Santos

São Pedro: O Apóstolo de Jesus

São Pedro

O apóstolo São Pedro, conhecido também como Simão, Simeão e Cefas, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Deus, e a título de curiosidade: entre os doze, foi um dos primeiros a serem escolhidos.

Conheça a história do apóstolo Pedro na íntegra e veja como ele serviu ao Senhor com constância e firmeza enquanto ia sendo moldado segundo o caráter de Deus. Fique a vontade para acompanhar os versículos citados com sua Bíblia a mão.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Quem foi São Pedro

Lembra-se do discípulo que negou a Jesus por três vezes? Lembra-se também que foi o mesmo discípulo que se levantou perante o Sinédrio para testemunhar sobre Jesus?

Em primeiro lugar, Pedro cumpriu sua missão como apóstolo quando chamado por Cristo para seguir seus passos e testemunhar a transformação que a Palavra de Deus proporciona.

Pedro era natural de Betsaida, um povoado de pescadores próximo a Cafarnaum. Em São Marcos 1:21, fala que Pedro também possuía casa em Cafarnaum.

A Família do Apóstolo Pedro e algumas de suas aparições na Bíblia

Pedro era irmão do apóstolo André, ambos tinham a pesca como ofício. Filho de Jonas, também pescador. O apóstolo Pedro era casado, e um dos milagres vivenciados por ele foi a cura de sua sogra, relatada em São Marcos 1:30.

Pedro falava o aramaico com grande sotaque da região da Galiléia (São Mateus 26:73; São Marcos 14:70); porém como tinha muito contato com os gentios, também falava um pouco de grego

Pedro conheceu a Jesus através de seu irmão André (João 1:41). O encontro aconteceu antes do Senhor começar seu ministério na Galiléia. Pedro e André continuaram com a pescaria durante certo tempo, até que foram chamados por Cristo enquanto estavam pescavam no mar da Galiléia, como é citado São Marcos 1:16s.

Devido a sua personalidade forte e impulsiva, era um líder nato entre os discípulos, conduzindo diversas situações. Foi ele, o discípulo que pediu para Jesus para encontrá-lo andando sobre as águas em meio a uma tempestade durante uma pesca. Quando viram Jesus sobre as águas e acharam que era uma assombração, como prova da verdade pediu ao próprio Senhor, que o conduzisse até Ele, andando sobre as águas (São Mateus 14:28-31)

A importância de São Pedro como Apóstolo

O apóstolo Pedro atuou de forma muito ativa e importante ao longo de seu ministério com Jesus. Foi um dos primeiros apóstolos a ser chamado, estava entre os três mais próximos de Jesus, e em muitas ocasiões agiu como líder dos Doze.

Sua relevância

São Pedro também tentou repreender Jesus, quando Ele profetizou sua própria morte iminente no Calvário, em São Mateus 16:22.

Uma certa vez, Jesus questionou seus discípulos sobre quem eles achavam que Ele era, se os discípulos o conheciam. Pedro foi o primeiro a declarar que Ele era o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus atribuiu a resposta de  São Pedro como uma revelação de Deus que foi dada a ele.

Foi na mesma ocasião que Jesus disse a célebre frase: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, referenciada em São Mateus 16:18.

Nos últimos momentos do Senhor Jesus antes da crucificação, Pedro aparece de forma intensa nas passagens bíblicas. Junto a João, Pedro recebeu a missão de organizar a última ceia em Jerusalém, como mostra em São Lucas 12:8.

Foi Pedro quem se recusou permissão para que Cristo lhe lavasse os pés, porém foi advertido sobre a necessidade daquele ato do Senhor. (São João 13).

Pedro também caiu em pecado, foi ele o discípulo, que conforme Jesus havia dito, o negou três vezes antes que o galo cantasse. Duas vezes na ocasião que envolve a prisão e crucificação do Senhor. Mas diante do olhar de Cristo, que Pedro se arrependeu profundamente (São Mateus e São João 18:27).

Para finalizar as principais pincelados sobre Pedro como Apóstolo, ele ainda foi um dos poucos que viu Jesus Cristo ressurreto, como pode ser conferido em São Lucas 24:33,34; e na primeira carta aos Coríntios 15:5.

