Santos

São Tiago Maior: apóstolo de Jesus Cristo

São Tiago Maior

São Tiago Maior foi um dos 12 apóstolos e recebeu o “maior” para diferenciá-lo de e Tiago Menor; de Tiago, o Justo; e Tiago, o irmão de Jesus.

Este grande nome, que também é conhecido como Santiago de Boanerges, nascido 12 anos antes de Cristo em Betsaida (uma povoação pesqueira que fica localizada na Galileia), era filho de Zebedeu e de Salomé; e seu parceiro de pesca, também irmão, era o apóstolo João.

Quem é o seu Anjo da Guarda? Descubra gratuitamente

Os anjos da guarda são seres divinos designados a nos guardar e proteger de todos os males que a vida terrena pode nos oferecer.


Acreditamos que eles foram criados para serem um intermédio entre os humanos e o divino.

SABER O MEU »

Quem foi São Tiago Maior

Seu nome é Tiago Zebedeu, e o significado de Zebedeu é “doador” ou também “doado”, e isso foi o que ele fez, doou sua vida para servir a Jesus, tanto quando estava vivo e tanto quando foi martirizado.

São Tiago, seu irmão João e Pedro foram os primeiros a serem chamados por Jesus, os três se tornaram grandes seguidores e faziam parte dos que tinham mais intimidade com o Senhor. Tanto que, nas missões mais importantes de Jesus, como a Santa Ceia e a Transfiguração por exemplo, os três estavam sempre presentes.

Filho do trovão

No seguinte versículo: “E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão”, que fica no evangelho de Marcos 3:17, é o momento em que São Tiago e seu irmão foram apelidados de “Filhos do trovão” por Jesus.

Os dois acabaram por receber esse nome porque quando Jesus e seus discípulos que o seguiam se arrumavam para fazer a travessia de Samaria (nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio), os locais de lá se recusaram a receber os fiéis. Então, São Tiago e João perguntaram a Jesus se poderiam ordenar que fogo caísse do céu sobre os desobedientes, mas Jesus os repreendeu e explicou que “O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar as almas” (Lucas 9:54)

A importância de São Tiago Maior como Apóstolo

Na bíblia, é possível perceber que Jesus escolhia os apóstolos para presenciarem os acontecimentos e milagres na vida do Senhor e também ao seu redor. Como Apóstolo próximo de Jesus, a importância de São Tiago Maior foi de espalhar o quão grandioso o Redentor é, e o quanto a fé é generosa e benevolente.

A trajetória de São Tiago Maior

Na sua jornada, diz-se que depois da ressurreição de Cristo, São Tiago Maior seguiu para a Espanha, e foi de norte a sul fazendo sua evangelização, por isso também é considerado padroeiro de lá. Mas quando voltou para Jerusalém, onde também converteu muitas pessoas e até mesmo mágicos, lhe foi armado uma emboscada.

A emboscada virou uma revolta e criou um tumulto, e sendo assim, Tiago foi culpado por isso.

No final recebeu sentença de morte, pelo terrível rei Herodes Antipas que perseguia cristãos, e no ano 42 foi decapitado e o primeiro dos Apóstolos a derrubar sangue pela fé.

Foi esse ato de São Tiago Maior que inspirou o coração de mais pessoas a se converterem.

A ligação de São Tiago Maior com Jesus

São Tiago Maior foi um homem humilde, com espantosa fé, mas tinha a coragem e também o perdão. Ter vivido nas sombras do irmão conhecido como o “adorado discípulo”, provou que tinha as características que Jesus procurava para sua própria missão.

Ao aceitar sua missão, teve um papel fundamental na formação dos primeiros grupo e comunidades cristãs.

São Tiago Maior e sua causa

É muito comum os peregrinos buscarem sua proteção para fazerem suas jornadas de devoção, pois São Tiago Maior foi o primeiro apóstolo que morreu pela fé depois de sua peregrinação espalhando as Boas Novas.

De fato, um ato de bravura e redenção pelo Senhor. Sua causa foi e ainda é, de proteger os peregrinos, os inspirar e guiar.

Oração de São Tiago Maior

“Apóstolo São Tiago, escolhido entre os primeiros, tu foste o primeiro a beber no cálice do Senhor, e és o grande protetor dos peregrinos; faz-nos fortes na fé e alegre na esperança, em nosso caminhar de peregrino seguindo o caminho da vida de Cristo e alenta-nos para que finalmente, alcancemos a glória de Deus Pai. Que assim seja. Amém.”

Dia de São Tiago Maior

O dia de São Tiago Maior é comemorado em 25 de julho pelas Igrejas Católicas e Luteranas.
A Igreja Ortodoxa comemora no dia 30 de abril, a Igreja Ortodoxa Etíope em 28 de dezembro e a Igreja Ortodoxa Copta no dia 12 de abril.

Padroeiro

Como citado mais acima São Tiago Maior passou pela Espanha após no dia de Pentecostes ter recebido o Espírito Santo e ir espalhar o Evangelho, mas também por Nicarágua, Guatemala e Chile.

Assim se tornou o padroeiro desses lugares, do mesmo modo que se tornou padroeiro dos peregrinos e cavaleiros.

Santiago de Compostela

Santiago de Compostela

Quando a Palestina caiu no poder dos muçulmanos em VIII, alguns espanhóis levaram o ataúde de São Tiago Maior à cidade espanhola, Iria. E segundo a tradição na cidade, São Tiago teria aparecido miraculosamente na luta contra a invasão dos bárbaros muçulmanos (no século IX) e os ajudado a vencer.

Com isso, o rei Afonso II mandou construir uma Igreja dedicada a São Tiago, o Maior na cidade de Iria (que depois foi nomeada Santiago de Compostela, também em sua homenagem).

Na Capital de Galiza, Espanha

É na cidade de Santiago de Compostela que fica situada a Catedral de São Tiago Maior.

Primordialmente era apenas uma capela, mas em 1075, a catedral atual começou a ser construída. Demorou anos para ser finalizada, sendo concluída apenas em abril de 1128, 53 anos depois de seu início.

Fica localizada no endereço: Santiago de Compostela – Espanha, A Coruña, Praza do Obradoiro, sem número.

COMPARTILHE