Santos

São Sebastião: um exemplo de fé e temência a Deus!

sao sebastiaosao sebastiao

São Sebastião é o santo da igreja católica conhecido como o grande defensor da própria instituição e um ser humano que sempre prezou pela generosidade para com o próximo, sem medir esforços, mesmo que isso lhe custasse caro no seu dia-a-dia.

Protetor também da humanidade contra a fome e doenças contagiosas, ele foi inicialmente um grande soldado que, mesmo diante de todo martírio o qual foi submetido pelo Império Romano, nunca arredou o pé de suas missões ou renegou sua fé.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Em um momento onde o cristianismo era praticamente combatido na Europa, São Sebastião tornou-se um exemplo de fiel e propagador do Evangelho de Jesus Cristo.

Breve História de São Sebastião

Nascido em terras francesas, mais especificamente na cidade de Narbonne, na França, a família de Sebastião mudou-se para a Itália quando ele era ainda criança, fazendo com que sua vida escolar e seu crescimento como ser humano fosse todo vivenciado Milão.

De pai militar, São Sebastião decidiu por seguir a mesma carreira, e empenhou-se para conquistar altos cargos no exército romano. O que o Império na verdade não sabia, é que mesmo ganhando cada vez mais admiração por sua atuação, Sebastião se negava a participar de específicas torturas e martírios cometidos pelos militares, especialmente com quem se declarava cristão.

E essa negação dava-se justamente pelo fato de São Sebastião também ser um deles, um homem fiel e temente a Deus, com fé na palavra de Jesus Cristo. Na verdade, sempre que possível, Sebastião burlava a segurança e encontrava maneiras de colaborar com os presos cristãos, ou até mesmo os que estivessem doentes e em situações calamitosas.

Conheça a história de outros santos.

A Fé de São Sebastião

São Sebastião havia sido batizado ainda muito pequeno, e sua fé foi sempre sendo fortalecida com o decorrer dos anos, permanecendo em seu coração até mesmo enquanto exercia funções no Império que, na teoria, o impediriam de demonstrar sua adoração a Deus.

Enquanto a igreja e seus fiéis eram perseguidos ferozmente, Sebastião fazia questão de colaborar para o bem-estar de todos, mesmo que na surdina ou que lhe custasse a própria paz.

O desejo de ser um mártir

O que pode parecer uma grande loucura, na cabeça de São Sebastião era uma certeza: o desejo de ser um mártir em nome de sua fé. Os títulos de defensor da igreja e apóstolo dos confessores, não lhe foram concedidos à toa, ele atendia aos presos e os aconselhava durante seu período de tortura e prisão.

Tudo isso era feito em sigilo, e São Sebastião sempre acreditou que fazendo isso, estaria colaborando para com os princípios divinos.

O império só tomou conhecimento do auxílio concedido por São Sebastião quando souberam, por uma denúncia, que mesmo ocupando um alto cargo no exército, ele estaria “traindo” a confiança do imperador e das crenças mantidas por eles.

sao sebastiao o desejo de ser um mratir

Mas, São Sebastião, mesmo diante da possibilidade da morte e da tortura, não renegou seu próprio Deus, e assim foi preso em um troco, onde foi torturado até acharem que estava morto. Uma mulher havia o encontrado após o momento de tortura incessante, o ajudou em sua recuperação, e o apresentou novamente ao Imperador.

A questão é que São Sebastião, novamente, certo de sua fé em Deus, não renegou Jesus Cristo e continuou a propagar o Evangelho. E aí então, foi martirizado até a hora de sua morte.

Conheça os santos brasileiros mais famosos.

Basílica de São Sebastião

De acordo com a história, São Sebastião teria sido enterrado nas redondezas da Via Ápia, em Roma, na Itália. E, neste mesmo local, fora construída então a Basílica de São Sebastião, que recebe fiéis de todos os cantos do mundo.

As relíquias de São Pedro e São Paulo também foram transportadas para esta construção, que foi levantada no século IV.
Sendo o espaço, um dos templos mais famosos que levam seu nome como uma homenagem.

Igreja de São Sebastião no Brasil

Celebrado no dia 20 de janeiro, São Sebastião é um santo bastante conhecido e popular em terras brasileiras. Ele tem até mesmo uma cidade batizada com seu nome, situada no litoral sul de São Paulo.

Além de muitas outras igrejas que levam o nome do santo por todo o país, e pelo mundo, o município de São Sebastião abriga a paróquia de mesmo nome, e que encanta por sua construção antiga e parte interior muito bem cuidada. Vale a visita!

Padroeiro

A história conta que São Sebastião é tido como padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, justamente por ter aparecido com uma espada em punho, durante o momento de evasão dos franceses, lutando então ao lado dos portugueses e índios.

Esta luta teria ocorrido exatamente na data em que o santo é celebrado, dia 20 de janeiro, e por isso ele ganha o título de padroeiro dos cariocas.

Conheça as mais famosas festas religiosas no Brasil.

Oração de São Sebastião

Confira as palavras de prece da oração de São Sebastião, e as utilize em momentos tidos como situações de injustiça e que só alguém tão próximo de Deus, e justo como Sebastião, pode interceder.

São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu.
Amém!

COMPARTILHE