O primeiro Bispo de Roma

A Comunidade de Santa Sé, popularmente Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e Paulo. Além disso, também é considerada a única comunidade cristã fundada por mais de um apóstolo.

É por esse motivo que desde a antiguidade, Roma teve o primado sobre todas as outras dioceses. Se for analisado por este ponto de vista, o apostolado de Pedro continua sendo praticado até os dias de hoje pelo Bispado de Roma, segundo o catolicismo romano.

A sucessão papal do apóstolo Pedro

A sucessão papal (de São Pedro) foi instituída com São Lino, primeiro papa após Pedro, 67 anos d.C.

Segundo essa visão, o próprio apóstolo Pedro confirmou que exerceu o seu ministério em Roma ao consumar sua primeira epístola: “A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.” Neste trecho das Sagradas Escrituras, trata-se da Igreja de Roma.Considerado até os os dias de hoje, como o pontificado mais longo de toda a história, exercendo o papado por 37 anos.

São Pedro foi preso várias vezes por pregar o Evangelho. Inclusive há uma passagem que conta sobre sua prisão em Jerusalém, onde um anjo o tirou da prisão.
Após evangelizar em vários lugares, Pedro foi para Roma. Lá, liderou a Igreja que sempre crescia, apesar das perseguições.
Quando os romanos o encontraram, foi preso pela última vez e condenado à morte de cruz por ser o grande líder da Igreja do Messias. São Pedro ainda fez seu último pedido: ser crucificado de cabeça para baixo, por não se achar digno de morrer como seu Mestre. Foi morto na região do Vaticano, onde seus restos mortais se encontram no altar da Igreja de São Pedro em Roma.

A causa de São Pedro

O santo é apontado como solucionador de causas difíceis e padroeiro dos pescadores. Segundo a Bíblia, o santo apóstolo era pescador e foi escolhido por Jesus para ser “pescador de homens”, ou seja, ser um missionário que espalha a Palavra de Deus e do catolicismo.

Oração de São Pedro

“Glorioso São Pedro, creio que vós sois o fundamento da Igreja, o pastor universal de todos os fiéis, o depositário das chaves do Céu, o verdadeiro vigário de Jesus Cristo; eu me glorio de ser vossa ovelha, vosso súdito e filho. Uma graça vos peço com toda a minha alma; guardai-me sempre unido a vós e fazei que antes me seja arrancado do peito meu coração do que o amor e a plena submissão que vos devo nos vossos sucessores, os Pontífices romanos.
Viva e morra como filho vosso e filho da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Assim seja.
Ó glorioso São Pedro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém. “

Dia se comemora São Pedro

O Dia de São Pedro e São Paulo são celebrados em 29 de junho, estas são datas ecumênicas da Igreja Católica, em honra ao martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as populares “festas juninas”.

Por curiosidade no calendário católico, o Dia do Papa também é comemorado anualmente em 29 de junho, mesma data que homenageia Pedro, por ser considerado o primeiro Papa da história

Faz chover, São Pedro

 
 

Apesar de ser considerado o senhor do tempo e das chuvas, São Pedro é padroeiro das causas difíceis e figura ímpar e exemplo fiel de um verdadeiro pregador de Cristo.

Igreja dedicada a São Pedro

São Pedro como um dos principais ministros de Cristo, ganhou inúmeras igrejas dedicadas ao seu nome mundo afora.

Porém podemos citar como principal e de maior destaque, a Basílica de São Pedro no Vaticano, onde até hoje estão guardados seus restos mortais.

A Basílica é reconhecida como a maior e mais importante templo do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo.

Possui uma área de 23.000 m², possuindo capacidade de abrigar mais de 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano).

A cúpula da Basílica de São Pedro possui uma característica dominante do horizonte de Roma. Decorado com cerca de 340 estátuas, entre eles santos, mártires e anjos.

A Basílica fica situada na Praça de São Pedro, no Vaticano e possui contribuições históricas como a de alguns dos maiores artistas da humanidade, como Michelangelo, Rafael e Bernini.

COMPARTILHE