que Deus criou à Sua Imagem e Semelhança e que remiu por alto preço da tirania do demônio.
A Igreja Te venera como Guarda e Patrono. A ti Deus confiou as almas remidas destinadas a ter assento na suprema Felicidade.
Roga ao Deus da Paz que esmague o demônio debaixo dos nossos pés,
para que não possa mais escravizar os homens e causar males à Igreja. Apresenta as nossas preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora,
nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás,
e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações.
Amém!.

COMPARTILHE