Santos

São Simão: um dos 12 primeiros apóstolos escolhidos por Jesus

São Simão

São Simão foi um dos 12 primeiros apóstolos escolhidos por Jesus, segundo o Evangelho de São Lucas. Estudos da Bíblia demonstram que tanto “Zelotes” quanto “Cananeu” foram acrescidos ao seu nome para diferenciá-lo de Pedro, também chamado de Simão.

A história de vida de Simão e sua ligação com Jesus são pouco detalhadas na Bíblia, comparado aos demais apóstolos. O certo é que a força desse seguidor do Filho de Deus estava na sua inspirada lealdade.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Saiba a história de São Simão, o Zelote, e a sua ligação com Jesus Cristo. Conheça também a oração desse apóstolo e qual é a sua importância para os fiéis católicos de todo o mundo.

Quem foi São Simão?

A Bíblia Sagrada não revela como era a vida de São Simão, mas é possível buscar algumas pistas e montar um quebra-cabeças. Uma delas é o termo “zelote“, usado para se referir ao apóstolo de Jesus.

Zelote era um grupo de extremistas opositor aos romanos. O nome sugeria o zelo que os seus integrantes tinham com as leis de Moisés e o passado judaico.

Os zelotes surgiram quando Roma invadiu o território judeu. Os romanos obrigaram o povo a pagar impostos e levaram um pouco de sua cultura para o local.

Parte dos judeus não concordava com a decisão dos romanos e desejava a volta dos tempos em que Israel era independente e próspera. Como consequência, algumas revoltas surgiam entre os judeus e os zelotes foram contra Roma.

Os zelotes eram radicais e violentos. Eles imaginavam que quando o Messias viesse, livraria o povo judeu do domínio dos romanos.
Tudo indica que, antes de conhecer Jesus, Simão fosse um simpatizante pela causa dos zelotes. Isso demonstraria o seu interesse em ver a libertação de seu povo. Com o tempo, ao conviver com o Filho de Deus, teria percebido que a libertação não aconteceria pela espada, mas sim pela fé.

Simão também era chamado de cananeu, de acordo com o Livro de Mateus. Sob o ponto de vista histórico, o grupo de judeus que se intitulava Canaim, Cananeus, era um fervoroso defensor da expulsão dos romanos da Terra Santa.

Importância como apóstolo

Simão foi um revolucionário radical, mas após começar a conviver com Jesus se tornou um pregador da “paz na Terra e da boa vontade entre os homens“. Esse apóstolo era um grande argumentador.

De acordo com o cronista cristão Hegésipo,  São Simão teria sofrido seu martírio durante o império de Trajano. Ele teria 120 anos.

As versões sobre seu martírio são duvidosas. Simão teria falecido na cruz ou teria sido queimado em uma fogueira, na Armênia. Porém, a tradição católica diz que o apóstolo teria sido serrado vivo.

Simão é representado na Igreja Católica por uma imagem com um livro aberto na mão direita. Na esquerda, há um longo serrote, ferramenta utilizada para o seu martírio.

Oração de Simão, o Zelote

Simão, apóstolo de Jesus, entra em meu coração, ilumina minha vida com a luz da tua fé. Ensina-me, como vós, a amar Jesus e a seguir suas leis de amor, caridade e verdade. Coloca em meu coração a paz e a paciência, e equilibra meu espírito. Ó São Simão apóstolo, fazei com que eu tome sempre as decisões certas, livrai-me das dúvidas e das incertezas, faça com que eu possa compreender e servir o meu próximo. São Simão, eu (diga seu nome completo) vos peço (faça seu pedido). Esclarece minha alma se esse é o melhor para mim. E se não for, dê-me a compreensão necessária para aceitar os desígnios de Deus.
Amém.

Dia de São Simão

A Igreja Católica festeja o dia de São Simão em 28 de outubro. A data é tradicional no Brasil e algumas cidades promovem festas para homenagear o apóstolo.

Cidade de São Simão

O apóstolo é nome de uma cidade no interior de São Paulo, mais especificamente na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. São Simão, no Censo demográfico do IBGE feito em em 2010, tinha 14.346 habitantes distribuídos em 617 quilômetros quadrados.

São Simão integra desde 2008 a rota turística Caminho da Fé, inspirada no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A versão brasileira foi criada para fornecer estrutura e ponto de apoio aos peregrinos que rumam ao Santuário Nacional de Aparecida.

Na cidade está instalada o Complexo Igreja Matriz São Simão Apóstolo. O prédio, inaugurado em 1892, é feito quase todo de pedra e está situado sobre uma pedreira.

Perto da Igreja de São Simão fica o portal do Caminho da Fé. O monumento foi construído para homenagear a rota turística, que passa pela cidade em direção a Tambaú (município onde nasceu padre Donizeti) e a Aparecida.

Na mesma região também fica a Gruta da Imaculada Conceição, localizada em área externa no mesmo quadrilátero da igreja. Ela foi construída na década de 60 para marcar a passagem dos missionários e fica aberta constantemente ao público.

COMPARTILHE